.


23 de janeiro de 2013

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna 
possível sentir o cheiro, 
ou aroma, uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns

1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito perecível  isto é, estraga com muita rapidez. Quando vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.

 2 – Abacaxi, da família das bromeliáceas  uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama atenção e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi pérola.  Antigamente quando se queria desqualificar algum produto dizia se que era preço de abacaxi.  Porém, hoje, vá até o mercado e compare o preço do abacaxi com outros produtos e veja que não é bem assim.

3 – Flor dama da noite. Huuum, o cheiro dessa flor me tira do sério, se estou caminhando e passo pela calçada e sinto seu perfume, não me contento somente em sentir, tenho que aproximar da arvore e pegar , no mínimo um pequeno cacho para continuar apreciando seu aroma. Só que aqui preciso abrir um (parêntese), essa dama da noite que estou me referindo não é aquela que abre somente à noite e sua flor dura a muito apenas algumas horas, mas sim uma que na verdade é um arbusto muito comum nas calçadas.

4 – Cheiro de alho frito, é um componente que não pode faltar em nenhuma cozinha. Gosto de reinar na cozinha e em minhas receitas o alho é o rei dos temperos por mais opções que eu tenha à disposição.
5 – Frango assado,  uma das carnes brancas mais consumidas. Não sou muito chegado dele ao molho a não ser que seja o caipira. 

Agora imagina fazendo um paralelo, frango assado sem ter o alho como tempero. Como diria o mineiro, uma coisa que não me "apetece" é frango ao molho, desses de granja, agora aquele franguinho caipira com quiabo ou labobó ou se você não conhece com nome é o mesmo que ora-pronobis. huuuuuum!! é de lamber os beiços.

6 – Churrasco na casa do vizinho.  Parece que o melhor de todos, aquela fumaça trazendo o cheiro de carne deixa qualquer um com fome. Aí você com o olfato aguçado resolve e, no domingo seguinte  faz o mesmo, mas parece que o cheiro não é o mesmo.  O churrasco  dos outros é melhor, a fila dos outros parece que anda mais rápida, o perfume dos outros é o melhor de todos. Que coisa né!

 7 – Canela em pau, o cheiro é diferente da canela em pó.  Mesmo com suas diferenças é uma especiaria que não pode faltar nos doces. É o toque final que dá o glamour  um pauzinho de canela. 

8 – Cheiro do cafezinho, principalmente se for daquele passado no coador de pano.  Nada de café espremido, o famoso café expresso, chamo aquilo de assassinato de café. Já fui muito mais consumista do que sou hoje, quando tinha o péssimo habito de fumar consumia o triplo de hoje.  Minha família é produtora de café fino nas serras de minas.  Posso falar de "boca cheia".  A região produz a melhor bebida fina do Brasil.

9 – O cheiro gostoso do pão francês  de boa qualidade no momento  que sai do forno. O cheiro é tão bom que dá vontade de quebrar um pedacinho minúsculo, (mesmo não tendo o habito) antes mesmo de chegar em casa. 

10 – acharam que eu ia esquecer né! Não esquecei não, o cheiro de terra depois de um longo período sem chuva quando ela cai que delicia de cheiro. Somente mesmo um caipira como eu pra gostar dessas coisas, mas também, não sei se perceberam, no inicio já coloco em primeiro lugar as frutas, e não é pra fazer media não, é porque gosto mesmo. (Colabore, votando na enquete sobre blogs clicando aqui)
 
(a) J Araújo

Todas as imagens foram retiradas da web

30 comentários:

  1. Oi Araújo.
    Hummmmmmmmmm! Que delícia estes cheiros viu. Estou entorpecida com estes aromas maravilhosos.Quanto ao churrasco concordo plenamente o cheiro que vem da casa do vizinho é sempre melhor. Já viu mineiro que não gosta de café e ainda por cima feito no coador de pano. Ah, eu não vivo sem cafezinho. Adorei tuas escolhas. Assino embaixo.
    Beijinhos meus

    ResponderExcluir
  2. Oi J.
    não há nada melhor que nos sensibilizarmos com os cheiros da natureza, se isto é ser caipira, então eu sou uma representante orgulhosa.
    Alguns cheirinhos eu assinalei,mas esqueci o abacaxi.È mesmo uma delícia de aroma.
    Abraços,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. MEUS CÉUSSSSSSSSSSSSSS...que postagem MARAVILHOSA de cheirosa!
    Beijão....

    ResponderExcluir
  4. Amo cheiro de café e cheiro de chuva!
    Ótima participação na BC!
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  5. Assino em baixo, o que disse é vdd porque o churrasco do vizinho cheira mais que o da gente? rsrsrs
    Dama da noite só não coloquei pq eram 10 mas amo, queria plantar em casa mas meu marido não gosta, é uma pena mesmo. Ótima postagem e obrigada por participar.

    ResponderExcluir
  6. Olá....

    Adorei saber de seus aromas marcantes.. acho que o café, a canela e o cheiro de terra molhada, estão sendo muito citados nessa BC.

    Um abraço e gostei muito de conhecer seu cantinho, já virei seguidora.

    bjoss

    ResponderExcluir
  7. Seu blog cheira bem!!!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  8. Ave Maria que só tem cheiro maravilhoso por aqui..
    Hummmmmm tudo de bom e mais um pouco..
    Olha que eu fiquei aqui só babando..

    O frango é tudo de bom.. aquele cheiro nos faz querer come-lo inteiro kkkk

    Tenha um ótimo dia viu?

    ResponderExcluir
  9. Faltou o pêssego na minha lista... Adoro!!!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  10. Dama da noite para mim é demais adoro.

    ResponderExcluir
  11. Incrivel somos pessoas diferentes, mas vejo que muitos gostam da quase das mesmas coisas como café, terra molhada, gostei muito do seu blog e já estou te seguindo. Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  12. Verdade, o churrasco do vizinho tem um cheiro maravilhoso.
    Sabe quando vende milho cozido na rua? Também tem um cheiro incrível e em casa, mesmo sendo bom, nunca é igual aquele da rua.
    Cheiro de dama da noite eu também gosto.
    Adorei seu post.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Araújo, sou uma grande admiradora das Serras de Minas, terra da minha sogra, terra que me acolhe sempre , nos feriados e férias, terra aonde pretendo morar no futuro.
    Virei sempre aqui e ficarei feliz com sua visita.
    obrigada pela gentileza
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  14. Araújo. Cheiro de canela foi muito bem lembrado.

    Comentando o seu comentário no meu blog: eu não gosto de café. Da minha casa eu sou a única que não aprecio essa bebida!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi! Canela eu não escolhi mas adoro tudo que tenha esse aroma. Cheiro de alho frito também é uma delícia, faz parte do ritual da cozinha. Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Gosto de todos esses cheiros foram muito bem escolhidos.

    ResponderExcluir
  17. Hummm...pessego não tenho isso por aqui (FOrtaleza) mas deve ser muito bom mesmo. Frutas em geral dão um frescor grande de cheiro bom.
    Pão e café combinação perfeita, né?
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  18. O cheiro de churrasco e o cheiro de chuva são campeões! Mas eu sempre adiciono o cheiro mais emocionante que conheço: o da maresia.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  19. Mas como é bom sentir esses cheiros todos! Só o de alho frito que não gosto muito...o de café é o meu preferido!Beleza de participação!Bom fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  20. OI J. ARAUJO!
    GRATA POR TUA IDA NO "SÓ PRA DIZER".
    OLFATO, UM DOS SENTIDOS MAIS IMPORTANTES.
    LEGAIS OS QUE ESCOLHESTE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  21. Caro amigo

    O perfume
    tem o dom,
    de tocar
    nossas almas...

    Que todos os dias
    os sonhos nasçam em ti,
    como nasce o sol pela manhã...

    ResponderExcluir
  22. Vim deixar meu cheiro...quem sabe me segues e aportas no meu blog...ksksksks...
    Beijão...

    ResponderExcluir
  23. J Araujo

    Excelente postagem. Você não esqueceu de nenhum cheiro. E o cheiro de terra e capim depois da chuva. Você me fez voltar a minha terra natal. Também sou caipira e tive muito contato com o cheiro de mexerica
    e jaca.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. Amei essa blogagem, e penso que o café, foi campeão absoluto, rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi J., amei suas escolhas cheiro de pão é uma delícia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Bom dia e que delícia de aromas!
    Gosto de ler e fechar os olhos e me deixar buscar cada um.
    Lindo seu blog,
    fala da mimha terra onde nasci e não conheço...percebi
    que sera meu guia via seu blog.
    Lindo domingo pra nos.
    Bjins
    Catiaho Reflexo d'Alma

    ResponderExcluir
  27. Meu amigo

    Os cheiros estão muitas vezes associados a momentos que vivemos.
    Adorei o texto e quero agradecer a visita e palavras que me deixou.
    Volte sempre é um prazer.

    Um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  28. Olá Araújo, a Patrícia tem sempre boas idéias para postagens.
    Legal os cheiros que aprecia, somos semelhante em alguns.
    Complicado este lance de cheiro, é que viajo no tempo com alguns aromas, ir ao supermercado então é um festival de aromas e viagens, rsrsrsrsrs.
    Abçs e paz.

    ResponderExcluir
  29. Olá Araujo,

    Cá estou a pesquisar seu blog, e encontrei essa postagem tão saborosa.

    Faltou o cheiro do chocolate que eu gosto muito.

    Parabéns, pela postagem de muito bom gosto olfativo.

    sonia.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...