Pular para o conteúdo principal

>Pato ou formiga

O pato é uma ave que pertence à família Anatidae. Os patos selvagens são encontrados em todo o mundo. Mas existe um casal de pato muito especial. (Depois eu conto!) Há relatos de que antes mesmo dos portugueses colonizarem o Brasil, efetivamente, índios já domesticavam a ave, mas assim como a vaca, o cavalo, a galinha e outros animais domésticos, alguns exemplares de patos foram trazidos ao Brasil pelos portugueses nas primeiras embarcações.

O pato tem uma boa longevidade, podendo viver até 15 anos, é um animal de dupla aptidão, ou seja, usado na produção de ovos e carnes. A pata chega a pôr 100 ovos ao ano e são maiores que os ovos de galinha, além disso, vivem em regime de semiaberto e não tem uma alimentação restrita, comendo caracóis, rações, ervas etc. Chegam a pesar até 6 quilos. Mas essa introdução é para falar de pessoas, pessoas que a gente conhece e nunca mais esquece.

Em 2014 tive a oportunidade de conhecer, durante uma semana de estudos em Campinas, SP um casal muito simpático, alegre e bem-humorado. Um homem valoroso, um daqueles ‘irmãos em cristo’ quando você encontra não tem tristeza. Brincalhão, sempre diz: _”somos o casal de patos”, quando se apresenta pela primeira vez. Brincalhão como é, se apresenta com sua esposa como o casal de patos, uma pessoa amável ele e sua esposa.

Já escrevi uma história sobre um casal de formiga, não poderia deixar de escrever sobre o casal de patos. Essa história na verdade surgiu, por que o casal mora na cidade de Patos, interior do Estado da Paraíba. Ao amigo e irmão Luciano e sua esposa, servos fieis na Igreja de Cristo que se reúne na cidade de Patos PB.  São pessoas que poderiam se apresentar como casal de qualquer ave, peru, avestruz, ganso, não importa, o que importa mesmo é que por onde passa deixam amigos que não consegue jamais se esquecer de vocês.

Curiosidades: O pato é a única ave capaz de voar, nadar e andar razoavelmente.  Sei que pela sua capacidade, esforço você também consegue se sair bem em qualquer situação com a ajuda de Deus. Além disso, o pato é o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. Possui perfeito senso de direção e comunidade.

 

(a) J Araújo


Comentários

  1. Achei inteligente o trocadilho do "casal de Patos" e gostei de saber "Curiosidades" sobre os patos (eu só achava 'decorativo'...).
    Gostei muito desta postagem, Araújo.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, seu texto como sempre é interessante senão porque não dizer divertido também, eu respeito todos os seres viventes acho as aves lindas, mas tenho muito medo delas, eu me assustei quando criança me deixaram crescer e envelhecer com tal medo. Mas que os patos são bonitos isso são mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, eu já havia escrito mas o programa pediu login, a gente nunca escreve igual a mesmo história, eu dizia que tenho medo de aves, embora admire e respeite, seu texto é sempre informativo e até mesmo divertido, parabens.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ficar a saber um pouco mais sobre estes simpáticos bichinhos... os patos!...
    E já agora, fiquei com curiosidade em saber como serão designados os habitantes de Patos... serão patuscos?... :-))
    Não sabia que havia uma cidade assim chamada... bem... ontem também passei por uma, com um nome bem invulgar... Carne Assada! Acredita?
    Um post com um toque de humor... e que serviu de pretexto para homenagear seus amigos...
    Um grande abraço! Desejando uma óptima semana...
    Ana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões roubam noss os, porém a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando nossos sonhos. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mesmo mais um ano no calendário.  Mas na verdade não é este o assunto principal a ser tratado aqui neste texto. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e dos jornalistas, ( para...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...