Pular para o conteúdo principal

A REVOLUÇÃO DAS URNAS NAS ELEIÇÕES DE 2026

Imagem ilustrativa 
A arma usada foi o título de eleitor!

Toda revolução tem uma arma. Em 2026, no Brasil, a arma do cidadão tem nome, número e um poder que muita gente ainda não aprendeu a usar: o título de eleitor!

Não foi preciso pegar em fuzil, levantar barricadas ou derramar sangue. A arma estava na carteira, guardada na gaveta ou na tela do celular. 

E a munição não era de chumbo: era o voto!
Na democracia, o povo não precisa derrubar a porta do palácio para mostrar sua força. Precisa entender que é o próprio povo quem, pelo voto, escolhe quem terá a chave do poder.

E aqui começa a conversa séria! O brasileiro acorda cedo, pega ônibus lotado, enfrenta fila no posto de saúde, paga imposto até quando compra um pacote de arroz e faz malabarismo para esticar o salário até o fim do mês. Enquanto isso, a política toma decisões que mexem diretamente com a sua vida.

Depois, quando alguém pergunta sobre política, ainda aparece quem diga: “Não quero saber disso!”

Como não quer saber? Você pode não gostar de política, mas a política não deixa de gostar do seu dinheiro! Ela está no imposto que você paga, no serviço público que recebe e nas oportunidades que seus filhos terão.

Acorda, Brasil!
O voto não é favor que o político faz ao eleitor. É o eleitor que concede a alguém a oportunidade de exercer um mandato. 

Político não é dono do cargo, não é rei, não é senhor da vida do povo. É representante, e representante tem obrigação de prestar contas!

Chega de tratar candidato como ídolo de futebol. Político não é santo, não é parente e muito menos dono da verdade. 

Não importa a cor da bandeira, o tamanho do comício ou o volume do discurso. Promessa bonita não enche panela, discurso inflamado não paga conta e fotografia com candidato não melhora a vida de ninguém.

O que vale é proposta, compromisso, histórico e resultado. É preciso perguntar, comparar, investigar e cobrar. 

Quem pede o voto precisa explicar o que pretende fazer. Quem recebe o mandato precisa mostrar o que fez com ele.

E tem mais: não adianta reclamar do preço das coisas, da falta de atendimento, da violência ou da corrupção e depois escolher sem pensar, apenas porque alguém mandou, porque a família sempre votou assim ou porque o candidato prometeu uma vantagem.

O voto é seu! A consciência também!
Ninguém tem o direito de comprar sua dignidade por uma cesta básica, um favor, uma promessa de emprego ou qualquer vantagem. 

O voto não pode ser mercadoria, porque o futuro de uma comunidade vale muito mais do que qualquer benefício passageiro.

Mas não vamos cair em outra conversa fiada: votar não resolve tudo de uma hora para outra. A urna não faz milagre, não conserta sozinha um país e não transforma candidato em bom governante. 

O voto abre a porta; a fiscalização impede que o eleito pense que pode fazer o que quiser.
A revolução de verdade começa na urna, mas não termina na apuração!

Depois da eleição, o cidadão precisa continuar de olho. Tem que acompanhar as decisões, fiscalizar o dinheiro público, cobrar promessas e denunciar irregularidades pelos canais legais. 

Porque o político que pede humildemente o voto e depois se esconde do povo precisa ser lembrado de uma coisa: o mandato tem prazo, e a memória do eleitor não deveria ter amnésia!

Em 2026, a grande questão não é apenas quem ganhou ou quem perdeu. É saber se o eleitor compreendeu o tamanho da responsabilidade que carrega nas mãos.

Porque, quando o povo vota sem pensar, outros pensam por ele. Quando o povo se cala, os interesses particulares encontram espaço. 

Mas quando o cidadão se informa, participa e cobra, a democracia deixa de ser apenas uma palavra bonita nos discursos.

E que ninguém confunda essa revolução com violência. A força do eleitor está no exercício livre do voto, no respeito às regras democráticas e na coragem de exigir responsabilidade de quem governa.

No fim, a mensagem é simples, direta e popular:
O título de eleitor pode ser pequeno, mas o poder que representa é enorme.

O político pode ter gabinete, assessores, carro oficial e microfone. Mas, numa eleição, quem decide é o eleitor. E nenhum mandato transforma um representante em dono do povo.

Por isso, meu amigo, minha amiga, não entregue sua consciência de bandeja. Não venda seu futuro por migalhas. Não terceirize sua opinião. 

Pesquise, compare, vote livremente e cobre depois.
Porque o Brasil não precisa de eleitor que bata palma para tudo. 

Precisa de cidadão que saiba dizer sim quando concorda e não quando é preciso.

A arma usada foi o título de eleitor. A munição foi o voto. E a força dessa revolução está na consciência de cada brasileiro!

Que os poderosos nunca se esqueçam: o povo não existe para servir aos políticos. Os políticos é que recebem do povo a responsabilidade de servir à sociedade.

A urna não tem partido. O voto não tem dono. E a consciência do cidadão não está à venda!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell  Sinon. Nomes comuns cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de-gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento.  Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado.  Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego medicinal como purgante e energético e, industrialmente substitui o óleo de linhaça para pi...

Retrospectiva 2010

Imagens/google Meus amigos, minhas amigas. Conseguimos chegar ao final de mais um ano, isso quer dizer que bem ou mal atravessamos os doze meses do ano, uns bem, outros nem tanto! Mas o certo é que chegamos. Com certeza deixamos de fazer muitas coisas que gostaríamos de ter feito e não foi possível fazer; algumas fizemos errado, o tempo não volta atrás, é implacável. Geralmente nessa época, as pessoas mesmo inconscientes acabam fechadas para balanço, é hora de rever os erros e acertos durante essa corrida e ver o que pode ser melhorado no próximo ano. É sempre assim! O ano foi cheio de acontecimentos trágicos; as enchentes que mataram centenas de pessoas em várias regiões do país; em Alagoas foram 36 mortes e 76 desaparecidos; em Pernambuco foram 17 mortes; no Rio de janeiro, segundo o Corpo de Bombeiros do Estado, 120 pessoas teriam morrido em decorrência das enchentes. São Luiz do Paraitinga, no Estado de São Paulo foi arrasado, causando um prejuízo de grandes proporções. O mundo, a...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...