.


10 de outubro de 2017

Uma mesa farta e a discriminação por causa da idade


Por J Araújo
Interessante, recebi  este convite em meu e-mail pelo fato de já ter participado de um curso nessa mesma organização em 2012 . Somente se esqueceram de que eu tenho mais que o dobro da idade máxima permitida para participar do curso que eles estão oferecendo. Por sinal, muito bom o curso. Este mesmo curso foi oferecido na cidade de Campinas, SP, e como era próximo da minha casa resolvi fazer minha inscrição.

No entanto, a pessoa que fez minha, talvez por respeito, pela minha idade na época, quase sessenta anos, não tinha o direito de participar e aprender mais nada. Sem malicia nenhuma no dia indicado para o inicio do referido curso, cheguei bastante animado para o primeiro contato com a turma. Para minha surpresa, eu era o "vovô" daquela turma de jovens. Havia uma mesa farta de café da manhã que estava ali à disposição dos participantes, tudo gratuito, depois do café um dos diretores disse que minha idade não permitiria minha participação naquela atividade.

Naquele momento me senti realmente um velho sem valor nenhum, discriminado por causa da idade que estava chegando, e olham que ainda não tinha completado os 60 anos. Contudo acho que por dó, “respeito”, sabe lá o que ele disse que ia abrir uma exceção e me deixar continuar no grupo. Comecei um tanto chateado, mas depois vi que deveria me entrosar, tenho essa facilidade, com os jovens e foi maravilhosa aquela semana de estudos. Na época escrevi um texto contando, essa que considero uma aventura em saber e sentir como se sente os idosos no Brasil.

Ao termino produzimos um audiovisual em um asilo por minha sugestão. Entrei em contato com a direção e ficamos durante três dias frequentando aquele local que serviu como cenário para nossa produção. Todos os personagens envolvidos são moradores daquela instituição.  Deixa-me aprender!

3 comentários:

  1. Boa tarde querido amigo J.Araújo!
    Pois é, ainda bem que pudestes continuar no curso, difícil isso de ser barrado pela idade, mas há muitas instituições educacionais que não fazem essa discriminação.
    Imagine só, eu não tenho nenhum problema em ser discriminada pela minha idade, ou melhor, nem ligo muito, pois fico sempre tão feliz por ter chegado até aqui, por sorte com saúde e por ter começado cedo, me casei bem jovem, tenho netos adolescentes, um deles terminando a Faculdade, outro entrando em uma, as duas meninas estão seguindo quase com quinze anos, aí, quando vou me sentir "velha", olho para tudo isso e me sinto rejuvenescida em minha "adolescência da envelhecência", rsrs!
    Abraços apertados, amei ler aqui como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, já ri um pouco de seu texto e deste convite.
    Mas a verdade é que neste país, os velhos são tratados como descartáveis mesmo.
    Quando de uma viagem a trabalho na Alemanha especificamente na empresa ABB, percebi no centro de treinamento dela, uma presença de velhos funcionários, que ensinavam e ainda alguns eram responsáveis para tour pelas cidades.
    Isto é respeito à historia e experiencia.
    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que mentalidades retrógradas ainda subsistam... e afinal... até serão as pessoas mais velhas, que possam ter mais tempo disponível, e poder monetário, para frequentar cursos gratuitos ou não, que possam enriquecer seu tempo livre... do que os mais jovens... que possam ter o seu tempo ocupado, com estudo, trabalho, ou muitas outras solicitações...
    Enfim... esse curso teria muito a ganhar... se fizesse uma publicidade... procurando jovens... dos 8 aos oitentas... assim sendo... nem sabem o que perdem... a organização desse tal curso...
    Um grande abraço! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...