Pular para o conteúdo principal

As discussões sobre o Uber

A concorrência é grande, o transporte público na maioria das cidades brasileiras deixa a desejar pelo fato de não satisfazer as necessidades da população que cada dia tem mais pressa em seu deslocamento.  Diante dessa deficiência surgiu a oportunidade de empresas estrangeiras oferecer um serviço de transporte individual, através de uma plataforma digital, já temos duas delas operando em varias cidades no Brasil, a Uber americana e Cabify espanhola.

Com isso se criou também uma grande rivalidade entre os taxistas e os prestadores de serviços dessas empresas concorrentes, principalmente da Uber americana. Enquanto isso, as prefeituras das cidades onde essas empresas operam se viram obrigadas a criar leis regulamentando a atividade das mesmas. A população por seu lado tem aprovado a prestação de serviço desse tipo por ter um preço razoavelmente baixo em comparação com os serviços prestado pelos táxis, estes por sua vez alegam que elas fazem isso porque não tem a mesma carga de impostos e taxas que os mesmos estão sujeitos.


Muitos já andaram a Pé 4 km de madrugada, pois saíram de uma casa de shows repleta de taxistas na frente, que se recusavam a fazer corridas com valores inferiores a R$ 80,00.
Ninguém teve pena das locadoras de vídeo depois da internet e do Netflix, das máquinas de datilografia quando surgiram os computadores, do Orkut depois do Facebook, dos orelhões quando inventaram os telefones celulares, das empresas de telefonia depois que inventaram o whatsapp, das empresas que fabricavam fax quando agora é tudo resolvido por e-mail, dos classificados do jornal quando inventaram o OLX.
Alguns usuários desses serviços dizem o seguinte:
“O Uber ofereceu o que muitos dos taxistas não ofereceram por tanto tempo: dar um serviço individual, conveniente, barato e de qualidade”.
“Quantas vezes eu, ou algum de vocês já tivemos corridas rejeitadas (varias vezes por conta de a distância ser curta) por taxistas, 3 por não serem interessantes financeiramente”?
“Quantas vezes não pegamos algum taxista grosseiro e sem educação? (sem generalizar, conheço alguns muito bons). Agora os caras estão choramingando por causa do Uber e querem proibir algo que veio pra um benefício da sociedade? Se poupe me poupe nos poupe”! Diz outro.

“O dinheiro é MEU e eu escolho que serviço usar! Sem contar que o UBER está gerando muitos empregos”.
(a) J Araújo

Comentários

  1. Perfeita esta analise amigo.
    As coisas mudam e sobrevivem que se adapta.
    Os exemplos citados é a verdade do mundo atual.
    Por onde andam os filmes da velhas maquinas fotograficas, nossos vinis agora estão tendo uma chance, mas é assim.
    Atrás do UBEr vem outros e assim sucessivamente.
    Boa postagem.

    ResponderExcluir
  2. Um belo post, J. Araújo!
    Com o qual concordo!... O mundo está em constante mudança... Por cá, a polémica quanto aos serviços da Uber, também é idêntica... Mas... está mais que visto, que é um novo estilo de serviço, que veio para ficar! E as pessoas, até por razões económicas... irão continuar a aderir, e não irão deixar de usar...
    Um grande abraço! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões roubam noss os, porém a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando nossos sonhos. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mesmo mais um ano no calendário.  Mas na verdade não é este o assunto principal a ser tratado aqui neste texto. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e dos jornalistas, ( para...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...