Outro dia, entrei em um supermercado para comprar orégano e adquiri uma
embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g, ao
preço de R$ 1,99. Normalmente esse tipo de
produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 a 10
gramas.
Cheguei em casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que
estava pagando R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso? Agora,
com mais este exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com
a sensação que as indústrias se utilizam "espertamente" desse
procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção
real do valor que está pagando pelos produtos.
Acho que todos os fabricantes e comerciantes deveriam ser
obrigados por lei (mais uma?) a estamparem em locais visíveis, os valores em
kg, em metro, em litro etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens
inferiores aos seus padrões de referências.
Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a
percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e
comerciantes em seus produtos. VEJAM O ABSURDO: Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro? Resposta: TINTA DE IMPRESSORA! VOCÊ JÁ TINHA FEITO O
CÁLCULO? Veja o que estão fazendo conosco.
Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama
mais. Há não muito tempo atrás, as impressoras eram caras e barulhentas. Com as
impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram
descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade
das novas máquinas.
Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes:
oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e
mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode
custar mais do que a própria impressora. Olhe só o cúmulo: pode acontecer de
compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartucho.
Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por
aproximadamente R$170,00. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido) fica em
torno de R$ 130,00. Daí, você vende a sua
impressora seminova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para vender rápido).
Junta mais R$ 80, 00, e compra uma nova impressora
e com cartuchos originais de fábrica.
Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro
por ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá
passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço). Um cartucho HP,
com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a
Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29.
Só acrescentando: as
impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão
vindo somente com 5 ml de tinta! A Lexmark vende um cartucho para a linha de
impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00.
Fazendo as contas: R$ 75,00 ÷ 5.5ml = R$ 13,63 o ml. > R$ 13,63 X 1000 ml = R$ 13.636,00 Veja só: R$ 13.636,00, por um litro de tinta
colorida. Com este valor, podemos comprar, aproximadamente: - 300 gramas de OURO; - 3 TVs de Plasma de 42’; - 1 UNO Mille 2003; - 45 impressoras que utilizam este cartucho; - 4 notebooks; - 8 Micros Intel com 256 MB. Ou seja, um assalto!
Ficou indignado? Então, repasse este TEXTO adiante,
pois os fabricantes alegam que o povo não reclama de nada. Tenho uma amiga do Blog, diz resolver nada a gente reclamar, mas prefiro continuar, nem vou Levitar em Brancas Nuvens dizer reclamando, mas apontando falhas. Quem sabe
um dia. . .
(a) J Araújo