.


9 de fevereiro de 2015

>Desperdício de recursos públicos

A vacina (Bacillus Calmette-Guérin) BCG  é uma das que mais se perde nas (UBSs), Unidades Básicas de Saúde de Campinas, SP. Ela é considerada obrigatória para crianças desde os primeiros dias de vida até 5 anos de idade e deve ser tomada o mais cedo  possível. Ela é uma vacina contra a tuberculose, uma doença muito grave, transmitida pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões.
  
A perda acontece quando o frasco é aberto. Isso ocorre porque, após a abertura do mesmo deve ser aplicada em um período maximo de 6 horas. Damos como exemplo um frasco contendo 10 doses sendo aberto as 16:00hs, imaginemos que nesse período aparece na unidade apenas uma criança.  Essa unidade encerra seu expediente as 19:00hs isso significa que 9 doses vão ser descartadas. Prejuízo para os cofres públicos. Isso ocorre quase que diariamente.

Para resolver o problema bastava que as mães ou responsáveis fossem contatados por telefones para comparecerem na unidade de saúde correspondente à sua área de domicilio. Porém, ouvi de uma atendente que os gestores preferem esse tipo de atendimento  em prática. Enquanto isso, vamos vendo o dinheiro dos nossos impostos descendo literalmente pelo ralo.

(a) J Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...