.


21 de abril de 2011

>O coelho e a onça

Estive de férias; viajei para  as serras de minas. A história a seguir foi escrita pelo meu sobrinho, aluno de uma escola rural no município de Sericita - MG. Achei interessante e resolvi publicá-la.
Aguarde! tenho muito material para ser mostrado.
O coelho e a onça (Cleidivaldo 8 anos, 3ª serie)

Era uma vez um coelho, um macaco e uma onça que vivia correndo pela floresta, eles estava com muito medo, porque o homem estava colocando fogo na mata. Eles se encontraram com um veado e esse perguntou: vocês estão com sede? Eles responderam que sim!

Nós estamos com muita sede; vamos procurar água porque não agüentamos mais. Eles foram andando até encontrar um pequeno poço, é ali disse o coelho, vocês topam me ajudar a construir um grande poço para todos nós? Quem não ajudar não vai poder  beber da água. A onça respondeu:  pois, eu não ajudo e bebo da água do mesmo jeito. O coelho muito teimoso lhe disse: eu te mato se você beber. Naquele momento a onça se rolou no barro e bebeu da água do poço.

O coelho ficou com muita raiva e fez uma armadilha com um boneco de cera e colocou na beira do poço, a onça com muita sede pensou: como vou fazer para matar minha sede? Já sei, vou molhar e enrolar nas folhas e parar perto do poço. Porém, lá na beirada estava o boneco de cera feito pelo coelho. E a onça com muito medo lhe disse: que bichinho feio, sai daí! Vou te dar uma tapa e deu, mas agarrou a mão no boneco de cera; larga minha mão porque senão vou te dar outra tapa e deu, mas ficou com a outra pata presa.

O coelho estava bem escondido dando risada saiu do mato e disse: bem feito, você disse que eu não te pegava, mas te peguei. Agora vou fazer uma grande festa, vou chamar todos os bichos. Fez o convite e todos toparam ir e fizeram uma grande fogueira para assar a onça, ela com muito medo e preocupada pensou: como vou fazer para sair dessa. 

Já sei, vou mandar que todos cantem. Você tem que cantar e bater palmas para a festa ficar melhor. Ela começa e pedir que todos os bichos a ajudassem. E começou.
*Bicharada não me enrola 
*vocês todos batem palmas
*e a onça vai embora

Sempre gritando; bate palma seo coelho. O coelho respondeu: como vou bater palma se estou segurando seu rabo. A onça lhe disse: pode me largar eu não vou fugir porque esta festa está linda, mas você vai ter que bater palma também; assim o coelho falou: Oba! Seo coelho, pode ficar por aí, estou feliz e já vou embora...
Escola Municipal João José de Santana

3 comentários:

  1. feliz pascoa!!

    .
    .... /` \ .. /` \
    ... (/\···\-/···/\)
    ...... )·o··o·(
    ..· >{=·Y·=}<
    ...... /'--^--'\
    ..... (_)----(_)
    ./·*······((·*···*·'..
    |·····*···))···*···*·\
    |···*·····((··*···*··/
    .\····*···))····*··.'. .

    ResponderExcluir
  2. Muito Lindo este conto do Coelho e a onça! Lá na terra que amo, também havia onças!
    Conheça o blogue da terra que amo:

    Http://www.congulolundo.blogspot.com/

    Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Um conto interessante, fato, mas este contos tinha sempre um fundo de moral...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...