Pular para o conteúdo principal

>É preciso dizer não

Apesar dos protestos nas ruas, a maioria do povo brasileiro continua acomodada, aceitando tudo sem reagir. Vivemos em uma sociedade anestesiada, que não reage a nada, sempre alegando que as coisas erradas não lhe dizem respeito.

Falta ao brasileiro aprender a dizer não. Dizer não ao preconceito de qualquer espécie; dizer não aos corruptos e a velha República, aos mentirosos, aos desonestos e, principalmente, dizer não a essa acomodação, achando que cumprindo nossa missão, nada mais nos diz respeito.

Nestes últimos anos assistimos de tudo em nossa sociedade. Foi um Frances que teve o rosto quebrado porque o confundira com um homossexual; foi um homem sem piedade arrastando um cão; foi um prefeito sem que o crime fosse investigado; foram dois prefeitos cassados sobre graves acusações; foi um Ministro de Estado mentindo descaradamente e alegando falta de memória; foi uma madame embriagada que depois de assassinar um jovem estava mais preocupada em safar-se da cadeia do que com o sofrimento da família da vitima; foram anos em que se aprovou uma Comissão da Verdade para apurar fatos de 50 anos atrás, sem nenhuma preocupação em apurar os fatos que acontecem hoje.

Queremos escrever a história do Brasil, mas não queremos saber o que está acontecendo agora.

Vivemos em um país em que a maior estatal brasileira é assaltada por um partido político e a Justiça Eleitoral acha que não tem nada com isso. Na semana passada, Pedro Barusco, que foi gerente da Petrobrás, disse que o PT teria recebido US$ 200 milhões de propina retirada dos 90 maiores contratos da estatal e João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, teve participação no recebimento desse suborno. Essa delação foi feito por um homem que se comprometeu  a devolver US$ 67,5 milhões que estão depositados fora do País e somente esse fato é suficiente para dar credibilidade às acusações.

Por muito menos, aqui na região prefeitos estão sendo cassados por crime eleitoral, mas o MP eleitoral está inerte com relação aos crimes eleitorais cometidos entre 2003 e 2013. Sociedade hipócrita e irresponsável, que não percebe as consequências de sua passividade.

Diz o poeta: “Na primeira eles entra em nosso jardim, roubam nossas flores e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; entram e pisam nosso jardim, mata nosso cão e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra em nossa casa e vendo nosso medo, rouba-nos a voz da garganta e a luz de nossos olhos e, porque não dissemos nada, já não podemos dizer mais nada”.

Devemos aprender a dizer não e difundir esse pensamento para que muitas pessoas passem a agir assim. Em pouco tempo teremos uma corrente ética sem precedentes e podemos mudar esse Brasil.

*Manuel Carlos Cardoso é advogado e professor (cardoso@rac.com.br) 
Correio Popular, 11 de fevereiro de 2015

Comentários

  1. Dizer NÃO, nos indignar e AGIR é preciso! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Ah meu amigo vc tem razão se pudêssemos
    sair pelas ruas e exigir o que queremos não
    teria tantos erros, vc falou bem, o povo se acomoda de boa
    vejo aqui na minha cidade o prefeito está acabando com tudo
    e tem meia duzia que grita,, o resto só fala
    Mas valeu um bom tema pra descutir
    Bom feriado bom carnaval

    Bjusss

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  3. "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons"
    Martin Luther King.
    Araujo, beijo!

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo

    Além de recolher a inspiração
    deste maravilhoso espaço
    de sentimentos e amizade,
    aproveito a visita para convidá-la
    a partilhar a alegria,
    de ouvir um poema de minha autoria
    musicado em Minas Gerais.

    O mesmo se encontra no meu blog
    www.sonhosdeumprofessor.blogspot.com.br

    e para mim,
    ter este poema
    escutado por pessoas
    que fazem do mundo virtual,
    um mundo melhor,
    será um tributo a felicidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

Meus cheiros preferidos

A proposta da Patrícia do blog Café entre Amigos. Um tema que achei interessante, como a maioria dos temas propostos por ela. O olfato é  um dos sentido que nos torna  possível  sentir o cheiro,  ou aroma,  uma coisa invisível. Imaginemos sem ele. Claro que nem todo mundo gosta dos mesmos cheiros e os meus prediletos são estes que passo a descrever. Pode ser que você se identifique com alguns 1– Pêssegos, essa fruta quando chega sua época me deixa com água na boca, pena que a mesma é muito  perecível   isto é, estraga com muita rapidez. Q uando  vou ao mercado perco o controle, quando penso em comprar um quilo, me empolgo e acabo levando o dobro disso, mas prefiro os nacionais.   2 – Abacaxi, da família das  bromeliáceas   uma delicia, além de um excelente antioxidante.  O cheiro pra quem gosta já chama  atenção  e atiça o paladar.  Existe várias espécies, mas com certeza uma das melhores é o abacaxi...

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões que roubam noss os sonhos sabe que a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando não somente os sonhos mas nosso dinheiro mesmo. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mais um ano no calendário.  Na verdade não é este o assunto principal a ser tratado. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é este o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e...