Pular para o conteúdo principal

O que você acha? Brasil decide matar 500 búfalos invasores na Amazônia

 

ICMBio testa abate de búfalos invasores no Vale do Guaporé para proteger cervo do pantanal e buritizais em reserva amazônica ameaçada.

O abate de búfalos selvagens tem sido discutido e, em parte, autorizado para a Reserva Biológica do Guaporé, em Rondônia, que faz parte da Amazônia Legal, devido aos graves danos ambientais que esses animais causam. 

A situação no estado do Amazonas pode ter semelhanças, mas as notícias recentes se concentram principalmente em Rondônia. 

Espécie Exótica Invasora é (originários da Ásia) foram introduzidos na região do Vale do Guaporé na década de 1950 para pecuária, posteriormente, se tornaram selvagens após fazendas serem abandonadas.

Os danos ambientais, a superpopulação de mais de 5.000 búfalos, sem predadores naturais, está compactando o solo, alterando o curso de vários rios e transformando áreas antes alagadas em "desertos de lama seca", impactando a fauna e flora nativas, como o cervo e a onça.

A logística e o manejo é muito  difícil porque o acesso à área isolada e à natureza agressiva dos animais selvagens,  dificulta cada vez mais os métodos tradicionais de manejo ou remoção viva da espécie se torna inviáveis. 

As decisõs mais recentes veio por meio de uma decisão legal do Ministério Público Federal (MPF) que exigiu uma solução para o desequilíbrio ambiental causado pelos animais  levando o governo de Rondônia e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a considerarem a erradicação dos mesmos.

Para o plano de abate foi criada uma lei que foi sancionada em Rondônia autorizando a eliminação do rebanho de búfalos selvagens.  Recentemente (notícias de 2025), o Brasil decidiu iniciar um plano piloto para abater 500 dos 5.000 búfalos para testar a logística e o impacto na fauna nativa, com monitoramento por câmeras. 

A carne dos animais não pode ser destinada ao consumo humano devido à ausência de acompanhamento sanitário e vacinação, segundo as autoridades. Portanto, o abate é uma medida de controle populacional de espécie exótica invasora autorizada judicialmente e por lei estadual em Rondônia, visando a preservação da biodiversidade da Reserva Biológica do Guaporé. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões que roubam noss os sonhos sabe que a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando não somente os sonhos mas nosso dinheiro mesmo. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mais um ano no calendário.  Na verdade não é este o assunto principal a ser tratado. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é este o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e...