Pular para o conteúdo principal

O trabalho cansativo do pica-pau para construir seu ninho

Presentes no mundo todo, os pica-paus são conhecidos pelo tamborilar incessante sobre o tronco das árvores. Eles conseguem bicar a madeira até 22 vezes por segundo, de modo que, a cada golpe, seu bico sofre uma desaceleração que equivale a mais de mil vezes a força da gravidade. Isso é possível graças às estruturas únicas de seu corpo, que permitem a ave suportar grandes pancadas sem sofrer danos cerebrais.

 

A força gravitacional que incide sobre os pica-paus a cada concussão é cerca de 12 vezes superior à suportada por humanos. A estrutura óssea que protege seu cérebro, além do bico forte, mas flexível são alguns dos atributos que tornam o animal tão resistente aos choques.

 

Entre a mandíbula e o crânio da ave há uma estrutura esponjosa que absorve o impacto das batidas, impedindo o vai e vem do cérebro, o que previne possíveis lesões. Trata-se do hióide, um osso de formação circular que contorna o cérebro e atua como um cinto de proteção na cabeça do animal.

O corpo dos pica-paus é completamente adaptado ao hábito de bicar troncos. Até seus ouvidos possuem uma membrana mais espessa para conter a pressão. A prática serve para encontrar alimento, para ajudar os indivíduos a se comunicarem, demarcarem território e até atraírem parceiros sexuais.

Enquanto bate na madeira, a ave percorre o tronco das árvores em posição vertical, o que também é bastante curioso. Os pica-paus conseguem ficar nessa posição por causa das patas fortes – que permitem eles se agarrarem aos troncos – e das penas rígidas da cauda. Elas ajudam o animal na escalada e servem de apoio, mantendo o corpo equilibrado.

Alimentação e reprodução

Além de absorver o impacto das batidas, os bicos dos pica-paus agem como uma sonda, em que o animal detecta a presença de comida dentro dos ocos das árvores. Quando encontra uma presa, ele lança sua língua comprida e cheia de farpas na cavidade, apanhando larvas e insetos. Dessa forma, eles também contribuem para a saúde das árvores.

Apesar de ser insetívoro, o animal pode complementar sua dieta com frutas, sementes e ovos de outras aves. Nas mesmas cavidades em que encontram alimento podem estabelecer morada e construir ninhos. Árvores secas e mortas frequentemente viram abrigos para pica-paus.

Os buracos escavados por eles ainda servem de casa para periquitos, araçaris e pequenos mamíferos. Na temporada reprodutiva, algumas espécies realizam diferentes cerimonias de cortejo e de disputa entre machos. Fonte: www.amda.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego me

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi pérola.  Antigamente quando se queria  desqualificar  algum produto dizia

São Paulo x Minas Gerais e o acordo de cavalheiros

São Paulo e Minas Gerais, em outros tempos tinha um acordo de cavalheiro onde os dois estados revezavam o comando do país. Aquele período ficou conhecido como a política do "café com leite". Nas próximas eleições presidenciais teremos, com certeza, uma disputa interna dentro do PSDB entre os governadores José Serra de São Paulo e Aécio Neves de Minas Gerais. Nenhum dos dois admite o fato abertamente, mas são candidatíssimos ao Palácio do Planalto. O Presidente Lula tem a vantagem da máquina administrativa nas mãos e saiu na frente; há muito tempo vem fazendo campanha para eleger sua candidata, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Enquanto isso, muita água vai rolar.   Na briga da maré contra o rochedo, a ministra que esteve no olho do furacão com o caso da investigação do filho do Senador José Sarney, olha o nome do Sarney aí de novo, a ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira, tentou de todas as formas provar que teve um encontro com a ministra, mas não