Pular para o conteúdo principal

Araponga, MG seu povo e sua cultura




Imagens: J Araújo
O município de Araponga, uma das principais portas de entrada para o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, localizado na Zona da Mata Mineira, cujo Território Rural da Serra abrange os municípios de Sericita, Pedra Bonita, Divino, Fervedouro, Muriaé, Rosário de Limeira e Ervália. A maioria desses municípios tem sua economia baseada na cafeicultura, sendo essa a principal fonte de renda da maior parte da população.

É uma das maiores regiões produtoras de café arábica, (bebida fina) do estado. Também é uma das regiões com um grande potencial turístico. Principalmente, o turismo ecológico que está sendo divulgado e implementado com o projeto boas práticas para o Turismo de Base Comunitária”, que propõe para os municípios participantes a valorização de seu potencial natural e de seu povo através de sua cultura, mostrada através histórias e causos abrangendo o modo de fazer e saberes da região.

Licor de café
Visitei a Casa da Cultura em Araponga, onde fui recebido pelo Jurandir, um dos descendentes dos Índios Puris que habitavam a região. É uma das pessoas que procura de todas as formas manterem viva nossas raízes através dos costumes locais. Podemos ainda adquirir no local o artesanato feito da casca de café onde está sendo desenvolvidas novas técnicas de produção, ainda tem o licor de café, produto artesanal de excelente qualidade.

E foi através desse projeto que hoje na região envoltória do parque tem várias opções de pousadas nas sedes dos sítios e fazendas onde aqueles que não conhecem como funciona a vida no campo podem participar ativamente de todas as atividades convivendo com pessoas  simples do campo que através de suas atividades agrícolas participam do desenvolvimento do município oferecendo seus produtos e gerando riqueza para o Brasil que muitos preferem, ou esquecem de conhecer.

Àqueles que tiveram a brilhante ideia de colocar em prática o Turismo de Base Comunitária nossos parabéns. Esperamos que o próximo prefeito eleito que toma posse em 1º de janeiro, dê o apoio necessário ao referido projeto. Não moro mais na região, mas sou filho dessa terra que me viu crescer. Por tudo isso, no mínimo, uma vez ao ano retorno a minha terra natal.
Texto: J Araújo

Baseado em informações do "Catálogo de Produtos do Turismo Comunitário"

Comentários

  1. É isso amigo Araujo, o bom filho sempre à casa retorna, memso que seja a passeio. Um abraço. Parabéns por divulgar a tua terra.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui a Minas, Minas vem a mim! :-)
    Belo trabalho esse seu.
    Grata bela visita.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Amigo,

    Quando for à Muriaé irei visitar Arapongas, que meu filho mais velho conhece e aprecia.Sou também apreciadora de um bom café e por aqui(região serrana do Rio),isto é bem difícil.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Olá J. Araújo.
    Eu que sou camponesa nata, sou fã de toda cultura que leva à lembrança e a longevidade os costumes da vida no campo.
    Chamou-me a atenção também no seu texto, o nome da cidade: ARAPONGA,temos aqui no Paraná uma linda cidade por nome ARAPONGAS, que tem suas ruas o nome de pássaros.
    Eu já conhecia seu blog, mas por falta de tempo estava ausente mas estou aqui e deixo o meu abraço.
    Sua amiga
    Ivany

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  6. Araujo,

    Legal o texto, e o progresso chegando aos campos.

    sonia.

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo e expressivo texto, meu amigo; gostei muito. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o seu blogue.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Lindo e muito interessante. Também eu gostava de conhecer Minas. Abraços
    Voltarei

    ResponderExcluir
  10. alguem tem informacoes sobre os Indios Puris ? aonde ste no Xingu Amazonia /
    e encontram hoje em minas ou somen

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões que roubam noss os sonhos sabe que a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando não somente os sonhos mas nosso dinheiro mesmo. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mais um ano no calendário.  Na verdade não é este o assunto principal a ser tratado. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é este o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e...