Pular para o conteúdo principal

Mineiros poderão viajar para as pra capixabas em trem noturno

FOTO: DIVULGAÇÃO VALE
POR CELSO MARTINS

Nas férias de janeiro um segundo horário partirá de Belo Horizonte e de Vitória. Os mineiros que lotam as praias do Espírito Santo no verão e feriados prolongados poderão embarcar em um trem noturno rumo ao Espírito Santo a partir de janeiro de 2026. O trem que liga Belo Horizonte ao município de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória, é o único do Brasil de transporte de passageiros com circulação diária.

Todos os dias um trem parte às 7 horas da capital mineira e no mesmo horário um outro sai da estação de Pedro Nolasco, em Cariacica. São cerca de 70 mil pessoas que viajam por mês entre os dois estados  no trem Vitória-Minas , como é conhecido. Na alta temporada, que inclui dezembro, janeiro e julho, o número de passageiros chega a 100 mil pessoas por mês.

A partir de janeiro de 2026 um segundo trem em cada sentido entrará em circulação para atender a demanda de viagens nesta época do ano. Segundo o Sindicato dos Ferroviários de Minas Gerais e do Espírito Santo, os trens serão noturnos, mas os horários ainda não foram definidos pela Vale. As passagens dos novos horários serão vendidas a partir de 15 de novembro.

VIAGEM DURA 13 HORAS
O trem Vitória-Minas é gerenciado pela Vale. A empresa confirmou o segundo horário partindo de Minas Gerais e do Espírito Santo nos meses de janeiro e julho.  Os novos horários fazem parte do novo contrato de concessão da ferrovia que a Vale está negociando com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O trem percorre 664 km entre Minas Gerais e o Espírito Santo em uma viagem que dura cerca de 13 horas. São 30 estações de embarque e desembarque nos dois estados. O trem Vitíria-Minas tem vagões executivos e econômicos, todos com ar condicionado.
CONFIRA AS CIDADES POR ONDE O TREM PASSA
Veja o mapa
REPRODUÇÃO SITE DA VALE
O TREM PASSA POR 42 CIDADES
SERVIÇO DE BORDO
Além do serviço de bordo com lanches e bebidas que são vendidos, o trem conta com um vagão restaurante onde os passageiros podem almoçar ou tomar um café da manhã apreciando as paisagens. A composição tem ainda um vagão exclusivo para cadeirantes equipado, também equipado com ar-condicionado.

As passagens na classe executiva custam de Belo Horizonte até Cariacica R$ 116. Na classe econômica o passageiro vai pagar pelo trajeto completo R$ 81. Esses são os mesmos valores para embarque em Cariacica.

A Vale garante em cada viagem uma gratuidade para idosos com mais de 60 anos com renda de até dois salários mínimos. Cada pessoa pode levar gratuitamente uma mala pesando até 32 quilos e uma bolsa de mão.

Comentários

  1. Boa ideia da Vale. O trem de Minas. Na minha cidade (Itabira) ele parte todas as manhãs e facilita a vida dos conterraneos. OS trens estão modernos e com acessibilidade garantida para os cadeirantes. Boa postagem amigo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões roubam noss os, porém a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando nossos sonhos. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mesmo mais um ano no calendário.  Mas na verdade não é este o assunto principal a ser tratado aqui neste texto. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e dos jornalistas, ( para...