Pular para o conteúdo principal

Supremo Tribunal Federal perde a oportunidade de se mostrar coerente.

Imagem: Deputado Federal Filipe Barros
Nos últimos dias uma notícia voltou a agitar os meios de comunicação, a Polícia Federal pediu abertura de inquérito para investigar a suposta participação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), na venda de sentenças judiciais.

Pelo corporativismo já demonstrado naquele reduto de deuses, a maioria dos brasileiros já tinha quase certeza que seria negada tal autorização, o que se confirmou por decisão do ministro Edson Fachin.

Pode parecer piada, mas a investigação precisa de autorização da própria Corte para ser iniciada e isso é quase impossível de um dia acontecer é claro que não autorizariam um dos seus pares ser investigado. STF perde a oportunidade de se mostrar coerente.

Perderam com isso uma boa oportunidade de redenção com o povo brasileiro que cada dia acredita menos nos membros do STF. Com a negativa continua e até cresce cada vez mais a desconfiança do povo.

O ministro, Dias Toffoli, foi citado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral em depoimento válido por um acordo de delação premiada, chancelada pelo próprio Edison Fachin.

O ex-governador alegou que o ministro recebeu R$ 4 milhões em propina para favorecer dois prefeitos do Rio em processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado atuou na Corte eleitoral entre 2012 e 2016.

Não sabemos até quando isso vai continuar. Estamos no Brasil e aqui tudo é possível. Esta corte a qual fazem parte estes ministros, quando não existe leis eles dão um jeito de mostrar quem são eles na ordem do dia.

                                                                  Imagem: Deputado Federal Filipe Barros 

O Brasil não é para amadores. O ministro Edison Fachin, voltou atrás em sua decisão e autorizou a Polícia Federal a dar continuidade as investigações para apurar denúncia do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que acusa o ministro de receber mais de R$ 4 milhões para livrar dois prefeitos acusados.

Talvez a decisão favorável para continuidade das investigações tenha sido o efeito ainda mais negativo aos olhos da sociedade que praticamente não acredita mais no STF, como já disse anteriormente já foi uma das instituições mais respeitada do Brasil. Ainda nos resta a esperança.

"Quando a política penetra no recinto dos tribunais, a justiça se retira por alguma porta".

François Guizot

(a) J Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego me

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi pérola.  Antigamente quando se queria  desqualificar  algum produto dizia

São Paulo x Minas Gerais e o acordo de cavalheiros

São Paulo e Minas Gerais, em outros tempos tinha um acordo de cavalheiro onde os dois estados revezavam o comando do país. Aquele período ficou conhecido como a política do "café com leite". Nas próximas eleições presidenciais teremos, com certeza, uma disputa interna dentro do PSDB entre os governadores José Serra de São Paulo e Aécio Neves de Minas Gerais. Nenhum dos dois admite o fato abertamente, mas são candidatíssimos ao Palácio do Planalto. O Presidente Lula tem a vantagem da máquina administrativa nas mãos e saiu na frente; há muito tempo vem fazendo campanha para eleger sua candidata, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Enquanto isso, muita água vai rolar.   Na briga da maré contra o rochedo, a ministra que esteve no olho do furacão com o caso da investigação do filho do Senador José Sarney, olha o nome do Sarney aí de novo, a ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira, tentou de todas as formas provar que teve um encontro com a ministra, mas não