![]() |
Imagem: web |
Esta expressão "quinto dos infernos" surgiu, carinhosamente, (estou sendo sarcástico) em Portugal para se referir ao Brasil, por causa do imposto que a Coroa portuguesa cobrava nas minas de ouro do país, principalmente em Ouro Preto, MG.
A explicação que se dá é que o imposto era de 20% de todo ouro explorado, o que corresponde a um quinto. O navio que vinha de Portugal recolher o imposto era chamado de "nau dos quintos". Esse navio além do imposto, a "nau dos quintos", também levava exilados para o Brasil.
Diz ainda, como o Brasil era um lugar desconhecido e muito longe localizado em outro continente, os europeus diziam que quem embarcava no navio ia para o "quinto dos infernos".
Esse imposto era tão odiado pelo povo brasileiro que a expressão se tornou sinônimo de coisa ruim e assim a expressão "quinto dos infernos" é usada ate hoje para amaldiçoar alguém, mandar alguém para longe, ou para se referir a um lugar distante.
A pergunta que não quer calar é:
_ Você alguma vez já mandou alguém para o "Quinto dos Infernos" em um momento de raiva?
Como podemos ver a origem dessa expressão é antiga, dos tempos em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Além de buscar o tributo, a embarcação também levava exilados para o Brasil.
Naquela época, as viagens eram demoradas com uma duração de vários dias e o país era apenas um lugar longe e desconhecido. Por isso, os europeus diziam que quem embarcava no navio ia ao "quinto dos infernos". "
Comentários
Postar um comentário
Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.