.


5 de fevereiro de 2016

>O que você entende por liberdade


Imagem da web
Este texto surgiu quando visitei o blog “escrevendo”, da amiga Livinha, onde fiz um comentário. E tal, acabou gerando uma indicação da mesma para que eu escrevesse  algo sobre o tema, não em forma poética, mas sim de forma dissertativa. Quando buscamos o significado de liberdade no dicionário, veja o que encontramos. 

1. Grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal. 2p.ext. conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.
                                                                                                          Onde?
Onde está a liberdade, diga-me, por favor!
Saiu? Em que faculdade?
que não houve o meu clamor...
- Liberdade minha querida, se encontra na luz que brilha
 antes do Sol se por
também está nas noites frias
na luz da estrela guia, sob a guarda do Senhor...

O principal significado de liberdade quando se fala nela é somente o sagrado direito de ir e vir? Acredito que vai muito, além disso. A maioria das pessoas vê e pensa de acordo com a própria vontade, 'desde que não prejudique o direito e a liberdade de outra pessoa'. Liberdade também pode significar a 'sensação de estar livre e não depender de ninguém'. Mas, a liberdade, é muito mais do que isso. É um conjunto de ideias liberais ou não e dos direitos de cada cidadão. Temos ainda a liberdade de expressão e manifestação, individual ou em grupo, isto é, falamos o que queremos, mas precisamos também estar preparados para ouvir muitas vezes o que não gostaríamos de ouvir. Isto é “liberdade de expressão”.

Liberdade na filosofia é classificada como a independência do ser humano. É ele ter o direito de decidir espontaneamente sobre o que fazer da sua vida sem interferência. O que na verdade é um conceito utópico e cheio de questionamentos, uma vez que todos tem a liberdade individual que se diz ter, não estaríamos obedecendo a um determinado modelo que nos é imposto. Eu disse imposto.  “Em ética, liberdade está relacionada à responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais”.

Na esfera jurídica temos ainda a liberdade condicional, quando o individuo que praticou algum crime e, foi condenado, recebe o direito de cumprir sua pena em liberdade ou seja, com direito, de fazer coisas de seu interesse de acordo com as normas imposta pela justiça. Nesse caso precisa se apresentar periodicamente perante o tribunal. Nesse período, caso cometa algum crime mesmo de menor gravidade perde o direito a liberdade vigiada.

Vários pensadores e grandes filósofos já escreveram muita coisa sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e tantos outros. Como se vê, a palavra liberdade nos leva a escrever e percebemos que o assunto é inesgotável. Quem sou eu um simples escrevinhador, não sou poeta nem filósofo, querer discutir a liberdade com toda sua relevância e profundidade, longe de mim! Sou apenas um apaixonado que a vida ensinou a escrever para não engasgar com as palavras vinda do coração. 

Como podemos ver a palavra liberdade dá margem para muitas interpretações.  Existe um versículo bíblico em Mateus 15:18, em uma livre interpretação diz mais ou menos assim: "as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que pode tornar o homem impuro, depende do que é pronunciado... Enquanto não chegamos a uma conclusão, vamos cada um aproveitar a liberdade que temos inclusive você que está lendo este texto. Use de sua liberdade e comente o que você acha de tudo isso.


(a)   J Araújo                              

3 comentários:

  1. Adorei tuas palavras e colocações sobre a liberdade que, ao meu ve, não a temos. Não temos segurança pra andar nos parques, nas ruas, em tantos lugares! Estamos sempre com medo e liberdade com medo, não é liberdade! abração,lindo feriadão! chica

    ResponderExcluir
  2. Distraída como sou, só hoje me apercebi de seu quadro de seguidores em baixo... e já o seguindo, pois claro!...
    Como disse Antoine de Saint Exupery, "Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento."
    Sob quaisquer outras formas... nascemos, vivemos e morremos... sem verdadeiramente a conhecer... a não ser de uma forma aparente... pois por vezes, até passamos pela vida, sem nunca termos a liberdade de sermos verdadeiramente, ou de nos sentirmos, nós mesmos... enquanto produto da sociedade em que estamos inseridos...
    Adorei seu texto, sobre as variadas vertentes de liberdade...
    Bom fim de semana! E um óptimo feriadão!
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Olá Araújo
    Como são várias as interpretações não há uma explicação unilateral.
    Cada indivíduo age em nome da liberdade pautado nos preceitos que adquiriu respaldado pela cultura onde se encontra inserido
    Uma linda semana para você
    Um abraço

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...