.


17 de janeiro de 2021

A quem não interessa o voto impresso?

Fotomontagem: Alcides Ribeiro
Opinião por J Araújo


A urna eletrônica que automatizou 100% das eleições, no Brasil, entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro, até hoje.

Quando isso aconteceu Brasil foi aplaudido por todos, naquele momento, afinal de contas, pela rapidez com que os resultados das eleições eram conhecidos sem aquela espera angustiante em saber se o seu candidato favorito saiu vencedor.

Mas com o tempo foi se descobrindo que além da rapidez, as urnas eletrônicas, passaram a ser questionadas, o TSE que comanda as eleições no Brasil não admite que o sistema pode ser violado, mas também não admite mudança de forma alguma.

Ao que parece existe muito interesse em jogo quando se refere às urnas eletrônicas. A quem não interessa o voto impresso? A maioria dos brasileiros clamam por isso. Que ele seja gerado pela própria urna eletrônica.

Mas temos o STF, como sempre o STF interferindo onde não devia contra a implantação do mesmo, que em caso de suspeita nos resultados podem ser auditados, enquanto no atual sistema isso é impossível.

Veja abaixo um texto de Alcides Ribeiro

"Aos lacradores desinformados que são contra o voto impresso e se dizem liberais respeitadores das leis, pare de passar vergonha falando que voto impresso é coisa de gado do Bolsonaro.

"O voto impresso foi aprovado em um projeto de lei em 2014, depois já em 2015, foi vetado pela então presidente “DilmAnta” e o veto foi derrubado pelo próprio Congresso Nacional, ou seja, o PL 1175/2015 do VOTO IMPRESSO virou lei muito antes de Jair Bolsonaro, pensar em ser eleito, apenas a lei nuca foi cumprida.

A questão é que o STF, que no Brasil legisla sem nenhuma “vergonha na cara”, mais uma vez barrou um projeto de lei legítimo e na época alegou risco à “confidencialidade do voto”.

Então, é preciso avisar aos desavisados lacradores, que o Voto Impresso é lei e queremos apenas que ela seja cumprida!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...