.


22 de julho de 2009

> Influenza (H1N1)

webEspirômetro
Serve para diagnosticar, avaliar e acompanhar a evolução da asma:
fonte: Web MD


Este tipo de equipamento é utilizado na realização das chamadas “espirometrias” que são as provas funcionais respiratórias mais utilizadas atualmente.
Para diagnosticar a asma e avaliar a gravidade da doença, o seu médico pode recorrer a diferentes tipos de testes de função pulmonar ou provas funcionais respiratórias. Destes testes, o mais utilizado é o espirómetro.

O que é?

O espirómetro é um aparelho utilizado para avaliar se os seus pulmões funcionam bem, determinando a quantidade de ar que conseguem suportar e quão rapidamente o conseguem expirar. Este tipo de equipamento é utilizado na realização das chamadas “espirometrias” que são as provas funcionais respiratórias mais utilizadas atualmente.

Para que serve?
• Para além de permitir diagnosticar a asma, este teste permite detectar outras doenças pulmonares (tanto obstrutivas como restritivas). Dado que a asma é uma doença pulmonar obstrutiva, é possível detectá-la já que, nas pessoas com a asma há uma dificuldade na passagem do ar durante expiração.
• Avalia a gravidade das doenças pulmonares, incluindo a asma.
• Verifica se os tratamentos para as patologias pulmonares estão a ter o efeito desejado.
• Permite fazer o acompanhamento da evolução da doença ao longo do tempo.

Mais uma vez o povo se encontra às voltas com mais uma pandemia, ou epidemia como queira. O nome no momento é o menos importante. O que sabemos até o momento é que o virús H1N1, ou (influenza A), continua provocando vítimas. O estoque de máscaras não está vencendo tamanha a procura pelo produto. É comum encontrarmos pessoas usando até lenço para se proteger. A gripe está fazendo vítimas, na (RMC) Região Metropolitana de Campinas já são 7 mortes, 5 em Campinas e 2 na região.

E o governo como sempre pedindo para o povo não se preocupar. Isso me faz lembrar da crise econônima, o governo quando foi perguntando, disse que era "...uma marolinha". Veja o estrago que fez. Vários brasileiros perderam o emprego. O mundo como um todo ainda sente os efeitos da crise que vai permanecer, no mínimo, os efeitos por um longo período.

O certo é que o povo está mais uma vez com medo, apavorado. Chegamos ao ponto de alguém tossir e de repente ser encarado como provável portador do virús. E com toda razão, os sintomas é identicos ao da gripe comum(sazonal). O virús já tem vida própria no país, isto é, está havendo a contaminação de pessoas que não sairam nem tiveram contato com outras que viajaram para países com alto índice de contaminados.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já alertou que mesmo antes da descberta de uma vacina, o virús H1N1, sofreu mutações genéticas, dificultando assim cada vez mais o seu controle. Que Deus nos proteja..... isso já era de se esperar.

12 de julho de 2009

> Referência em Resíduos

Imagem da web
O CMRR forma mais 100 alunos nos cursos de Gestão e Negócios em Resíduos e de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores.

Nesta semana, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) forma cerca de 100 alunos dos cursos de Gestão e Negócios em Resíduos e de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores (3RsPCs). Os cursos são gratuitos e buscam potencializar o papel do jovem na melhoria da qualidade socioambiental, além de ampliar a geração de trabalho e renda.

Dividido em quatro módulos, o curso de Gestão e Negócios em Resíduos prepara os estudantes para o mercado de trabalho, assim como para a organização e administração de seu próprio negócio a partir de resíduos domésticos (papel, plástico, madeira, metal e compostagem), específicos (de serviços de saúde, de construção civil, de postos de combustíveis, de supermercados) ou especiais (pneus, lâmpadas, pilhas e baterias).

Formada em Gestão de Resíduos, Denise Silva Chaves, 18 anos, é responsável pela gestão de resíduos e qualidade em obras da Santa Bárbara Engenharia. “Durante o ensino médio tinha muito receio do que eu iria fazer quando formasse no 3º ano. Hoje, com o que eu ganho, posso investir na minha formação. Faço o curso técnico em edificação no SENAI. Meu próximo passo é formar e prestar vestibular para engenharia”, conta.

Já no curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores (3RsPCs), os jovens aprendem a montar e desmontar computadores, o funcionamento de cada peça, e também freqüentam aulas de empreendedorismo e empregabilidade. O material utilizado durante as aulas é proveniente de máquinas não mais utilizadas pelos órgãos do Governo de Minas. Após o recondicionamento, os computadores são destinados a programas de inclusão social de comunidades carentes.

Márcio Vinícius Magela, 18 anos, finalizou em dezembro do ano passado o curso 3RsPCs. O garoto trabalha em uma empresa de informática e já se prepara para prestar o vestibular para o curso de Ciências da Computação. “Hoje tenho o diferencial de saber sobre reciclagem de computadores. Procuro passar para meus colegas as coisas que aprendi no curso”, comenta Magela.
Sobre o CMRR:

Iniciativa pioneira do Governo de Minas Gerais, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos trabalha há dois anos com o objetivo de apoiar os municípios, empresas e cidadãos na gestão integrada de resíduos, por meio da disseminação de informações e capacitação técnica, gerencial e profissionalizante, visando à geração de trabalho e renda e à melhoria da qualidade de vida.

Sua atuação concentra-se em cinco áreas prioritárias: Apoio à gestão municipal de resíduos, Qualificação profissional; Comunicação e Informação; Pesquisa e Desenvolvimento; Educação ambiental e eventos (seminários, palestras, debates e oficinas, com foco no consumo consciente).

Localizado em Belo Horizonte, o espaço conta com auditório, biblioteca, área para realização de cursos e uma cozinha experimental, criada para orientar sobre redução do desperdício, reaproveitamento, reciclagem, tecnologia de alimentos e ações que envolvem o preparo de produtos úteis ao consumo da população. Possui ainda um espaço permanente para exposições, consolidando-se como um espaço múltiplo para o cumprimento de sua missão
Mais informações:

http://www.cmrr.mg.gov.br/ -

Site oficial do centro
http://www.youtube.com/watch?v=bzdNWQUevvQ&feature=channel_page -
CMRR fez 2 anos. Entrevista com especialistas e ex-alunos

1 de julho de 2009

> Receita ecologicamente correta para matar formigas,

Nós sabemos que as formigas é um terror nas plantações. Quem já não teve alguma planta cortada pelas mesmas que levante a mão. Sua roseira estava linda à tarde, (não somente as roseiras, mas vários outros arbustos são muito apreciados) no outro dia você levanta e leva aquele susto, só encontra os tocos. Foram as formigas que detonaram tudo. Ai você resolve colocar veneno para acabar com elas; procura uma casa especializada na venda de produtos agropecuários, até aí nada demais, o problema é: você pode até acabar com as formigas, mas vai prejudicar o meio. Já que o meio ambiente  em que vivemos está pedindo socorro vou dar uma dica que pode ser muito útil para quem tem algum problema com as formigas cortadeiras.


Receita: Farinha de pão, (isso mesmo, farinha de pão, você não leu errado não), pegue aquele pão que você esqueceu, rale no ralador de queijo mesmo, umedeça com vinagre, amasse bem, faça pequenas bolinhas e coloque no caminho das formigas. Não guarde a massa pronta de um dia para outro para não estragar.

Repita a operação quantas vezes forem necessárias. Ai você pergunta: o que tenha a ver bolinha de pão feita com vinagre. Explico, tem tudo a ver. Como sabemos, as formigas se alimenta de fungos, quando elas recolhem as bolinhas de pão com vinagre para a colônia acaba por contaminá-la com o pão que já contem fermento mais a reação do vinagre. Com isso toda a colônia é dizimada sem prejudicar outros animais e pássaros que por ventura venha a comer as bolinhas. Pense nisso. A natureza agradece.

Tem mais: algumas espécies de formigas protegem determinadas plantas, espantando animais herbívoros, em troca de alimento e moradia. O problema é o desequilíbrio ecológico. Se elas estiverem impedindo o desenvolvimento da horta ou jardim, há receitas caseiras para combatê-las. O importante é não usar produto tóxico. Cultivar gergelim bravo próximo ao formigueiro é uma boa dica para eliminar o inseto voraz. Também dá para, simplesmente, espalhar sementes desta planta no caminho das formigas. Mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas são uma boa saída. Elas também fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-índia e alho. Amarrar na planta um saquinho de gaze, ou outro tecido, cheio de pimenta vermelha, também é um jeitinho muito usado.

Se as formigas estão atacando suas árvores, a dica é enrolar uma faixa melada com graxa ao redor dos troncos. Será um obstáculo intransponível. Em vez da faixa, dá para usar uma lata, com graxa na parte interna. Se o problema for formigas na cozinha, é simples espantá-las. Coloque um pouco de enxofre num saquinho de pano e deixe nas gavetas e prateleiras. Há quem prefira manter um ramo de salsa num copo com água. 


Espero ter colaborado com essas dicas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...