Imagens: Fotos e video /J Araújo |
Se, por um lado, a preservação foi garantida, por outro, privou a região de registros históricos e documentais até o ano de 1800. A penetração dos colonizadores na Serra do Brigadeiro marcou o desaparecimento dos índios Arrepiados e Guarutos. O primeiro emissário do governo a inspecionar as divisas da Província de Minas Gerais, brigadeiro Bacelar, acabou apagando a única referencia a presença indígena na região. Extasiado com a beleza do lugar, rebatizou o Rio Guarutos e a serra; o rio passou a se chamar Gloria e a serra, Brigadeiro.
Adicionar legenda |
O casarão (vídeo da região) da Fazenda do Brigadeiro existe a 70 anos. Foi construído no estilo neocolonial, com dois pavimentos idênticos entre si e mede 240m². Para chegar ao casarão, saindo de carro do centro de visitantes, pega a estrada principal do Parque, sentido de Araponga. Siga as placas indicativas para a Fazenda do Brigadeiro, passando pela comunidade do Estouro.
No caminho de acesso pode-se avistar o imponente Pico do Boné, que leva esse nome por causa de sua aparência quando contemplado a distância, encontra-se a 1.870 metros de altitude(foto abaixo) e seu cume é formado por um platô que mede 10x15 metros, onde predomina uma vegetação constituída por gramíneas, pequenos arbustos e grande número de bromélias de flores vermelhas. É um dos picos mais altos do Parque. Como chegar
Cara, mas nãorestou nenhum sítio histórico, como algum assentamento deste índios?
ResponderExcluirFique com Deus, menino J. Araújo.
Um abraço.
Gracias por compartir esta información historica y muy linda imágen.
ResponderExcluirPosso estar errada me perdoe, não sou contra a evolução no entanto faz-me confusão pensar que os índios eram felizes no seu habitat natural e com tanta sabedoria ancestral e de repente nós viventes também deste planeta acabamos por os fazer desaparecer, e por outro lado uma beleza natural como vejo nas fotos mais dia menos dia com a vontade de enriquecer destruímos algo que deveríamos preservar,
ResponderExcluirparabéns pelo seu espaço é lindo
Eu discordo que a Serra do Brigadeiro tenha permanecido sem história. A História já esta aí. Cabe agora aos historiadores desvendar o restante. Quem se aventura?
ResponderExcluirAbraços, :-)
Lugares simplesmente encantadores !
ResponderExcluirAdoro Minas e adoro os mineiros !
Tenho muitos amigos de Minas !!!
Bjs, J !
adorei rever tudo isso !
ResponderExcluiradorei
ResponderExcluir