.


26 de outubro de 2008

> Araponga - MG

Área 304,421
km²População 8.296 hab.
Imagens/J. Araújo
Estava eu de viagem na região e tive a grata surpresa, ao perceber a maturidade e conscientização política dos habitantes da Zona Rural nas eleições municipais deste ano! O que antes não tinha a menor importância hoje é tratado com seriedade. A população se envolveu no processo político eleitoral de tal maneira, que em cada casa visitada você deparava com cartazes nas estradas, nas entradas dos sítios e fazendas e até mesmo em portas e janelas, o que antes era improvável.
Infelizmente lá também houve o lado sombrio das eleições com acusações de ambas as partes concorrentes ao pleito com queima de veículos e tentativa de agressões físicas desnecessárias. No dia da eleição tudo correu normal com todos os eleitores podendo exercer o seu direito de escolha. A Justiça Eleitoral, como não poderia deixar de ser, disponibilizou transporte para todo o eleitorado da zona rural.

18 de outubro de 2008

> Viçosa-MG

Imagens/J. Araújo Prédio da Prefeitura Municipal.
Praça em frente a Prefeitura.

17 de outubro de 2008

>Café do Brasil

Imagens/J. AraújoA região de Araponga produz um dos melhores café do Brasil. Aqui, funcionários da usina de torrefação ensacando e pesando o produto para ser transportado. Enquanto o produtor, meu irmão, este sem camisa confere os detalhes.
Eu, de férias na região,( na farra do café),resolvi mostrar minhas habilidades; torrar o produto de forma bem artesanal como nos velhos tempos. Tem que saber dar o ponto exato, para que tenhamos um café com sabor,  preservando suas características.
Veja imagens abaixo.

16 de outubro de 2008

>Jequeri » História

Imagens/J. Araújo

O município está localizado na Microrregião 188, Mata de Ponte Nova, tem clima mesotérmico, caracterizado por verões quentes e úmidos. A economia se baseia na agricultura, com a produção de arroz, milho, feijão, cana-de-açúcar, café e frutas, além da pecuária de corte. A cidade se desenvolve mais na área favorável, à margem esquerda do Rio Casca, que corta o município no sentido Sul/Norte. Está distante de Belo Horizonte 235 quilômetros. Sua origem está na formação do antigo povoado de Santana do Jequeri, na margem esquerda do rio Casca, por volta de 1848. Os primeiros moradores eram fazendeiros que foram para a região atraídos pela fertilidade da terra. Segundo a tradição, o nome do local foi inspirado num antigo morador, o velho Miguel Jequeri. Santana do Jequeri tornou-se distrito em 1855 e teve sua denominação reduzida para Jequeri. Sua emancipação ocorreu em 1923. Diz uma lenda que o município se acabará em areia, devido a praga de um padre, insatisfeito com um habitante do local que cortou o rabo de seu burro.
Fonte: Secretaria da Cultura em 01/10/1999
Geografia
latitude: 20º27´20"S
longitude: 42º39´56"W
área: 548km²
altitude: 412 m
Fonte: BIM IBGE 2000

14 de outubro de 2008

>Guiricema - MG

Imagens/ J. Araújo
Imagem: Arquivo pessoal
» História
No início do século XIX, um ex-militar português, o furriel José de Lucas Pereira dos Santos, chegou a cidade de Campos, no Rio de Janeiro, de onde, posteriormente, teria vindo para a Zona da Mata mineira. Por volta de 1810, quando passou pelo lugar onde hoje está Guiricema, atraído pela terra fértil às margens do rio dos Bagres, instalou-se ali com sua família e escravos. Em 1825, tendo falecido sua esposa, o fazendeiro doou parte de suas terras em louvor a Nossa Senhora da Encarnação, criando, assim, um lugar santo para sepultar o corpo da falecida. 11 anos mais tarde, foi erguida no local uma capela dedicada a Nossa Senhora da Encarnação dos Bagres, dando início ao povoado. Em 1838, o Arraial dos Bagres torna-se Capelânia. Foi elevado a distrito dos Bagres em 1851. Em 1911, o nome foi mudado para Guiricema, que significa "grande quantidade de bagres". A emancipação deu-se em 1938.
Imagem: Arquivo pessoal

Fonte: Secretaria da Cultura em : 01/10/1999
Abaixo igreja na praça central da cidade às 6h005 da manhã.Vista parcial da principal rua da cidade

Arquivo pessoal
Em minhas andanças em setembro próximo passado, acabei errando o caminho e veja só, fomos parar em Guiricema-MG, eu, minha esposa e meu irmão e esposa. Já muito cansado da viagem dirigindo durante todo o dia mais de dez horas, resolvi pernoitar na cidade, onde durante o jantar no restaurante do hotel conheci essa figura simpática e acabamos nos tornando amigos, o Sr. José Barbosa, (foto) sitiante, conhecido de todos não somente na cidade mas em toda a região segundo ele.
Imagem: Arquivo pessoal
Valeu errar o caminho!

13 de outubro de 2008

>Município de Sericita - MG

Prefeitura Municipal
Sericite (do latim sericus, sedoso) é uma mica de grão fino, também conhecido na região popularmente como malacacheta. Sericita, antigo distrito criado em 1900 ou 1901, a data é imprecisa, com a denominação Santana da Pedra Bonita (até 1923, de 1923 a 1943: Itaporanga), que significa "pedra bonita", através da junção dos termos itá (pedra) e porang (bonito) era subordinado ao município de Abre Campo, tornou-se município pela lei estadual nº 2764 de 30 de dezembro de 1962. 

Fundação: 1962
Altitude: 772 mts
População: 6.505 habitantes
Area Total> 167,1 km2
Densidade demografica: 38,93 hab/km2
CEP: 35368-000
DDD: 031
Acima rua principal
Vista parcial da região



12 de outubro de 2008

>De encher os olhos

Imagem/ J. AraújoVista parcial da região de Araponga - MG. Grande produtora de café e gado. O muncípio é sede do (PESB) Parque Estadual Serra do Brigadeiro. No fundo o Pico do Boné.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...