.


27 de fevereiro de 2016

>Conhece o arbusto e sua fruta?

Imagem: J Araújo
Nas andanças por aí achei esse arbusto que me trás boas lembranças, para muitos nem tanto. Alguém pode até dizer que sou um saudosista, confesso, posso até ser mesmo!

Tenho certeza que muita gente conhece o doce feito com o fruto deste arbusto. Também tenho quase certeza que gostou. 

A pergunta que fica é: você sabe qual o nome da fruta produzida por ele? Vou dar uma dica, vem em lata; Porém, nos mercados, nos dias hoje não é fácil encontrar o doce. O fruto nem se fala, nunca vi.

Mesmo que não tiver certeza, vão chutando  mesmo não acertando. No final voou fazer uma postagem contando a história do que ocorria antigamente e qual a relação desse arbusto com minhas lembranças. Resposta aqui!

(a) J Araújo

19 de fevereiro de 2016

>Vamos nos preparar para um fato histórico

Imagem: J Araújo
Hoje na história – os fatos marcantes da humanidade sempre nos surpreendem – a cada momento deparamos com novas descobertas e isso de alguma maneira mexe com nossos pensamentos. De repente você liga o rádio e escuta uma informação de que um determinado fato está completando 10 anos de acontecimento, ou que seu artista preferido está fazendo aniversário hoje, mas na verdade, já morreu e faz parte do passado. E você fala consigo mesmo: “Nossa, já se passou isso tudo?” ou “Preciso mandar um e-mail parabenizando fulano de tal”.

Pois então, o mundo da voz e da imagem nos dias de hoje nos oferece  uma ferramenta de grande utilidade – o da informação - onde os fatos marcantes de hoje são exibidos, auxiliando assim nosso leque de conhecimento dos fatos. Os meios de comunicação levando até os ouvintes e telespectador, as informações históricas, políticas, artísticas e aniversariantes famosos do dia.
Mas no caso do radio, isso também, quase, já faz parte do passado. Hoje em dia os acontecimentos chegam até nós de maneira instantânea, não importando muitas vezes onde estamos. Uma multidão de cientistas aparece todos os dias trazendo aquilo que eles chamam de novas descobertas, na verdade já existia muito antes.  Haverá algo de que se possa dizer: "Veja! Isto é novo!”? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época. (Eclesiastes 1:10). Claro que muito do passado nos ajuda a nos preparar para o futuro, mas não devemos ficar arrancando os cabelos da cabeça por isso.
Vamos sim nos prepararmos para um fato histórico que um dia aconteceu. Um livro nos conta que o mundo estava totalmente corrompido (Gênesis 6:12) e Deus resolveu acabar com tudo poupando apenas Noé, o único justo em toda terra. Devido a sua fidelidade teve direito de levar com ele seus filhos e noras em um total de oito pessoas. Ali iniciava uma nova historia da humanidade. Deus tinha um plano de salvação (Deuteronômio 14:2) dali pra frente para seu povo. Mas a historia começou com o nascimento de Jesus (Mateus 1:18), e nisso temos que nos apegarmos firmemente nos dias de hoje e aguardarmos a sua volta de acordo com sua promessa.  (João 14:1-2).
 (a) J Araújo

12 de fevereiro de 2016

>Cada um defende seu ponto de vista


Cada um define a vida como quiser. Cada um tem sua opinião e isso torna cada vez mais interessante a diversidade de pensamentos existentes no ser humano, olha o que o Apóstolo Paulo escreve em sua primeira carta aos Coríntios escreve. “A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto. mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse  costume, nem as igrejas de Deus. Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio. pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem. Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, ha divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio" (1 Coríntios 11:14-18)

A polêmica não é de hoje como eu já disse, vai sempre existir e, o Apostolo Paulo continua: “Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados”. (1 Coríntios 11:19). Imagina se pensássemos a mesma coisa, seria uma chatice. Não haveria divergências nem argumentos e, são os argumentos que torna interessante uma discussão sadia. Cada um defende seu ponto de vista, defendendo suas ideias e assim vamos caminhando cada um rumo à morte, dessa ninguém escapa, concorde ou não. E na maioria das vezes é através da discussão que se acaba chegando a um senso comum. 

Li em um determinado blog a seguinte afirmativa. "Quem tem Deus não tem problemas" e, exatamente por ser cristão e acreditar  que discordo. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16) discordo totalmente da afirmação. Foi isso que fiz, um comentário discordando daquela afirmação. Basta ler e ver o que Jesus disse. Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz”. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! “Eu venci o mundo”. (João 16:33) Coincidência ou não, o blog tem o sugestivo nome de Gritos da Alma

Se fosse assim, por que, Abraão, Isaac, Jacó, Davi e tantos outros personagens bíblicos, que tinham Deus e, obedeciam e faziam sua vontade, tiveram muitos problemas! A diferença é: quem tem Deus não tem medo, enfrenta os problemas de frente, na certeza que Deus jamais vai desamparar seus filhos. Os que creem são destemidos, pois sabe que nenhum problema é maior que Deus, pra ele não existe o impossível.

Todos nós temos problemas, maior ou menor, mas em compensação temos Deus, e esses problemas diante dele se tornam insignificantes. Enquanto aquele que não tiver Deus, seu problema ao invés de ser resolvidos poderá até aumentar. Ao deparar com os problemas, Deus é comigo! Não tem como dar errado, mas que seja feita a sua vontade. Não preciso temer, vou enfrento e venço cada um para glória e honra do Senhor Jesus. 
(a) J Araújo

5 de fevereiro de 2016

>O que você entende por liberdade


Imagem da web
Este texto surgiu quando visitei o blog “escrevendo”, da amiga Livinha, onde fiz um comentário. E tal, acabou gerando uma indicação da mesma para que eu escrevesse  algo sobre o tema, não em forma poética, mas sim de forma dissertativa. Quando buscamos o significado de liberdade no dicionário, veja o que encontramos. 

1. Grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal. 2p.ext. conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.
                                                                                                          Onde?
Onde está a liberdade, diga-me, por favor!
Saiu? Em que faculdade?
que não houve o meu clamor...
- Liberdade minha querida, se encontra na luz que brilha
 antes do Sol se por
também está nas noites frias
na luz da estrela guia, sob a guarda do Senhor...

O principal significado de liberdade quando se fala nela é somente o sagrado direito de ir e vir? Acredito que vai muito, além disso. A maioria das pessoas vê e pensa de acordo com a própria vontade, 'desde que não prejudique o direito e a liberdade de outra pessoa'. Liberdade também pode significar a 'sensação de estar livre e não depender de ninguém'. Mas, a liberdade, é muito mais do que isso. É um conjunto de ideias liberais ou não e dos direitos de cada cidadão. Temos ainda a liberdade de expressão e manifestação, individual ou em grupo, isto é, falamos o que queremos, mas precisamos também estar preparados para ouvir muitas vezes o que não gostaríamos de ouvir. Isto é “liberdade de expressão”.

Liberdade na filosofia é classificada como a independência do ser humano. É ele ter o direito de decidir espontaneamente sobre o que fazer da sua vida sem interferência. O que na verdade é um conceito utópico e cheio de questionamentos, uma vez que todos tem a liberdade individual que se diz ter, não estaríamos obedecendo a um determinado modelo que nos é imposto. Eu disse imposto.  “Em ética, liberdade está relacionada à responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais”.

Na esfera jurídica temos ainda a liberdade condicional, quando o individuo que praticou algum crime e, foi condenado, recebe o direito de cumprir sua pena em liberdade ou seja, com direito, de fazer coisas de seu interesse de acordo com as normas imposta pela justiça. Nesse caso precisa se apresentar periodicamente perante o tribunal. Nesse período, caso cometa algum crime mesmo de menor gravidade perde o direito a liberdade vigiada.

Vários pensadores e grandes filósofos já escreveram muita coisa sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e tantos outros. Como se vê, a palavra liberdade nos leva a escrever e percebemos que o assunto é inesgotável. Quem sou eu um simples escrevinhador, não sou poeta nem filósofo, querer discutir a liberdade com toda sua relevância e profundidade, longe de mim! Sou apenas um apaixonado que a vida ensinou a escrever para não engasgar com as palavras vinda do coração. 

Como podemos ver a palavra liberdade dá margem para muitas interpretações.  Existe um versículo bíblico em Mateus 15:18, em uma livre interpretação diz mais ou menos assim: "as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que pode tornar o homem impuro, depende do que é pronunciado... Enquanto não chegamos a uma conclusão, vamos cada um aproveitar a liberdade que temos inclusive você que está lendo este texto. Use de sua liberdade e comente o que você acha de tudo isso.


(a)   J Araújo                              

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...