.


27 de maio de 2013

>Asilo ou casa de repouso

Asilo ou Casa de Repouso?! Como é a vida de um idoso em uma instituição? E a família? “Toque de Vida” aborda o tema do ponto de vista do idoso. Muitos preferem viver em uma instituição, não apenas porque tem problemas pessoais ou familiares, escolheram viver ali porque é onde encontram um sentido a mais na vida. Entrevistei aqueles idosos e me coloquei no lugar de cada um, até porque naquele ano estava também me aproximando da terceira idade.

Muito se fala do idoso no Brasil, agora a moda é falar da terceira, não sei quem inventou. Antigamente se falava velho mesmo. Chamar de idoso já era chique, depois inventaram essa tal de terceira idade.  E a regra diz que se entra na terceira idade aos 60 anos. Então se é assim, a primeira idade é aos vintes anos. Como já está provado pela ciência o homem, está vivendo cada vez mais, antes morria, geralmente antes dos sessenta anos.

E muitos filhos, hoje em dia, preferem deixar os pais em alguma instituição do que cuidar dos mesmos na hora em que ficam velho e cada vez mais dependentes.  Alguns por conta própria preferem se auto-isolar, antes mesmos de ser levados.  Refletindo sobre isso, em 2012, participei de uma oficina de cinema desenvolvida pela Associação Cultural Kinofurum, para conclusão do curso cada equipe deveria produzir um vídeo. Minha equipe resolveu mostrar esta realidade,  a proposta que fiz foi procurar uma instituição,  achei o Lar dos Velhinhos, como cenário.

Tivemos uma grande acolhida dos diretores e fusionários nos três dias que passamos lá dentro.

Nós da equipe de produção, procuramos misturar um pouco de ficção e realidade. A parte fictícia da história é quando é mostrada a imensidão da cidade, em seguida a personagem levanta da cama. No passado foi uma grande pianista que encantava plateias e hoje vive em um asilo sem ninguém da família, em seus sonhos toca para pessoas invisíveis, que na verdade só existe em seus pensamentos.

Vamos ao filme, assista aqui!!

Gênero: Documentário
Diretor: J. Araújo, Leandro Scarazzatti, Diana Lamarca, Matheus de Souza, Rafael Silva Carmelo.
Roteiro: J. Araújo, Leandro Scarazzatti, Diana Lamarca, Matheus de Souza, Rafael Silva Carmelo.
Montagem: J. Araújo, Leandro Scarazzatti, Diana Lamarca, Matheus de Souza, Rafael Silva Carmelo.
Produção: J. Araújo, Leandro Scarazzatti, Diana Lamarca, Matheus de Souza, Rafael Silva Carmelo.
Som direto: Leandro Scarazzatti
Câmera: J. Araújo, Leandro Scarazzatti, Diana Lamarca, Matheus de Souza, Rafael Silva Carmelo.
Restrição: livre

Ps:  *Todas as entrevistas foram feitas por mim
(a) J Araújo

10 de maio de 2013

>A vida passa, a saudade fica

Nesse mundo virtual, navegando, encontrei esta imagem no Facebook de uma amiga. Bateu a saudade, de todas as pessoas da foto em pé, (da esquerda para a direita, os adultos) nenhuma delas está mais vivas. Com elas convivi durante muitos anos, nascemos, crescemos e nos criamos na mesma comunidade. Ainda continuo enquanto a minha vez não chega nessa chamada que não tem como não responder. Mais é a vida!! 
(a) J Araújo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...