.


9 de julho de 2011

>Revolução Constitucionalista

Imagem/google
Há 79 anos, comemorados hoje.  Em três meses de conflito, a Revolução 32, como ficou conhecida, estima-se que milhares de brasileiros perderam a vida em defesa dos princípios democráticos e da soberania do povo brasileiro, materializada na Constituição.  Do Exercito Constitucionalista, participaram 9 mil homens da Força Pública – atual Policia Militar – e 3 mil militares do Exercito e da Marinha. A estes, se uniram dezenas  de milhares de voluntários civis, chamados de soldados voluntários, que lutaram em prol de uma Constituição Federal democrática. Esta revolução aconteceu devido a instauração do governo provisório, comandado por Getulio Vargas, que ao invés de atender aos anseios democráticos da Revolução de 1930, manteve-se no poder com um regime ditatorial. 

Um comentário:

  1. E-mail: lazarosantanarosa@yahoo.com.br

    Importante documentário sobre a Revolução de Araponga. Meus avós e meus pais moravam na zona rural de Sericita, limítrofe com Araponga. Meus pais contavam várias passagens sobre a Revolução. Inclusive meu avô Janjão Santana, meu pai e alguns empregados reuniram-se a outras pessoas sob o comando do então Tenente Jaime e se deslocaram até as proximidades daquela cidade, porém não entraram em confronto. Fato interessante que minha mão contava é que os militares hospedaram na casa de meu avô conduzindo muitas armas. Minha mãe havia dado a luz ao seu primeiro filho, o qual se encontrava em um berço (daqueles feitos de taquara), tipo balaio e como os militares colocaram as armas muito próximo do berço, minha saudasa mãe os alertou sobre um possível disparo.
    Caso seja possível, gostaria receber cópia do documentário. Veja o e-mail logo no início.

    LÁZARO SANTANA ROSA

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...