Pular para o conteúdo principal

Lei Rouanet, a maioria dos brasileiros não sabiam como funcionava o sistema de incentivo à cultura

Opinião: Por J Araújo
A lei Rouaet Lei nº 8.313/91, mais conhecida como Lei Rouanet oficialmente 
Lei de Incentivo à Cultura foi promulgada no dia 23 de dezembro de 1991. Também ficou conhecida por lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, seu criador e secretário de cultura da Presidência da República no governo Collor). As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é o exercício dos direitos culturais e o livre acesso às fontes de cultura com ênfase na promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.

Com o tempo essa lei passou a 'sustentar'  artistas que apresentava um projeto e saia pelo Brasil em turnês cobrando ingressos com preços exorbitantes onde somente a elite tinha condições de frequentar a finalidade já não estava atendendo o público de baixa renda. A lei causava um grande impacto nas finanças do governo e estava sendo usada como moeda de troca para a maioria dos artistas.


Quando o então candidato a presidente Jair Messias Bolsonaro, desponta com a proposta de rever esses repasses a chiadeira foi geral e surgiu no meio da classe artística a campanha 'Ele não! Que não teve o efeito desejado e o candidato saiu vencedor com mais de 57 milhões de votos.

Lei Rouanet, a maioria dos brasileiros não sabiam como funcionava o sistema de incentivo à cultura funcionava, quando descobriram ficaram estarrecidos e deram toda razão ao presidente quando o mesmo disse que a lei e os critérios de distribuição de recursos precisavam ser revistos. Isso causou uma enxurrada de críticas por parte daqueles que sempre se beneficiavam, Confesso que não sabia como funcionava. Quantas vezes tive o desejo de assistir determinados shows e peças teatrais, porém os valores estavam fora do meu alcance. 

Depois descobri como funcionava por meio da transparência com que o presidente mostrou as peças e shows que não consegui pagar eram apresentadas com o incentivo da Lei Rouanet. Há alguns dias deparei com um pequeno texto que dizia mais ou menos assim:

No Brasil, artistas pensam que são pessoas importantes...e são como todos os demais profissionais em suas área de atuação. A diferença e que os outros profissionais  estamos sempre precisando deles em nosso dia a dia. Assim como eu você já deve ter precisado de alguns desses profissionais: médicos, dentistas, pedreiros, mecânicos, encanadores, professores, do agricultor todos os dias, esse nem se fala. Nunca precisei de um artista para sobreviver e, acredito que você também; vivo sem eles tranquilamente. Isso ficou provado nesse um ano e meio de pandemia. 

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), conhecido como Lei Rouanet. A norma, publicada no dia (27) de julho de 2021, no Diário Oficial da União, e incentiva o desenvolvimento de projetos culturais no país capitalizando e distribuindo recursos para o setor cultural. “Assinamos o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura. O instrumento objetiva uma gestão eficiente, com controle de prestação de contas — e traz inédita valorização de Belas Artes e Arte Sacra".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões que roubam noss os sonhos sabe que a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando não somente os sonhos mas nosso dinheiro mesmo. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mais um ano no calendário.  Na verdade não é este o assunto principal a ser tratado. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é este o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e...