.


17 de novembro de 2017

Brasil, descoberto ou invadido?

Adicionar legenda
Tecnicamente o Brasil não foi descoberto, nem poderia ser.  Somente seria descoberto se ainda não fosse habitado, o que não é o caso. O certo é dizer, com todas as letras, que o Brasil foi achado, encontrado, invadido e ocupado pelos portugueses. Pra dizer que foi descoberto não poderia existir ninguém e aqui já existiam milhares de índios eles, os portugueses, apenas fizeram esses aceitarem seu jeito de viver, de falar, de acreditar em Deus, sem ao menos perguntar se eles estavam interessados em tudo isso. 

Pedro Álvares Cabral, foi o comandante da primeira expedição portuguesa que veio ao território que mais tarde recebeu o nome de Brasil, as 13 caravelas lideradas por ele chegaram no dia 22 de abril de 1500. 

Os livros de histórias continuam contando que fomos descobertos por esse tal, Cabral, hummm! Tinha que ter um Cabral nesse meio. O Brasil também tem um Cabral. Não foi, nem é, um navegador como o Cabral português, mas foi governador do estado do Rio de Janeiro, e hoje se encontra ocupando a cela de uma penitenciaria em seu estado. Tem algo bastante em comum com o Cabral europeu, gosta de ouro e joias. 

Uma amiga de Portugal, Ana Freire, do blog Art And Kits escreveu falando sobra a crise que o país está atravessando se referindo a pesca da sardinha, segundo a mesma, a frota pesqueira está desmantelada. E ela, foi bem sarcástica, usando imagens de sardinhas de plásticos para ilustrar. Comentei que não acreditava que apenas as sardinhas de plásticos iam restar em seu país. Fiz algumas comparações do Brasil e Portugal.  Outra coisa que achei bastante interessante são nossas peculiaridades, muitos dos problemas de Portugal são também os nossos. Até tinha esquecido que aprendemos com os europeus, os portugueses, principalmente. 


Ela descreve Portugal com os mesmos problemas, corrupção, assistência a saúde também precária é como se estivéssemos falando do mesmo país. Se não fosse ao contrário diria que Portugal aprendeu com o Brasil, mas sabemos que não é bem assim. Os problemas são idênticos, muito do que aprendemos, ou na verdade, tudo que aprendemos vieram de Portugal, afinal de contas fomos colônia. Isto também não quer dizer que somos inimigos de jeito nenhum, mas que os portugueses sugaram o Brasil até o osso isso sim. 
(a) J Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...