Pular para o conteúdo principal

>Turismo

A estrada de ferro Vitoria a Minas (EFVM) tem 905 km de extensão e é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil.

São 2 trens de passageiros circulando diariamente  o único que circula diariamente no Brasil e liga duas importantes capitais brasileiras: Vitoria - ES e Belo Horizonte - MG.
 
Em funcionamento desde 1907, o serviço incentiva o turismo e transporta cerca de um milhão de passageiros por ano com segurança e conforto. O trajeto percorre regiões de belas paisagens e importância histórica, passando por cidades coloniais às margens do Rio Piracicaba e Rio Doce, em Minas Gerais, até chegar às praias do Espírito Santo. A viagem de 664 km dura aproximadamente 13 horas.
Trem sobre a ponte
Um trem parte de Vitória às 7 horas da manhã e chega a Belo Horizonte por volta de 19 horas e 40 minutos. O outro trem parte de Belo Horizonte às 7 horas e 30 minutos e chega a Vitória as 20 e 10 minutos.

O trem conta com 3 vagões-restaurantes, 32 carros na classe econômica e 10 na classe executiva. Na  executiva tem ar condicionado e serviço de bordo.
Croqui da rota do trem Vitória Minas
Imagem J Araújo
O preço da passagem de Belo Horizonte para Vitória na classe executiva custava R$ 82,00* já na classe econômica R$ 54,00* cada passagem, (preço de maio de 2012).

As passagens devem ser adquiridas diretamente nas estações de trem e a venda dos bilhetes pode ser feita até com 30 dias de antecedência. As passagens costumam esgotar rapidamente, principalmente nos finais de semana e feriados

*Os preços  citados acima estão atualizados, de acordo com a Vale,  podem sofrer reajuste anual.
Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone: 0800 285 7000.

Fonte: turismoevariedade e Vale

Comentários

  1. Por que não incrementar esse transporte no Brasil? Não é falta de vontade política?!
    Morei em uma cidade no interior da Bahia que era servida pelo transporte ferroviário. Era uma cidade pequena, mas próspera. Resolveram acabar com o transporte ferroviário, prometendo transporte mais ágil e eficiente. Nada aconteceu e a cidade entrou em decadência e até hoje não se recuperou.
    "O Brasil dá pena" como diz o Rubi.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Araujo,

    O trem me lembra os bons tempos de criança que eu vinha de minha cidade natal até Campinas, outra vezes ia para São Paulo na inesquecível LITORINA

    Se eu estivesse bem de saude até iria curtir essa aventura do trem de BH.

    sonia.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fiz essa viagem, mas fiz um passeio turístico pela "Serra Verde Express" - pelo caminho "Trem das montanhas" de Vitória a Domingos Martins. O passeio é belíssimo! Eles possuem outras linhas no Brasil, pelo Pantanal e duas linhas no Paraná.
    Nunca tinha viajado de trem e adorei o passeio. Dizem que o passeio de Curitiba-Morretes é bem legal!!
    Bom saber que existem essas possibilidades para viajar! Obrigada pela informação!

    ResponderExcluir
  4. Pois é amigo sou de Itabira de onde parte o trem com toda produção e a gente fazia esta viagem para Vitoria.Belas lembranças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões roubam noss os, porém a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando nossos sonhos. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mesmo mais um ano no calendário.  Mas na verdade não é este o assunto principal a ser tratado aqui neste texto. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e dos jornalistas, ( para...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...