.


30 de maio de 2011

>Marcados para morrer

Imagem/google
A morte de trabalhadores rurais e ambientalistas no Estado do Pará mostra a incompetência governo federal e do governo paraense que ignoraram os apelos dos ameaçados e da CPT (comissão Pastoral da Terra) para proteger essas pessoas  que lutam para preservação da Floresta Amazônica.

Isso já vem acontecendo há muitas anos e na semana passada não foi diferente. A omissão teve como conseqüência a execução do casal José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ambientalistas que tombaram terça-feira passada(24/05) em uma estrada de terra que leva à reserva extrativista Praia Alta Piranheira, no município de Nova Ipixuna.  

Imagem/google
Em 2005, a freira Dorothy Stang (foto abaixo) foi executada por pistoleiros a mando de fazendeiros de Anapu, também no Pará, porque lutava por projeto de desenvolvimento sustentável e contra contrabandistas de madeira.

Seu nome também constava na lista de marcados para morrer, elaborada pela CPT em 2004. Como se vê nada mudou e as pessoas que tentam defender a floresta vão morrendo como moscas sem os governos tomar uma atitude. A justiça pouco ou nada faz, até porque além de lenta mais que tartaruga os bandidos e ladrões de madeiras contam com as brechas existentes para ficar impunes pelos crimes praticados.
Imagem/google

Têm ainda a corrupção de muitos funcionários do IBAMA, (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), aqueles mesmos que deveriam cuidar da fiscalização. Os donos de  madeireiras, a maioria deles deita e rola nessa terra sem lei. Enquanto o governo faz de conta que está tudo bem, e a justiça continuar dormindo, aqueles que defendem o meio ambiente estão morrendo.

Segundo consta existia uma lista com 30 nomes para ser executados e o nome de José Cláudio e sua esposa constava dela de marcados para morrer desde 2001, como aponta a coordenação nacional da CPT. Em todo o País, a CPT listou 125 ameaçados de morte por conflitos no campo em 2010.

Até quando o país vai conviver com essa matança desenfreada e os culpados permanecem soltos com seus cadernos de anotações com nomes de pessoas como  se fossem porcos. Enquanto isso nossos deputados e senadores dormem em berço esplêndido.

Depois de tudo isso o melhor é  rir (clic)

3 comentários:

  1. É uma pena que isto aconteça! Sempre vi com maus olhos quem destroi a Natureza, muito menos a floresta Amazónica que depois de fazer um estudo sobre ela aprendi a ama-la! Para quando um governo que defenda o habitat natural e a terra de quem quer viver em paz?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sabe? Quando acontecem estas coisas, absurdas não consigo entender alguns seres humanos.
    Humanos?
    Será?
    E a lista é imensa e que Deus tome conta.

    Um abraço amigo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Estou conhecendo seu blog hoje realmente é muito triste o descaso nesse Pais .
    A todo instante vemos um verdadeiro terror nesse Pais mais infelizmente o Mundo esta tudo assim meu amigo.
    Tenho muita vontade de conhecer B.H
    mais quando vejo tantos acidentes é de perder a coragem.
    Tenho muitas amizades em BH gostaria muito de um encontro com minhas lindas amizades blogueiras.
    Gostei muito do seu blog e musica..
    Um feliz Domingo,,Evanir.
    Estou seguindo seu blog..

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...