Pular para o conteúdo principal

Segundo o ministro Gilmar Mendes, o STF está preparado

 Foto: Reprodução/Cleriston Cunha no Facebook

O ministro Gilmar Mendes diz que STF está preparado para enfrentar as “investidas inconstitucionais” do Poder Legislativo. Fiquei imaginando deve ser por meio das armas que o STF está adquirindo com recursos dos contribuintes, o próprio ministro talvez se esqueça que a côrte é regida por leis que passam pelo parlamento que tem legitimidade para elaboração delas, pois, os representantes que lá se encontram foram eleitos pelo povo, ao contrário dos ministros que são indicações políticas. 

Talvez o Brasil seja o único país do mundo onde ministros da Suprema Côrte, palpite na política e muitos deles fazem isso descaradamente e nada acontece, mesmo tendo regras que proíbem veementemente tais práticas. Mas isso é o de menos.

O STF nos últimos anos, para ser mais exato, nos últimos quatro anos em que o presidente da República era Jair Messias Bolsonaro, o que mais fez os ministros da Suprema Côrte, foi passar por cima das leis e 'xerife mor' era o ministro Alexandre de Moraes. Isso ficou patente em vários casos que se arrastam nos dias de hoje. Um deles foi a prisão do deputado federal Daniel Silveira, por causa das críticas proferidas ao STF especialmente alguns de seus membros.

Isso foi simplesmente a ponta de um iceberg. A Côrte pela lei somente age provocada por meio da PGR e não é isso que temos visto nos últimos anos. O STF é a instância máxima da justiça brasileira e além dela não tem a quem recorrer e somente casos de fórum privilegiado vai direto para aquela côrte, mas tudo isso é coisa do passado. Agora tudo mudou.

Temos um Supremo que por meio do ministro Alexandre de Moraes, que: abre processo, investiga, prende e condena e não existe a quem recorrer a não ser no próprio local que te condenou. A última que deveria se debitada na conta do ministro Alexandre de Moraes é a morte de Cleriston Pereira Cunha, 46 anos (Clesão) preso acusado de atos antidemocráticos no fatídico 08 de janeiro de 2023. Usando da sua condição de relator do caso não atendeu pedido da PGR para soltura do mesmo por problemas de saúde. Enquanto uma vida é perdida por negligência o sr Alexandre de Moraes, sai totalmente impune. 

Atualizado às 10:01hs do dia 24/11/2023

Parece que o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, acordou para a realidade e começou a responder a altura intromissões de alguns ministros nos trabalhos daquela casa de leis. Não está fazendo mais do que o seu dever constitucional e isso já era para ter sido feito há muito tempo.

O senador mineiro defendeu que o Supremo é passível de alterações. “Ninguém e nenhuma instituição tem o monopólio da defesa da democracia no Brasil. Porque aqui desse púlpito do Senado, eu como presidente defendo o STF, a Justiça Federal, as urnas eletrônicas, os ministros, a democracia do nosso país. [...] Mas isso não significa que as instituições sejam imutáveis e intocáveis em razão de suas atribuições”, destacou.

 A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.” Rui Barbosa

Abaixo o video em que o ministro faz seu desabafo

https://youtu.be/visElFfeY9A?si=nRaSrgWNZOeFXQSb


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego me

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi pérola.  Antigamente quando se queria  desqualificar  algum produto dizia

São Paulo x Minas Gerais e o acordo de cavalheiros

São Paulo e Minas Gerais, em outros tempos tinha um acordo de cavalheiro onde os dois estados revezavam o comando do país. Aquele período ficou conhecido como a política do "café com leite". Nas próximas eleições presidenciais teremos, com certeza, uma disputa interna dentro do PSDB entre os governadores José Serra de São Paulo e Aécio Neves de Minas Gerais. Nenhum dos dois admite o fato abertamente, mas são candidatíssimos ao Palácio do Planalto. O Presidente Lula tem a vantagem da máquina administrativa nas mãos e saiu na frente; há muito tempo vem fazendo campanha para eleger sua candidata, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Enquanto isso, muita água vai rolar.   Na briga da maré contra o rochedo, a ministra que esteve no olho do furacão com o caso da investigação do filho do Senador José Sarney, olha o nome do Sarney aí de novo, a ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira, tentou de todas as formas provar que teve um encontro com a ministra, mas não