.


24 de fevereiro de 2017

Uma xícara de café

Um grupo de profissionais, todos vencedores em suas respectivas carreiras, reuniu-se para visitar seu antigo professor. Logo a conversa parou nas queixas intermináveis sobre *stress* no trabalho, e na vida em geral. O professor ofereceu café. Foi para a cozinha e voltou com um grande bule e uma variedade das melhores xícaras: de porcelana, plástico, vidro, cristal... Algumas simples e baratas outras decoradas, outras caras, outras muito exóticas... Ele disse:

- Pessoal, escolham suas xícaras e sirva-se de um pouco de café fresco. Quando todos o fizeram, o velho mestre limpou a garganta, calma e pacientemente e começou a conversar com o grupo:
- Como puderam notar, imediatamente, as mais belas xícaras foram escolhidas, e as mais simples e baratas ficaram por último. Isso é natural, porque todo mundo prefere o melhor para si mesmo. Mas essa é a causa de muitos problemas relacionados com o que vocês chamam "stress".

Ele continuou:
- Eu asseguro que nenhuma dessas xícaras acrescentou qualidade ao café. Na verdade, o recipiente apenas disfarça ou mostra a bebida. O que vocês queriam era café, não as xícaras, mas instintivamente quiseram pegar as melhores.

Eles começaram a olhar para as xícaras, uns dos outros. Agora pense nisso: A vida é o café. Trabalho, dinheiro, status, popularidade, beleza, relacionamentos, entre outros, são apenas recipientes que dão forma e suporte à vida. O tipo de xícara que temos não pode definir nem alterar a qualidade da vida que recebemos. 

Muitas vezes nos concentramos apenas em escolher a melhor xícara, esquecendo-se de apreciar o café! As pessoas mais felizes não são as que têm o melhor, mas as que fazem o melhor com tudo o que têm! Então se lembrem: Vivam simplesmente. Sejam generosos. Sejam solidários e atenciosos. Falem com bondade. O resto deixe nas mãos do Criador Eterno, porque a pessoa mais rica não é a que mais tem, mas a que menos precisa. 

3 comentários:

  1. Meu amigo uma bela mensagem sobre o que vale nesta vida, sobre a essência das coisas.
    Um bom feriadão para voces.
    Meu terno abraço de paz.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto mostrando os verdadeiros valores da vida que, nem sempre são verdadeiramente valorizados, amei ler!
    Mas tem uma particularidade ao saborear um bom café, ele só deve ser tomado em xícaras apropriadas, as de café, mas que não seja de plástico!
    Abraços meu amigo J Araújo.

    ResponderExcluir
  3. Este texto é maravilhoso!
    Creio já o ter lido em tempos, num outro blog... mas adorei relê-lo... quanta verdade nas suas palavras...
    Esquecemos do valor do conteúdo... para enaltecer a embalagem... quando o sabor... está mesmo, é no café... e na vida!
    Tudo o mais... são puros adereços... com um valor bem relativo...
    Adorei o post!
    Um grande abraço! Feliz semana, e um óptimo feriado de Carnaval!
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...