![]() |
FOTO: DIVULGAÇÃO VALE |
Nas férias de janeiro um segundo horário partirá de Belo Horizonte e de Vitória. Os mineiros que lotam as praias do Espírito Santo no verão e feriados prolongados poderão embarcar em um trem noturno rumo ao Espírito Santo a partir de janeiro de 2026. O trem que liga Belo Horizonte ao município de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória, é o único do Brasil de transporte de passageiros com circulação diária.
Todos os dias um trem parte às 7 horas da capital mineira e no mesmo horário um outro sai da estação de Pedro Nolasco, em Cariacica. São cerca de 70 mil pessoas que viajam por mês entre os dois estados no trem Vitória-Minas , como é conhecido. Na alta temporada, que inclui dezembro, janeiro e julho, o número de passageiros chega a 100 mil pessoas por mês.
A partir de janeiro de 2026 um segundo trem em cada sentido entrará em circulação para atender a demanda de viagens nesta época do ano. Segundo o Sindicato dos Ferroviários de Minas Gerais e do Espírito Santo, os trens serão noturnos, mas os horários ainda não foram definidos pela Vale. As passagens dos novos horários serão vendidas a partir de 15 de novembro.
VIAGEM DURA 13 HORAS
O trem Vitória-Minas é gerenciado pela Vale. A empresa confirmou o segundo horário partindo de Minas Gerais e do Espírito Santo nos meses de janeiro e julho. Os novos horários fazem parte do novo contrato de concessão da ferrovia que a Vale está negociando com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O trem percorre 664 km entre Minas Gerais e o Espírito Santo em uma viagem que dura cerca de 13 horas. São 30 estações de embarque e desembarque nos dois estados. O trem Vitíria-Minas tem vagões executivos e econômicos, todos com ar condicionado.
CONFIRA AS CIDADES POR ONDE O TREM PASSAVeja o mapa
REPRODUÇÃO SITE DA VALE
O TREM PASSA POR 42 CIDADES
SERVIÇO DE BORDO
Além do serviço de bordo com lanches e bebidas que são vendidos, o trem conta com um vagão restaurante onde os passageiros podem almoçar ou tomar um café da manhã apreciando as paisagens. A composição tem ainda um vagão exclusivo para cadeirantes equipado, também equipado com ar-condicionado.
As passagens na classe executiva custam de Belo Horizonte até Cariacica R$ 116. Na classe econômica o passageiro vai pagar pelo trajeto completo R$ 81. Esses são os mesmos valores para embarque em Cariacica.
A Vale garante em cada viagem uma gratuidade para idosos com mais de 60 anos com renda de até dois salários mínimos. Cada pessoa pode levar gratuitamente uma mala pesando até 32 quilos e uma bolsa de mão.
Boa ideia da Vale. O trem de Minas. Na minha cidade (Itabira) ele parte todas as manhãs e facilita a vida dos conterraneos. OS trens estão modernos e com acessibilidade garantida para os cadeirantes. Boa postagem amigo.
ResponderExcluirAbraços