.


24 de novembro de 2017

A Campinas que pouca gente conhece

Quando se fala de Campinas, SP, logo vem à mente uma grande cidade, isso é verdade, significa uma planície a perder de vista. Porém a Campinas rural é pouca gente que conhece. Se alguém te perguntar se você conhece a cidade de Campinas ou já ouviu falar, com certeza, a resposta é sim.
É mesmo uma metrópole com mais de 1,2 milhão habitantes. Mas também é uma cidade cheia de contraste; ao mesmo tempo em que é um dos grandes centros de pesquisas e alta tecnologia, também encontramos, não muito longe do centro da cidade áreas de agricultura e agropecuária.
Imagem: Arquivo pessoal
É um dos grandes produtores de frutas do estado de São Paulo. Na cidade existem vários centros de pesquisas sobre a agricultura, dentre eles podemos destacar o I.A.C (Instituto Agronômico de Campinas), criado na época do Brasil Império, o I.T.AL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), entre outros.
A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), é referência nacional em pesquisas nas várias áreas do conhecimento, no mesmo campus tem o H.C da Unicamp, (Hospital de Clínicas) que presta serviços de saúde com atendimento exclusivo através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Mas não deixa também de ser uma cidade produtora de ortifruti além da pecuária de corte e produção de café. Isso mostra que a cidade ainda mantém algumas características do passado onde se destacou como um dos grandes centros da cafeicultura do estado de São Paulo. Mantém preservados muitas fazendas históricas e seus casarões até os dias atuais. 

(a) J Araújo

Um comentário:

  1. Eu não conhecia este aspecto urbano de Campinas... pelo que fiquei fascinada pela imagem, que nos dá uma panorâmica fantástica, da cidade! E adorei ficar a conhecê-la melhor, pelo que nos descreve, J.Araújo!
    Passando um pouco apressadamente, apenas para desejar um Santo e Feliz Natal, para si e todos os seus, com saúde e paz...
    Tenho andado menos presente, na blogosfera, nas últimas semanas, por motivos de saúde, de uma pessoa de família... o que ainda se prolongará por mais umas semanitas... assim que me fôr possível, virei numa outra altura, com mais tempo, ver o que se me escapou por aqui, ultimamente...
    Um grande abraço! Votos de Festas Felizes!
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...