Pular para o conteúdo principal

Mulheres negras foram alojadas em baías de cavalos em Brasília

Imagem ilustrativa
Mulheres negras que viajaram de Santa Catarina para participar da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras relataram que foram recebidas em condições que classificaram como indignas na Granja do Torto, em Brasília.

Segundo os relatos, as participantes foram direcionadas para áreas utilizadas como baias e estábulos de cavalos. Vídeos e imagens divulgados nas redes sociais mostram serragem no chão, divisórias típicas de cocheiras, forte odor e forração improvisada com lonas.
As mulheres afirmam que a estrutura encontrada não correspondia às informações repassadas previamente, que indicavam alojamentos adequados para recepção das delegações.
             Uma das participantes diz no vídeo:
Este é o espaço ao qual foi designado para a Marcha Nacional das Mulheres Negras. Aqui é uma cocheira. Há serragem para esconder o cheiro. A gente sabe que, há menos de duas semanas, teve recepção aqui para venda de gado. Mulheres negras não podem ser tratadas assim.”
                           Outra afirmou:
Não marchamos para repetir a lógica colonial. Receber mulheres negras em estábulos é uma violência simbólica e material.”
Segundo os relatos, os cavalos teriam sido retirados do espaço pouco antes da chegada das delegações. As denunciantes contestam a versão de que o local estaria desativado há meses e afirmam que a limpeza foi feita de forma apressada.
                                Veja o vídeo:
Mulheres denunciam que foram alojadas em estábulos durante a Marcha Nacional das Mulheres Negras em Brasília.
Fonte: Jornaldacidadeonline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões roubam noss os, porém a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando nossos sonhos. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mesmo mais um ano no calendário.  Mas na verdade não é este o assunto principal a ser tratado aqui neste texto. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e dos jornalistas, ( para...