.


10 de junho de 2009

>A tradição de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi faz de Ouro Preto é a principal atração para gente de todas as regiões do Brasil e do exterior. Sob a luz cintilante do outono, a cidade -monumento resplandece para celebrar a instituição da Eucaristia, numa de suas mais bonitas festas religiosas. Ao mesmo tempo, a visita aos museus, os requintes da boa mesa, a Maria-Fumaça serpenteando na serra, os passeios a pé, de moto e bicicleta ou a cavalo, nos parques ecológicos da cidade ou nos distritos como Lavras Novas, São Bartolomeu e Santa Rita, fazem do feriadão um momento único de lazer, diversão, esporte e cultura.

Na manhã do feriado nacional do dia 11, quinta-feira, após a missa das 7 horas no Santuário de Nossa Senhora Da Conceição do Antônio Dias, uma bela procissão atravessa Ouro Preto, conduzindo o Santíssimo Sacramento até a Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Anjinhos, irmandades, bandas de música acompanham o préstito, que se encerra com a bênção solene da Eucaristia, no Santuário do Antônio Dias. Nos distritos também há celebrações, que se estendem pelo fim de semana. Sábado é dia de Santo Antônio, festejado em distritos como Santo Antônio do Salto ou do Leite.

Tradição medieval
A festa de Corpus Christi surgiu na Idade Média para que todos pudessem celebrar, com júbilo maior, a instituição da Eucaristia. A última Ceia, na quinta-feira santa, não podia ser comemorada em razão do luto da sexta-feira da Paixão, e a Igreja julgou que o melhor seria instituir uma festa própria, na quinta-feira após o domingo da Ascensão do Senhor. Grandes procissões eucarísticas se celebrizaram na Europa e foram transplantadas para a América. Em Ouro Preto , o Triunfo Eucarístico de 1733, por ocasião da reabertura da Matriz do Pilar, foi a mais grandiosa festa do Brasil colonial, segundo os relatos de época. A velha capital de Minas mantém a tradição, ao realizar as comoventes cerimônias de Corpus Christi, nas missas cantadas em suas matrizes e nas procissões que percorrem a cidade e os distritos. Os moradores põem colchas de rendas nas janelas e sacadas e fazem tapetes de flores sobre as antigas calçadas.


Os santos festeiros
O jovem português Fernando de Bulhões tomou o nome de Antônio ao ingressar na ordem de Francisco de Assis. Ambos se transformaram em grandes santos da Igreja e se fizeram presentes em todas as cidades do Brasil colônia, venerados intensamente. Em Ouro Preto , diversos distritos são consagrados ao padroeiro dos casamentos, e as igrejas sempre lhe reservam um dos altares mais destacados. Santo Antônio do Salto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio da Casa Branca (hoje Glaura) e Santo Antônio do Monte, em Engenheiro Correia , uma linda capela na fronteira com São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito, fazem a festa no fim de semana do primeiro santo junino. Depois, vêm as festividades de São João (24) e São Pedro (29), igualmente movimentadas. O dia 24 assinala a fundação da cidade, pelos bandeirantes Antônio Dias e Padre Faria, em 1698, e há festa na capela de São João, perto da Cachoeira das Andorinhas. Arraiais, quadrilhas e folguedos típicos oferecem à região de Ouro Preto um clima de encantamento e alegria.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Praça Barão do Rio Branco, 12
Pilar - Ouro Preto - MG - CEP 35400-000
Telefone: 31 3559-3200

8 comentários:

  1. vc esta entre os seguidores domeu blog, como ele é muito pessoal tive que priva-lo, mas se vc quiser continuar lendomande um email para sandrareginastudio@gmail.com q eu te convido, bj

    ResponderExcluir
  2. Ola Garoto

    Entao viva o feriado.

    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  3. É hiperinteressante saber das raizes dessas comemorações, porém, o Santíssimo está vivo em todos os momentos, e muitos de nós esquecemos de ir a sua Santa Igreja, porque Jesus disse"Onde houver mais que um orando em meu louvor, lá estarei abraçados a ti". A oração é como café, almoço ou jantar, tem que acontecer todos os dias para que a vida vibre de bençãos, e graças.Eu posso dizer isso, esqueci Dele, e estou pagando por isso... Beijos.

    ResponderExcluir
  4. muito bom teu blog. Gostei daqui. Bom, fácil e interesante de ler.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!

    É sempre bom estar em espaços como este! O blog é muito legal. Voltarei mais vezes.

    Venha me visitar também

    Tenha um excelente final de semana!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por trazer aqui essas informações. Muita gente não tem idéia do significado dessa importante festa religiosa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo,
    as vezes sentimos os dias nublados , mesmo com o sol brilhante não coseguimos enxergar nada de bonito , so enxergamos as nuvens escuras,
    mas esse sentimentos graças a DEUS são passageiros , amanhã é um outro dia e mesmo estando nublado, iremos enxergar como se o sol bilhasse intensamente...é a nossa espiritualidade,.....nosso interior.....
    amei tua mensagem ,
    Gostaria de posta-la no meu blog como presente da força q vc me deu, ....com os devidos créditos , posso?
    Obrigada por td meu amigo
    Beijo no teu coração
    Mary

    ResponderExcluir
  8. que legal eu não conhecia essa tradição!!!
    Gostei muito!!abração

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...