.


8 de novembro de 2013

As plantas e suas propriedades medicinais sempre nos surpreende

Imagem J Araújo

Estive em Minas Gerais, no Município de Araponga, mais precisamente em uma região conhecida como Estouros, lá conheci essa arvore - das fotos - que está fazendo o maior sucesso naquela região. 

Quem conhece? Até o momento a única coisa certa é que os moradores estão encantados com ela, (não pela beleza de suas flores) pelas propriedades curativas que a mesma tem apresentado, já arrumaram até um nome para a mesma.

Imagem J Araújo
Estão chamando-a de "Mertiolates". Os moradores das comunidades rurais estão usando o liquido incolor  que sai quando sua folha é retirada caule e, como cicatrizante "curando" ferimentos com uma rapidez impressionante segundo informações de acordo com conversas que tive com pessoas que usaram o tal líquido. 

Sem conhecer qualquer informação a respeito precisava conhecer mais sobre a tal planta. Ao retornar pra casa imediatamente entrei em contato com  pesquisadores que pudessem responder com segurança se realmente aquela planta tem mesmo alguma propriedade terapêutica conhecida da medicina ou se é apenas mais uma daquelas famosas descobertas da medicina popular conhecida desde tempos antigos usadas com sucesso por nossos antepassados. Ansioso, não via a hora de alguma resposta vinda de uma fonte segura e conhecedora sobre as plantas.

Para isso a instituição escolhida foi o Instituto de Botânica de São Paulo  que em alguns dias enviou a resposta que compartilho logo abaixo:

Prezado J Araújo

As fotos que você enviou são da jatropha multifida, uma espécie da Euphorbiaceae, a mesma da família da mandioca e da borracha. Essa espécie é nativa do México e América Central, no Brasil é cultivada como planta ornamental.

Desconheço qualquer utilização do látex dessa planta como cicatrizante, que inclusive pode ser irritante para a pele. 

Entretanto a utilização de látex de Euphorbiaceae para extirpar verrugas é mencionada na medicina popular, como no caso da Euphorbia tirucalli, uma espécie também muito cultivada no Brasil.

Atenciosamente

Inês Cordeiro




39 comentários:

  1. Interessante isso e é bom mesmo ter certeza do que realmente é,não? abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, J. Araújo, a natureza é mesmo próspera, maravilhosa... O ser humano é que não sabe ver.
    Beijo e muita paz!

    ResponderExcluir
  3. Saudações amigo J.Araújo, saúde e paz.
    Curioso, mas na foto parece-me que há várias plantas juntas. Fica difícil identificar a qual se refere...
    De qualquer forma é preciso tomar cuidado... bom mesmo é fazer como vc recomendou, aguardar opinião de um especialista.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Milton, a planta a qual me refiro é aquela que aparece em primeiro plano nas fotos. Mas valeu, quem sabe, outras pessoas podia pensar igual a você.

      Excluir
    2. Tenho desta planta em casa. Gosto muito.
      Usamos aqui como cicatrizante sim.
      Faz anos.
      Moro em Minas Gerais.
      Acabei de usar agora.

      Excluir
    3. Joice, como eu já havia dito fiquei curioso pra saber as propriedades medicinais dessa planta e pedi para um(a) especialista no assunto respondesse minhas dúvidas. Como pode ver não é muito recomendável ficar usando essas coisas sem um estudo mais aprofundado.

      Excluir
    4. J Araújo concordo com você, ontem​por acaso duas pessoas ingeriram algumas castanhas por pura curiosidade, e passaram muuuiittooo mal, não morreram pela graça de Deus e um médico iluminado que estava no plantão e aplicou o medicamento certo, temo que se uma criança acidentalmente ingerir uma castanha dessas, pode vir a causar muita tristeza.
      Por isso também aconselho as pessoas: Pesquisem tudo por favor os benefícios e os malefícios. Fica a dica

      Excluir
    5. Conheço ela como bálsamo,boa p cicatrizante de ferimentos

      Excluir
    6. Eu tenho uma dor muito forte no estômago e tomo essa planta também quebro a folha e o líquido q sai eu coloco na água menos de 10 minutos eu melhoro

      Excluir
  4. Araujo,
    Impressionante a beleza da árvore, mas como disse se as pessoas a usam com sucesso, apenas há de se tomar o cuidado de lavar bem a folha antes de quebrar
    o caule e extrair a seiva curativa. Apenas uma medida de higiene e evitar uma possível contaminação pelos ares da própria natureza que anda tão poluído, ou por
    minúsculos excrementos de alguma mosca, ou inseto que por acaso ali se assenta para sugar a seiva das flores. Os índios se tratam com folhas, frutos, raizes,
    mesmo porque aí deles se dependessem de alguma Unidade Básica, que começando pela nossa cidade, NADA TEM A OFERECER. sonia.

    ResponderExcluir
  5. Araujo,

    Conversei por acaso com uma funcionária do Instituto Agronômico, Campinas, e ela me disse que se levar a foto da planta lá no laboratório deles, é bem
    provável que eles a identifiquem pára voce. sonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sonia, passa pra ela o endereço do blog. A foto está disponível para qualquer pessoa que queira ajudar na identificação da (árvore) planta.

      Excluir
    2. ¡Hola, Araujo!!!

      Los propios medicamentos salen de las plantas, por lo tanto puede ser curativa para algunas enfermedades, de hecho hay plantas que lo son.
      En los arbolarios hay infinidad de medicina natural procedente de diferentes plantas.
      Y, antiguamente todo se curaba con hiervas curativas y plantas, lo que si es importante, es conocer bien cada una de ellas, pues también las puede haber venenosas, y también requieren una especial higiene.
      Gracias por compartir tus letras, y por dejar tu huella en mi puerto marinero, me hace muy feliz.
      Te dejo un beso y mi estima.
      Se muy muy feliz.

      Excluir
    3. Olá tenho alguns pés dessa planta na chácara, por aqui dizem que é o mercúrio, de fato se vc cortar o caule pinga um liquido que depois escurece e fica da cor do mercúrio, o nome cientifico é Jatropha Multifida, pesquise com esse nome e encontrará muitas paginas que falam a respeito dessa planta.




      Como ler uma caixa taxonómicaJatropha
      Jatropha multifida
      Jatropha multifida

      Excluir
  6. Olá!
    Muito interessante! Corajoso da parte de quem descobriu o efeito da planta.

    Agradeço sua visita ao meu blog. Peço desculpas por não estar atualizado, mas como posto minha prática com os alunos e me encontro afastada do trabalho até abril de 2014, o blog ficará sem postagens até lá.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá meu querido amigo,
    Eu realmente não conheço...na realidade pouco consigo reconhecer algumas árvores, embora eu sempre uso algumas com frequência por suas propriedades curativas tipo a aroeira sempre tenho em casa entre outras, mas eu as compro com identificação e indicações sérias, porque com saúde não se brinca.
    Quando criança ( e isso faz muito, muito tempo)rsss lembro da descoberta do Confrei a coisa tomou uma proporção tão grandiosa que quase todas as casas da vizinhança tinha as plantinhas em vasos, jardins etc...as pessoas tomavam chás, comiam as folhas era uma loucura , algum tempo depois descobriram que essa planta produzia efeito colateral seríssimo câncer no fígado.O melhor é sempre ter prudência!! investigar primeiro ...sou muito cautelosa mas com certeza prefiro usar plantas medicinais do que remédios industrializados.
    Desejo-lhe um ótimo final de semana.
    Abraços
    Joelma

    ResponderExcluir
  8. Interessante amigo, caso ja tenha informação gostaria de saber.
    Nao teria outro nome conhecido pelos mais velhos da cidade?
    Um abração.

    ResponderExcluir
  9. Conheço essa planta,aqui no Mato Grosso ela tbm eh conhecida como mercúrio e merthiolate. Curei uma ferida que minha filha de 10 meses tinha em apenas 1 semana. Podem confiar,ela é milagrosa!

    ResponderExcluir
  10. Conheci essa planta na minha antiga escola, onde um professor de química dava um curso de fitoterapia. Ele a chamava de "bálsamo do espírito santo". Nunca achei referência a essa planta na Internet, porém ano passado vi vários pés numa cidade do ES e era conhecida por alguns como "pé de balsamo", o que explica o nome que meu professor dava. Aliás, a propriedade que ela tinha no curso era exatamente cicatrizante. Eu lembro de tê-la usado algumas vezes com sucesso. Esse ano finalmente consegui uma muda e tenho um pé em casa, mas felizmente ainda não precisei usá-lo. Foi bom saber o nome científico para poder pesquisar melhor a literatura. Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho aqui em casa. moro em Balneário Barra do Sul SC. A planta é melhor que qualquer pomada, já curamos varias feridas na familha até em criança pequena.

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou muito feliz por ter encontrado um post sobre essa planta! Sou de SC grande Floripa e também conheço com cicatrizante, tenho uma plantada em casa.. Vi que o post é de novembro de 2013, tem mais alguma atualização desde então?

    ResponderExcluir
  13. Pode usar sem medo. Conheço e uso há decadas! A cicatrizão além de excelente, minimiza problemas esteticos...

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho pés,,mas nunca usei,,até vieram perguntar se era maconha,,,,

    ResponderExcluir
  15. Tenho aqui em casa, no Rio de Janeiro. Me deram como "barço" deve ser de bálsamo. Quando passo na ferida sara muito rápido.

    ResponderExcluir
  16. Apesar dos efeitos benéficos que algumas pessoas relatam, gostaria de informar que as castanhas são altamente tóxicas, se uma criança ingerir uma dessas pode vir a entrar em coma, experiência própria, tomem muito cuidado, os sintomas são muito sérios e graves até mesmo para os adultos. Fica o alerta. Pesquisem mais!

    ResponderExcluir
  17. Conheço bem essa planta e sei bem do poder de cicatrização dela .
    Pode sim ser usada em feridas e cortes da pele até mesmo em queimaduras.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho essa planta em casa e realmente uso em ferida, ela da uma nodia e confome coloca na ferida ela fica preta. Sempre tive bons resultados com ela, inclusive a dor da ferida diminui rapidamente. ❤

    ResponderExcluir
  19. Terminei de lê uma matéria dizendo que serve para emagrecer e não deixa pelanca no YouTube gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
  20. Será que pode ferver pra passar

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Meu vizinho estava com o seu cachorro com um grande caroço em seu pescoço por dentro da garganta ele estava quase morto teve a ideia de dar a seiva misturada em água,o cachorro vomitou o caroço e está bem melhor nunca vi nada igual gostaria de saber científicamente,na verdade os médicos preferem que as pessoas fiquem doentes para ficar fazendo tratamento desnecessário e ganhando o dinheiro do povo sem fazer nada moro na roça e te digo tem plantas milagrosa no nosso meio e nos não sabemos pois os cientistas tem medo que nos possamos descobrir ,tem mais de 6 anos que eu não pego gripe pois tomo suco de acerola direito agradeço a Deus por plantas maravilhosa que tem na natureza ,e muitas nos não sabemos

    ResponderExcluir
  23. sim, ótima como cicatrizante, a semente é usada apenas uma pela metade, ou seja a metade de uma semente... É muito tóxica, eu creio que quem ficou intoxicado deve ter usado as três sementes que dá nela, ou duas ou até mesmo uma inteira.. tem que pesquisar muito antes de usar... as plantas são curativas mas se usadas em excesso pode ser fatal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que aqui você esteja se referindo a castanha e não à planta,(usada como cicatrizante). A castanha conhecida popularmente como cutiera é usada para problemas de intestino preso enquanto que a seiva desta planta citada no post é utilizada como cicatrizante. De qualquer forma obrigado pelo comentário.

      Excluir
  24. Essa planta é bastante usada como cicatrizante, mas antes de usar é recomendado fazer um teste passando um pouquinho na pele para ver se tem irritação, tenho um amigo que usa duas gotas no leite para curar úlcera gástrica mas não recomendo pois é tóxico o fluido das folhas, ele apresentou melhora. Bom eu tenho ela em casa e uso em mim externamente e ajuda.

    ResponderExcluir
  25. A Prof. Telma, da UFMG, publicou um livro entitulado "Plantas medicinais mineiras", que pode ser encontrado e baixado com facilidade, e la essa planta aparece catalogada como "Bálsamo", exatamente indicada para o uso relatado pelos populares na matéria.

    ResponderExcluir
  26. Olá. Nao me admira o instituto desconhecer as propriedades desta planta. No Brasil pesquisadores ignoram o simples, o conhecimento popular e passa anos procurando pelo em ovo, por isso somos atrasados em muitas pesquisas e tratamentos. É excelente para utilizarmos em arranhões, acidentes com cortes e até para o estômago (algumas gotas misturadas a agua). Na pele, arde um pouco como aplicamos mas em compensação não inflama a ferida. O conhecimento popular é nossa maior certeza, é laboratório vivido.

    ResponderExcluir
  27. Na casa da minha mãe tem, e chamamos de Balsamo de árvore. Ela é cicatrizante sim, e excelente, inclusive já tomei gotinhas da seiva para tratamento de esofagite em apenas 07 dias e não tinha mais nada.
    É um santo remédio.

    ResponderExcluir
  28. Tenho conhecimento de relatos que cura o cancer. Médico ficou assustado quando viu resultado. Foi tomado 30 gotas misturado em água por um período de 3 meses. Alguém a comentar sobre outros conhecimentos.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...