Pular para o conteúdo principal

>Doenças do esgoto

Imagem da webUma noticia, não sei se assustadora ou triste; assisti a alguns dias uma reportagem, (Jornal da Globo), que discutia a questão do sistema de tratamento de água e esgoto no país. Dizia a reportagem que a falta de saneamento afeta também a economia. De acordo com os pesquisadores. Isso ocorre porque os trabalhadores que moram em áreas sem rede de esgoto ficam mais doentes, faltam mais ao trabalho e, por isso, têm produtividade menor

Também, estudo da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, mostra que doenças provocadas pela falta de saneamento básico prejudicam o desenvolvimento cerebral e a inteligência do ser humano.

Aí eu fiquei pensando, deve ser verdade, no grande numero de cabeças cheias de ‘esgoto’ soltas por ai não é dificil acreditar está. Fiquei mais pensativo e preocupado ao mesmo tempo. De repente fiquei um pouco aliviado, acredito que estou livre desse mal.

Tenho absoluta certeza que não entrou esgoto em minha cabeça; sabe por quê? Só se entrou depois de velho, quando eu estava dormindo porque tive a felicidade, posso dizer de boca cheia, não nasci na cidade. Nasci no campo, antigamente por onde se olhava era floresta pura bebia água limpa mesmo não sendo índio. Até que índio está na moda; vocês não perceberam; índio agora é o vice de um dos candidatos a Presidente da República. Ufa!

Comentários

  1. Realmente o saneamento básico deveria ter melhor destaque nas Campanhas politicas, principalmente um plano que funcionasse...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Respeitem o ar puro que temos,respeitem o Mundo, porque esta sera a nossa unica morada em terra e nao podemos fazer malas e mudar.
    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  3. Há cada tempo, principalmente nas campanhas políticas, falam em saneamento básico. Também vi em telejornal, uma cidade em que caminhão tanque leva água todos os dias de manhã. Agua que tem que dar para tudo: beber, cozinhar, lavar roupas, limpar as casas, tomar banho... se der. O que não dá para fazer hoje fica para amanhã, contrariando a conhecida frase vice=versa. Vamos esperar o caminhão volta...

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Saneamento básico, mental, político ... é sempre algo necessário...kkk. E penso que a consciência da importância da relação entre a ecologia e a sociologia, uma atuando e influenciando decisivamente sobre a outra, deve ser levada mais a sério pela humanidade.
    Se fosse criado um outro Prêmio Nobel, além dos que já existem, eu daria o neme? Prêmio Nobel do Meio ambiente, ou algo do tipo.
    Legal o post! Boa Noite!
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Pois é, meu amigo... o saneamento básico deveria ser mesmo básico, de base, na plataforma de qualquer governo, mas cadê??? Fica só nas promessas eleitoreiras.
    Que sorte a sua de ter nascido no campo, não? Além do ar e da água puros, ainde pôde crescer em liberdade, como diria Casimiro de Abreu: "Livre filho das montanhas...", das doces montanhas de Minas.
    m abraço

    ResponderExcluir
  6. É Araújo, a falta de saneamento básico é um problemão. Me criei no campo, já morei em grandes centros, e hoje em dia voltei a morar no campo, é a melhor coisa.
    Nosso país não tem saneamento, isto é uma vergonha. Nossas praias nordestinas recebem tantos turistas estrangeiros e brasileiros. E se tu fores verificar os grandes e famosos hotéis destas prais, verá que nenhum tem o saneamento adequado. Todo o esgoto vai para o mar.
    Mas o problema são nossos governantes, os nossos representantes, não fazem nada para o povo ou para o ambiente; fazem apenas para eles mesmos.

    Abraço Araújo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões roubam noss os, porém a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando nossos sonhos. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mesmo mais um ano no calendário.  Mas na verdade não é este o assunto principal a ser tratado aqui neste texto. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e dos jornalistas, ( para...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...