.


3 de fevereiro de 2017

Aprender pelos exemplos dos outros

Um bom professor de matemática não somente fala como solucionar os exercícios dados por ele como também é normal mostrar aos alunos alguns exemplos para reforçar as instruções verbais. Pelo exemplo dos outros, uma criancinha aprende andar, falar e colocar o garfo na própria boca vendo como os adultos fazem e também pelo que são estimuladas a fazer. 

Aprende chutar uma bola ou fazer carinho numa boneca. Mesmo se ninguém falasse, os exemplos seriam suficientes para aprender muitas coisas importantes na vida.
Exemplos servem para nos instruir sobre a vontade de Deus. Jesus demonstrou a humildade e o serviço e disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15). Paulo, em sua primeira carta aos corintos disse: “Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores. (1 Coríntios 4:16). Porque Paulo foi um exemplo de servidão a Deus.

Até exemplos negativos servem para nos instruir. Paulo cita os erros dos israelitas no deserto e diz: “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles fizeram” (1 Coríntios 10:6). 

Uma pessoa que chega perto de um precipício pode aprender da placa que adverte sobre o risco de cair (aprender por ouvir), ou pode aprender do exemplo de alguém que continuou adiante e caiu (aprender pelo exemplo dos outros). Fica a lição de seguir exemplos bons ou ruins.
(a) J Araújo

Um comentário:

  1. As aprendizagens mais dolorosas, são sempre, à nossa própria custa... mas a grande maioria das pessoas, nunca se gosta de rever nos exemplos dos outros... até lhes acontecer o mesmo... numa grande parte das vezes...
    O ser humano, é complicado...
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog.

Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém, se mantém o direito de não publicar opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O blog, Serra de Minas, poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...