.


7 de novembro de 2010

>Exôdo rural


Os primeiros dados do censo 2010, do (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nem bem foi divulgado, oficialmente, e já está dando o que falar. O inchaço das cidades tem gerado novos modos de vida, novas formas de circulação e de utilização do próprio ambiente urbano. Este inchaço das cidades pressiona os serviços de saúde, a necessidades da geração de emprego e renda, e aumenta intensamente a quantidade de lixo e os problemas ambientais. A solução não é fácil, mas segundo especialistas, a origem do problema é conhecida: a falta de política pública de fixação do homem na terra.
Perda cultural
"O processo de encolhimento das população rural está significando, conforme o coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas, (Unicamp), Pedro Paulo Funari, a perda ou, ao menos, uma transformação nas tradições rurais. A principal perda, afirmou, é cultural, dos aspectos da cultura imaterial, na forma de festas, procissões e demais atividades que só ocorrem se existe uma comunidade viva.
Para minimizar isso é necessário políticas públicas de incentivo a permanência das pessoas no campo, como a instalação de amenidades urbanas como TV, internet". Concordo com o coordenador, mas acredito que precisa investir também em escolas e centros de saúde na zona rural, por que o homem do campo também mudou seus hábitos, já não toma somente aquele cházinho da vovó como antigamente, hoje ele procura o médico para suas consultas. É uma maneira inteligente de segurar as pessoas no campo, e isso pode ser feito depende da vontade política do governo.

7 comentários:

  1. Estão agora a começar a sentir aí o que nós já sentimos há alguns anos: o êxodo da população rural para as cidades, em busca de melhores condições de vida, provocando a desertificação do interior do país.
    Numa economia global como é a nossa, o problema não +e de fácil solução.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo post eu também sou um migrante do Paraná que fui obrigado a tentar me adaptar na cidade. Parabens!

    ResponderExcluir
  3. comunicadoras09/11/2010, 17:11

    Aqui acontece o mesmo, amigo. A falta de oportunidades de emprego nas nossas aldeias, algumas agora só com meia dúzia de idosos e nenhuma criança, fez com que as gerações mais novas as abandonassem e rumassem para as grandes cidade que se vêem com as mesmas dificuldades que enumeras. Agora já algumas autarquias começam a pensar no problema e a criar estruturas para que as pessoas não saiam; para algumas aldeias já é tarde demais. É um grande problema, esse! Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo. Voltei só para fazer o que me pediu. Acho que desta maneira vai dar. Obrigada, pois irei comentar desta forma em todos os blogs. Um beijinho
    Emília

    ResponderExcluir
  5. Também está se falando muito em possíveis fraudes no atual senso. Nada provado ainda, mas acostumei com a idéia de que aqui no Brasil, onde há fumaça há fogo... Abração!

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais, essa nova foto que encabeça o BLOG fik maravilhosa,
    parabéns,deixou seu BLOG show.
    Abraços e beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, penso que seja dificil criarem origens destas facilidades no meio rural, penso que seria necessário criar vilas modelos, na qual atuariam como pequenas cidades de uma qualidade melhor de vida...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...