Pular para o conteúdo principal

A justiça é representada como cega, mas o juiz não é.

Estamos vivendo tempos difíceis, onde homens sem o mínimo de compaixão detém o poder ilegalmente, aproveitando de suas posições de decisão, mesmo que atropelando as leis se acham no direito de tirar a liberdade de outro homem apenas porque ele ousou expor sua opinião.

Estamos falando do ex-deputado federal Daniel Silveira, que um dia decidiu falar o que muitos brasileiros estavam entalados e não conseguiam se expressar. Mesmo o artigo 53 da CF assegurando sua imunidade parlamentar por quaisquer, opinião, palavras e votos’, mesmo assim foi preso por ordem de um juiz tirano, Alexandre de Moraes, do STF onde pela primeira vez na história do Brasil se implanta o flagrante permanente. 

O deputado foi preso em sua casa as 23:00, se não bastasse depois foi traído pela maioria dos seus pares quando deram o aval para a arbitrariedade cometida pelo referido ministro do STF. Ficou preso em Bangu 8 por mais de oito meses sem uma condenação formal, há alguns dias recebeu liberdade condicional com uma série de restrições totalmente absurdas até mesmo do ponto de vista jurídico.

Ficou apenas três dias em liberdade quando por problemas de saúde teve que ser levado às pressas para atendimento médico por problemas renais retornando para sua casa por volta das 2:00hs da manhã, quando a notícia chegou aos ouvidos do seu algoz, delegado, investigador, carcereiro e juiz Alexandre de Moraes, esse expediu imediatamente ordem de prisão para recolher novamente Daniel Silveira, à prisão de onde tinha saído.

Outro ponto emblemático é que ninguém vai passear em um hospital e com certeza não seria o caso de Daniel Silveira. A alegação é que ele precisava entrar com um pedido por meio de seu advogado de defesa para que o juiz analisasse se autorizava ou não o pedido.

"A interpretação literal do direito pode ser considerada uma aplicação contrária ao direito. O direito não pode ser interpretado de forma literal rígida, pois é fruto do arbítrio humano".

A justiça é representada como cega, mas não é literalmente cega. A venda nos olhos da deusa Themis simboliza a imparcialidade que se espera de um juiz, ou seja, que ele não leve em conta as diferenças entre as partes em disputa. O juiz deve olhar os fatos, as provas e o conteúdo do processo, e não o nome das partes. 

O próprio STF já soltou traficantes condenados e “André do Rap” é um dos maiores exemplos, foi solto com algumas restrições e simplesmente desapareceu, assim como tantos outros condenados por corrupção e tantos outros crimes, onde estava o rigoroso ministro Alexandre de Moraes? Ah, mas esses não era e não são algozes do ministro.

Rui Barbosa disse certa vez que "a justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça. Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda"

Basta ver os escândalos de venda de sentenças por desembargadores em vários estados brasileiros e que as investigações ainda estão em andamento. Sabemos que todos os envolvidos sairão impunes com altas quantias ganhas por falta da verdadeira justiça. Eles podem até sair impunes pelos seus pares, mas não escaparão da justiça divina.

Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos! Que farão vocês no dia do castigo, quando a destruição vier de um lugar distante? Atrás de quem vocês correrão em busca de ajuda? Onde deixarão todas as suas riquezas? Nada poderão fazer, a não ser encolher-se entre os prisioneiros ou cair entre os mortos. Apesar disso tudo, a ira divina não se desviou; sua mão continua erguida”. Isaías 10:1-4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

São Paulo x Minas Gerais e o acordo de cavalheiros

São Paulo e Minas Gerais, em outros tempos tinha um acordo de cavalheiro onde os dois estados revezavam o comando do país. Aquele período ficou conhecido como a política do "café com leite". Nas próximas eleições presidenciais teremos, com certeza, uma disputa interna dentro do PSDB entre os governadores José Serra de São Paulo e Aécio Neves de Minas Gerais. Nenhum dos dois admite o fato abertamente, mas são candidatíssimos ao Palácio do Planalto. O Presidente Lula tem a vantagem da máquina administrativa nas mãos e saiu na frente; há muito tempo vem fazendo campanha para eleger sua candidata, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Enquanto isso, muita água vai rolar.   Na briga da maré contra o rochedo, a ministra que esteve no olho do furacão com o caso da investigação do filho do Senador José Sarney, olha o nome do Sarney aí de novo, a ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira, tentou de todas as formas provar que teve um encontro com a ministra, mas não ...

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...