.


18 de janeiro de 2012

>Quem vai pagar a conta?

Em um acordo firmado pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados) no início do ano de 2011, decidiu que a partir do dia 25 de janeiro de 2012, os supermercados no Estado não vai mais fornecer "gratuitamente" - quem disse que era de graça - as famosas sacolinhas plásticas para acondicionamento das compras.

Dizem que é uma maneira de diminuir o volume de plásticos no meio ambiente. Está mais para aumentar o lucro dos supermercados. Concordo plenamente que precisamos sim cuidar do meio em que vivemos, mas não é com uma atitude dessas que se vai resolver a poluição ambiental.

Na verdade, é mais uma maneira de querer tapar o sol com a peneira com a questão ambiental, até porque as sacolas serão cobradas, como se antes o preço das mesmas já não estivesse embutido nos preços dos produtos. E como sempre quem acaba pagando a conta é o consumidor.

A proibição da sacolinha plástica não se aplica aos invólucros originais das mercadorias, as embalagens de produtos alimentícios vendidos a granel ou daqueles que vertam água que na verdade são muito mais resistentes vai continuar existindo. Dá pra ver que a coisa não é tão séria como deveria. Bom mesmo era o tempo em que a maioria das em embalagens eram de papel.

Aí alguém pode dizer: mas e as arvores cortadas para produzir o papel? Claro, continuam a derrubada desenfreada, principalmente das nossas florestas amazônica, serrado e outros biomas, sem a devida punição, nas barbas de nossas autoridades, muitas delas corruptas e envolvidas no próprio esquema.

Em catorze anos, o Brasil avançou na coleta seletiva que dá início ao reprocessamento dos dejetos. Passou de 81 municípios com esse sistema implantado em 1994 para 405 em 2008. Ainda é pouco - o número representava na época apenas 7% das cidades brasileiras. Mesmo assim, nos itens abaixo, o país figura bem no cenário mundial. A verdade nua e crua é que o País não tem um programa de reciclagem, em todas as cidades brasileiras e, de todo lixo produzido no País apenas 2% é reciclado.

6 comentários:

  1. Olá amigo estou exatamente no polo Sul. Meu filho veio escalar , aproveitei vim junto beijos gelados rsrsrsr. Volto para casa depois do carnaval quando o povo acalmar.

    ResponderExcluir
  2. É preciso melhorar, mas já se está caminhando.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom final de semana amigo daqueles bem gelatinosa rsrsrrsrs. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Brasília, os supermercados já estão oferecendo as caixas de papelão ao invés dos saquinhos. Até ai, tudo bem. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Tudo certamente com interesses escusos...
    Infelizmente. Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  6. Me lembro de quando pequena todas as embalagens eram de papel...
    Abraço Lisette.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...