.

Seguidores

1 de julho de 2009

> Receita ecologicamente correta para matar formigas,

Como todos nós sabemos as formigas é um terror nas plantações. Quem já não teve alguma planta cortada pelas formigas. Sua roseira estava linda à tarde, (não somente as roseiras, mas varias outros arbustos são muito apreciados) no outro dia você levanta e leva aquele susto, só encontra os tocos. Foram as formigas que detonaram tudo. Ai você resolve colocar veneno para acabar procura uma casa especializada na venda de produtos agropecuários, até aí nada demais, o problema é: você pode até acabar com as formigas, mas vai prejudicar o meio. Já que o meio ambiente está pedindo socorro vou dar uma dica que pode ser muito útil para quem tem algum problema com as formigas cortadeiras.

Receita: Farinha de pão, (isso mesmo, farinha de pão, você não leu errado não), pegue aquele pão que você esqueceu, rale no ralador de queijo mesmo, umedeça com vinagre, amasse bem, faça pequenas bolinhas e coloque no caminho das formigas. Não guarde a massa pronta de um dia para outro para não estragar.

Repita a operação quantas vezes forem necessárias. Ai você pergunta: o que tenha a ver bolinha de pão feita com vinagre. Explico, tem tudo a ver. Como sabemos as formigas se alimenta de fungos, quando elas recolhem as bolinhas de pão com vinagre para a colônia acaba por contaminá-la com o pão que já contem fermento mais a reação do vinagre. Com isso toda a colônia é dizimada sem prejudicar outros animais e pássaros que por ventura venha a comer as bolinhas. Pense nisso. A natureza agradece.

Tem mais: algumas espécies de formigas protegem determinadas plantas, espantando animais herbívoros, em troca de alimento e moradia. O problema é o desequilíbrio ecológico. Se elas estiverem impedindo o desenvolvimento da horta ou jardim, há receitas caseiras para combatê-las. O importante é não usar produto tóxico. Cultivar gergelim bravo próximo ao formigueiro é uma boa dica para eliminar o inseto voraz. Também dá para, simplesmente, espalhar sementes desta planta no caminho das formigas.

Mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas é outra boa saída. Elas também fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-índia e alho. Amarrar na planta um saquinho de gaze, ou outro tecido, cheio de pimenta vermelha, também é um jeitinho muito usado.

Se as formigas estão atacando suas árvores, a dica é enrolar uma faixa melada com graxa ao redor dos troncos. Será um obstáculo intransponível. Em vez da faixa, dá para usar uma lata, com graxa na parte interna. Se o problema for formigas na cozinha, é simples espantá-las. Coloque um pouco de enxofre num saquinho de pano e deixe nas gavetas e prateleiras. Há quem prefira manter um ramo de salsa num copo com água. 

17 comentários:

  1. Meu amigo, obrigada por me autorizar a postagem , achei maravlhosa, amo teu Blog, sempre nos trazendo informações.
    Ah !! Amei aquele da resposta q vc disse q escreveu outro dia , postarei junto,....depois veja la, ....ok
    Muita paz e luz!!!
    Beijos
    Mary

    ResponderExcluir
  2. Detesto matar seja o que for....mesmo que nao goste das formigas.

    Venho lhe desejar um bom fim de semana e deixar mil beijos sem morte de nada hiihih
    Rachel

    ResponderExcluir
  3. olá tudo bem ?
    há muito tempo eu comecei a acompanhar seu blogger porém não mandei mensagem nehuma porém pela primeira vez eu faço um comentário ...eu estudo agronomia e ainda por cima Tenho um amor imenso por Minas Gerias...
    Eu gosto muito de história de formigas conhecer mais e já tinha visto na Tv uma reportegem parecido com essa postagem ..interessante....!
    Boa semana !!!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ Jota!
    ADOREI O POST!
    BOAS ENERGIAS
    UM BEIJÃO

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo. Muito interessante esta receita para acabar com aquelas criaturinhas que dizimam várias culturas. Eu usava um produto quimico que inibia a decomposição das folhas, fazendo com que as "diabinhas" morresem de inanição. Vou colocar em prática esta receita.
    Retorno um outro dia comentando o resultado.
    Richard M. Costa

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Passei para deixar um grande abraço,pelo dia de hoje,embora todos os dias são dias especiais para os amigos de verdade.
    Boas energias
    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  7. gostei muito da dica sobre as formigas, aqui na minha chacara tem muitas,e fico com medo de colocar veneno pois tenho muitos gatos, abraços.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia meu amigo,
    primeiramente vim agradecer sua visita e o carinhoso comentário deixado em meu blog ok?

    Estou passando exatamente por este problema aqui em casa. Tenho uma roseira que é meu xodó, mas infelizmente de uma hora para outra as saúvas simplesmente detonaram a bichinha.
    Fiquei muito triste. Agora estou vendo algumas mudinhas nascendo novamente e irei ficar de olho. Se essas danadas voltarem a atacar eu vou colocar em prática a sua dica.
    Um grande beijo e serei mais uma seguidora deste excelente espaço!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem como "eliminar formigas". Outro dia também coloquei esse dilema no meu blog, pois as danadinhas invadiram a minha cozinha e até hoje não sei o que fazer. Vou fazer essa receita e ver se funciona, pois aqui em casa está insuportável!!
    Obrigada amigo e ótima semana p/vc!!

    ResponderExcluir
  10. Eu moro em apartamento e não tenho roseiras, e elas aparecem em determinadas épocas (aquelas bem pequeninhas que faz cosquinha na gente), aí eu faço um spray com óleo de cravo da índia e borrifo no caminho delas.

    ResponderExcluir
  11. Estou com problemas no meu jardim, estas formigas estão acabando com minhas roseiras.Vou seguir sua dica. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela receita para acabar com as formigas.Já tinha usado todos os produtos químicos imagináveis e não conseguia acabar com elas.É o desequilíbrio ecológico fazendo efeito!Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela receita vou coloca-la em pratica pois tenho 4 cães e não posso usar qualquer tipo de inseticidapois eles ficam soltos.Tomara que resolva o problema pois não aguento mais ver minhas rosas só no caule.

    ResponderExcluir
  14. as minhas formigas adoraram essa receita,não deu certo repeti a dose depois ralei 3 paes com vinagre e coloquei em toda a planta e em volta do vaso e elas comeram tudo e ainda cintinuaram comendo a minha roseira,tô braba!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Evelyn, o resultado não aparece de imediato, demora bastante dias para ser percebido.

    Até porque, todo o material levado para dentro do formigueiro precisa entrar em decomposição e o processo é lento. Você é a primeira pessoa a reclamar da receita. Fiz várias experiências antes de divulgar o resultado.

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde! Olá,gostei da dica! Eu só queria fazer uma observação ao dono do Blog,sobre a escrita que está na foto,não dá para enxergar e entender.Espero que mude,abraços.Meu email: abueno21@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Mauro - obrigado pela receita, vou experimentar hoje. Gostaria de saber como eliminar ratos que ficam tentando entrar no galinheiro.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...