.


21 de setembro de 2017

O clima fica cada dia mais tenso e a guerra de palavras já começou

General Hamilton Mourão
O noticiário político está fervilhando e tem muita gente dando palpite na vida política diante do quadro em que o país se encontra. Tem muita gente, pedindo, inclusive, a volta dos militares no poder. Isso, claro, não tem agradado alguns políticos, principalmente, os da esquerda e o senador Randolfe Rodrigues, (Rede - AP) entre eles, usou a tribuna do Senado Federal e chamou o General Mourão de ‘maluco’. O clima fica cada dia mais tenso e a guerra de palavras já começou
As palavras de Randolfe, que estão no site do senado, foram: “…a história se repete como farsa […] as declarações do general Mourão podem ser a opinião isolada de um “maluco”, mas a possibilidade de chantagem das Forças Armadas mostra a falta de autoridade do Presidente Michel Temer…

A resposta do General de Brigada Paulo Chagas foi imediata. Leia abaixo o e-mail que ele enviou ao senador:

Exmo Sr Senador Randolfe Rodrigues
General Paulo Chagas
"Corrija-me, por favor, se eu estiver enganado, mas, de acordo com as minhas observações, baseadas na forma como V. Exª faz seus pronunciamentos públicos, o senhor faz parte de uma minoria que se julga discriminada no conjunto da sociedade e que, coerentemente, empenha-se pela aprovação de leis que privilegiem o seu direito à vida, à manifestação de suas opções e à integridade física, acima do que é oferecido aos demais brasileiros.

Repito, por favor, corrija-me e desculpe-me se eu estiver enganado! 
Pensando assim, julgo ser incoerência da sua parte a exclusão dos militares do direito à opinião e a criminalização das Instituições Armadas por realizarem a análise e o planejamento da execução das suas missões constitucionais.

O seu pronunciamento na Tribuna do Senado a respeito da palestra e das declarações do General Antônio Hamilton Mourão, no Grande Oriente do Brasil, permite acreditar que, na sua opinião, os militares não têm esse direito e que devem ser considerados e tratados como cidadãos de segunda classe, condenados ao silêncio e ao servilismo!

O senhor se refere a um integrante do Alto Comando do Exército como “maluco”, e à instituição a que pertence como “chantagista” sem considerar que fazem parte da sociedade e da estrutura organizacional do estado brasileiro e desconsidera que a democracia garante a TODOS os brasileiros o direito de pensar, querer, defender suas ideias e anseios e de exercer, na plenitude, a sua profissão e o seu dever profissional!

A postura adotada por V. Exª, nos permite aduzir que, na sua maneira de pensar, a divulgação de posições pessoais e, neste caso, PROFISSIONAIS de militares, mesmo que no ambiente reservado de um Templo Maçônico, constitui-se em ameaça à democracia e à hierarquia, quando, na verdade, é e foi, apenas, a difusão da análise institucional de uma missão prevista na constituição!

Os militares, Senador Randolfe, têm o dever de estar SEMPRE atentos às conjunturas interna e externa para, SE NECESSÁRIO, correr em socorro da Pátria e da sociedade quando essas estiverem dominadas pela ilegalidade e pela desordem, como é, sem dúvida, o rumo tomado pelo Brasil quando o observamos de dentro do local de trabalho de V. Exª.

Mais ainda, senhor Senador, as FFAA devem planejar seu emprego dando prioridade às hipóteses mais extremas e graves, como é o caso da situação de completa ausência de condições de qualquer dos poderes para cumprir seus deveres e de assumir a iniciativa das providências necessárias ao restabelecimento da ordem e do cumprimento das leis, conforme foi comentado pelo General!

Na opinião de grande parte da sociedade, onde incluo a minha, considerando a fragilidade moral dos três poderes da República, essa hipótese, além de ser a mais grave, é também a de maior probabilidade de ocorrer, portanto, senhor Senador, crescem de importância, de seriedade e de utilidade pública as declarações do brilhante militar pretensiosamente criticado por V. Exª.

Sugiro que o senhor medite sobre a incoerência e o despropósito do seu pronunciamento e que, em oportunidade que obviamente não lhe faltará, retrate-se publicamente, para o bem da verdade, da sua imagem e da tranquilidade do povo dessa terra devastada pela prática da demagogia, da desonestidade e da irresponsabilidade, como V. Exª  muito bem sabe"!
Respeitosamente
 General de Brigada Paulo Chagas

2 comentários:

  1. Por aí... talvez o período em que os militares subiram ao poder... pode trazer memórias dos tempos de um regime de ditadura... por cá... confesso, que um dos melhores Presidentes da República, que tivemos até hoje... foi um militar... o General Ramalho Eanes! Ainda hoje, um pessoa muitíssimo respeitada... recta... que soube agarrar as rédeas do nosso país pouco depois do 25 de Abril... numa fase ainda bastante incerta...
    O ideal seria que a democracia funcionasse em pleno, aí... não sendo o caso... situações especiais... precisam de soluções, e medidas especiais... em último caso... a lei e a ordem... só podem ser restabelecidas pelos militares... quando tudo o mais falha... acho eu!...
    Um grande abraço! Boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo tenho lido todos os tipos de declarações, sobre esta coisa retrograda de pensar num regime militar.
    Acho que nem eles se interessam e que isto é coisa de gente que gosta de pregar o quanto pior melhor.
    A historia de todo o processo para se chegar onde estamos, foi muito doloroso e a população não pode apagar da memoria os duros anos desta dita no país, que ainda chora pelos seus que nunca mais se teve noticias.
    Todo excesso deve ser tratado no rigor da lei.Mas neste país os bandidos vivem das leis e fazem das suas.
    Enfim o país está a mercê de um aventureiro e o povo que se mantém arredio à politica deixa o campo aberto.
    Dá medo.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...