.


22 de julho de 2010

>Doenças do esgoto

Imagem da webUma noticia, não sei se assustadora ou triste; assisti a alguns dias uma reportagem, (Jornal da Globo), que discutia a questão do sistema de tratamento de água e esgoto no país. Dizia a reportagem que a falta de saneamento afeta também a economia. De acordo com os pesquisadores. Isso ocorre porque os trabalhadores que moram em áreas sem rede de esgoto ficam mais doentes, faltam mais ao trabalho e, por isso, têm produtividade menor

Também, estudo da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, mostra que doenças provocadas pela falta de saneamento básico prejudicam o desenvolvimento cerebral e a inteligência do ser humano.

Aí eu fiquei pensando, deve ser verdade, no grande numero de cabeças cheias de ‘esgoto’ soltas por ai não é dificil acreditar está. Fiquei mais pensativo e preocupado ao mesmo tempo. De repente fiquei um pouco aliviado, acredito que estou livre desse mal.

Tenho absoluta certeza que não entrou esgoto em minha cabeça; sabe por quê? Só se entrou depois de velho, quando eu estava dormindo porque tive a felicidade, posso dizer de boca cheia, não nasci na cidade. Nasci no campo, antigamente por onde se olhava era floresta pura bebia água limpa mesmo não sendo índio. Até que índio está na moda; vocês não perceberam; índio agora é o vice de um dos candidatos a Presidente da República. Ufa!

6 comentários:

  1. Realmente o saneamento básico deveria ter melhor destaque nas Campanhas politicas, principalmente um plano que funcionasse...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Respeitem o ar puro que temos,respeitem o Mundo, porque esta sera a nossa unica morada em terra e nao podemos fazer malas e mudar.
    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  3. Há cada tempo, principalmente nas campanhas políticas, falam em saneamento básico. Também vi em telejornal, uma cidade em que caminhão tanque leva água todos os dias de manhã. Agua que tem que dar para tudo: beber, cozinhar, lavar roupas, limpar as casas, tomar banho... se der. O que não dá para fazer hoje fica para amanhã, contrariando a conhecida frase vice=versa. Vamos esperar o caminhão volta...

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Saneamento básico, mental, político ... é sempre algo necessário...kkk. E penso que a consciência da importância da relação entre a ecologia e a sociologia, uma atuando e influenciando decisivamente sobre a outra, deve ser levada mais a sério pela humanidade.
    Se fosse criado um outro Prêmio Nobel, além dos que já existem, eu daria o neme? Prêmio Nobel do Meio ambiente, ou algo do tipo.
    Legal o post! Boa Noite!
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Pois é, meu amigo... o saneamento básico deveria ser mesmo básico, de base, na plataforma de qualquer governo, mas cadê??? Fica só nas promessas eleitoreiras.
    Que sorte a sua de ter nascido no campo, não? Além do ar e da água puros, ainde pôde crescer em liberdade, como diria Casimiro de Abreu: "Livre filho das montanhas...", das doces montanhas de Minas.
    m abraço

    ResponderExcluir
  6. É Araújo, a falta de saneamento básico é um problemão. Me criei no campo, já morei em grandes centros, e hoje em dia voltei a morar no campo, é a melhor coisa.
    Nosso país não tem saneamento, isto é uma vergonha. Nossas praias nordestinas recebem tantos turistas estrangeiros e brasileiros. E se tu fores verificar os grandes e famosos hotéis destas prais, verá que nenhum tem o saneamento adequado. Todo o esgoto vai para o mar.
    Mas o problema são nossos governantes, os nossos representantes, não fazem nada para o povo ou para o ambiente; fazem apenas para eles mesmos.

    Abraço Araújo

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...