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| Imagem: Arteris |
Na última quinta-feira, (11) na B3 Bolsa de Valores de São Paulo, acontece o leilão da BR 381, Rodovia Fernão Dias Dias e ao término a empresa vencedora foi a Motiva. Dessa forma os motoristas que utilizam a rodovia terão uma nova administradora nos próximos anos.A Motiva vencedora do leilão da BR-381 será a responsável pela rodovia até 2040, assumindo a missão de modernizar um dos trajetos mais movimentados do país. A expectativa é de que a vencedora assuma a concessão no primeiro semestre de 2026.
A empresa garantiu a concessão ao oferecer a menor tarifa de pedágio entre as concorrentes (R$ 2,70) e agora terá que investir R$ 14,8 bilhões nos próximos 10 anos, em obras de duplicação, melhorias e ampliação da via. O leilão foi realizado nesta quinta-feira (11), na B3, em São Paulo.
O governo federal optou por realizar um novo leilão em vez de renovar o contrato da Arteris, permitindo a entrada de novos grupos e adotando um modelo considerado mais simples e atrativo para o mercado.
A empresa garantiu a concessão ao oferecer a menor tarifa de pedágio entre as concorrentes (R$ 2,70) e agora terá que investir R$ 14,8 bilhões nos próximos 10 anos, em obras de duplicação, melhorias e ampliação da via. O leilão foi realizado nesta quinta-feira (11), na B3, em São Paulo.
A Fernão Dias liga São Paulo a Belo Horizonte, corta 33 municípios e recebe cerca de 250 mil veículos por dia. A disputa foi definida pelo maior desconto na tarifa básica: a Motiva apresentou deságio de 17,05%, superando o Consórcio Infraestrutura MG e a atual concessionária, Arteris, que não ofereceu desconto.
Entre as obras previstas estão novas faixas adicionais, túneis, passarelas, áreas de escape, passagens de fauna e melhorias no asfalto. Segundo a Motiva, só a recuperação estrutural do pavimento deve receber R$ 5 bilhões.
O governo federal optou por realizar um novo leilão em vez de renovar o contrato da Arteris, permitindo a entrada de novos grupos e adotando um modelo considerado mais simples e atrativo para o mercado.
O edital da Fernão Dias prevê:
• 108 km de faixas adicionais;
• 14 km de vias marginais;
• 9 km de correções de traçado;
• 29 passarelas;
• 17 interseções otimizadas;
• 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs)
• melhorias de acesso;
• passagens de fauna;
• áreas de escape;
• túneis.
• 108 km de faixas adicionais;
• 14 km de vias marginais;
• 9 km de correções de traçado;
• 29 passarelas;
• 17 interseções otimizadas;
• 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs)
• melhorias de acesso;
• passagens de fauna;
• áreas de escape;
• túneis.

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