Pular para o conteúdo principal

>A importância do professor

Estava eu estacionado em uma determinada rua aguardando meu filho, quando do outro lado, ouvi o som que saia de uma caixa onde o narrador dizia que havia feito uma ampla “pesquisa” para saber a importância do professor na vida de cada um de nós, mas principalmente nas profissões escolhidas.

Imagina o comerciante, se não tivesse frequentado a escola. Como ele poderia tocar o seu negocio, fazer cálculos. Dividir lucros, prejuízos e ainda por cima planejar como seu estabelecimento poderá gerar empregos para aqueles que queiram trabalhar, e claro, como ele, também deve ter estudado e, para isso tiveram a ajuda de algum professor.

E o raciocínio dele era mais ou menos esse: se não fosse o professor, não tínhamos os médicos para se formar é preciso primeiro passar por vários professores; e a partir daí estão aptos a salvar vidas. O engenheiro responsável por grandes obras no mínimo passaram pelas escolas, e faculdades, e naturalmente pelos ensinamentos dos professores.

O dentista, que deixa o sorriso das pessoas que os procura bem mais bonito, tratando seus dentes. Imaginam vocês quantas horas de aula teve que frequentar para que chegasse a esse ponto. Com certeza, esses profissionais tiveram o auxilio de professores. Por aí podemos ver a importância do professor nas profissões escolhidas.


Um importante conferencista estava dando uma palestra sobre a importância do professor em nossas vidas e enumerou e ilustrou essa importância. Imagina, para se chegar a Presidência da República o quanto o candidato teve de estudar! Como ele estava falado para um auditório lotado, alguém levantou e disse: Pois é, mas tivemos um presidente que não frequentou nenhuma escola, nem falar direito ele sabia! O palestrante se recompôs por alguns segundos e respondeu: é verdade, o senhor tem toda razão, acho que exagerei na minha pesquisa!

Comentários

  1. Ótima crônica,amigo!Todos deveriam dar o real valor a nós professores,super desvalorizados em um país que nos desrespeita,avilta e a cada dia,mais achata os nossos salários.
    E quanto ao presidente,com certeza teve uma professorinha em sua vida,mesmo não tendo chance de fazer uma faculdade.

    Bjssss e um lindo domingo,
    Leninha

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Araújo. Uma crônica super interessante. Mas precisava lembrar do ex-presidente? Já estava até me sentindo valorizada rsrs. Neste país a missão de Educação está longe de ser reconhecida. O que é uma lástima. Show o seu texto. Parabéns!
    Um ótimo restinho de domingo pra você.
    Um carinhoso abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Postagem divulgada no portal teia.
    até mais

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo e oportuno texto, meu amigo! Como o professor é desvalorizado neste país que despreza a educação!
    Nós, professores, somos verdadeiros atores em salas de aula onde tudo falta. O salário deixa qualquer ascensorista do congresso com vontade de chorar.É a nossa realidade! O que fazer, se abraçamos tão nobre profissão e por opção?!Quando recorremos não somos ouvidos. O poderoso manda e a gente se cala.(veja a greve dos professores no estado da Bahia?)
    Em nosso país, analfabeto vota em analfabeto e tudo vira pizza depois.
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

    ResponderExcluir
  6. J. Araujo

    Uma linda crônica. E você fez me lembrar do diálogo que li um dia pesquisando no google.

    "Pai explicando política ao filho"

    Pergunta antes:
    - Filho o que você vai ser quando crescer?

    - Presidente da República, pai.

    - Puxa, filho que legal mas, por quê?

    - Pra não precisar estudar
    ............
    e assim vai.

    Uma linda semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Caro Araujo,

    Estava analisando seu texto, mas hoje em dia professor não é tudo isso não, com esse plano de cargo que tem na nossa Prefeitura, está lotado de professores substitutos porque aqueles que deveriam estar na sala de aula, estão fazendo cursos e mais cursos porque é a categoria mais privilegiada

    Apresenta titulo de ensino medio ou superior, e tem seu aumento salarial imediato,em torno de 10 a 15%.

    Enquanto isso, o professor substituto vai "quebrando o galho" nas classes, repleta de alunos bagunceiros que não querem aprender nada.

    Pode estar certo que essas categorias que voce mencionou vem de famílias que puderam pagar boas escolas desde o ensino fundamental, excesso RARÍSSIMAS EXCESSÕES.

    Um curso superior, de Direito, Odontologia, Medicina, são os mais caros, impossível de nós pobres trabalhadores explorados por um Governo que vive dos nossos impostos pagar Universidade.

    Nós, temos que nos virar com as DICAS DO SEBRAE.

    Em boa hora, pesquisa o SEBRAE e faz um texto, ainda tem muita gente que nada sabe sobre o SEBRAE.

    BJ SONIA.

    ResponderExcluir
  8. Olá Araújo! Fora a piada, a realidade deveria ser diferente mesmo e os anos de escola deveriam deixar as pessoas melhores. Os professores, muitos deles, são apenas carreiristas e trabalham, muitas vezes, pelo salário apenas. Pena que há poucos que se interessam pela formação das pessoas, aquela que as transformam em cidadãos conscientes e não-alienados. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego me

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi pérola.  Antigamente quando se queria  desqualificar  algum produto dizia

São Paulo x Minas Gerais e o acordo de cavalheiros

São Paulo e Minas Gerais, em outros tempos tinha um acordo de cavalheiro onde os dois estados revezavam o comando do país. Aquele período ficou conhecido como a política do "café com leite". Nas próximas eleições presidenciais teremos, com certeza, uma disputa interna dentro do PSDB entre os governadores José Serra de São Paulo e Aécio Neves de Minas Gerais. Nenhum dos dois admite o fato abertamente, mas são candidatíssimos ao Palácio do Planalto. O Presidente Lula tem a vantagem da máquina administrativa nas mãos e saiu na frente; há muito tempo vem fazendo campanha para eleger sua candidata, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Enquanto isso, muita água vai rolar.   Na briga da maré contra o rochedo, a ministra que esteve no olho do furacão com o caso da investigação do filho do Senador José Sarney, olha o nome do Sarney aí de novo, a ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira, tentou de todas as formas provar que teve um encontro com a ministra, mas não