.


6 de janeiro de 2012

>Justificativa

Arquivo pessoal
A crônica "Viagem de caboclo", é uma maneira de tentar reproduzir o que pensava uma grande maioria dos caboclos que vivia longe dos grandes centros urbanos, antes do advento da TV invadir os mais longínquos rincões.

os erros gramaticais foram criados de proposito; numa tentativa de exprimir com a maior fidelidade a inguangue usada no dia adia desse povo, que em sua simplicidade ajuda esse país a alavancar sua economia com a força de suas mãos calejadas e, que muitas vezes são esquecidos por nossos governantes nos mais distantes lugares desse país continental chamado Brasil.

Utilizei como exemplo o caboclo mineiro - sempre desconfiado - suas pronuncias, muitas delas, de difícil compreensão - para quem não tem uma certa familiaridade, pode soar de uma maneira, um tanto quanto estranha e ter significados diferentes dependendo da região do país.

nascido e criado nesse meio quis de alguma forma prestar uma simples, porém sincera homenagem a esse povo ordeiro, trabalhador e acima de tudo honesto. Que, com o suor que jorra de seu rosto, encarando sol e chuva, ajuda o Brasil a caminhar para um futuro bem melhor. Parabéns à todos os caboclos brasileiros de todas as regiões, cada um com suas características e seu próprio linguajar.  Boa leitura.

3 comentários:

  1. Ajudaram a construir este país, abraço Lisette.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Essa desconfiança dos mineiros eu a conheço de pertinho e a transporto para a Prudência que todos devemos ter... e aprender mais e mais...
    Abraços fraternos de paz e alegria

    ResponderExcluir
  3. Oiii,que bom mais um mineiro aqui.Depois volto.Bju daqui do frio proce,uai.Luciene.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...