Pular para o conteúdo principal

>Aventura nas montanhas


Hoje resolvi fazer uma mudança no visual do blog.   E procurando em meu arquivo fotográfico achei relembrei que a foto que ilustra o mesmo me trás uma boa recordação, lembro-me do dia em que juntos com meu irmão e mais três sobrinhos resolvemos  escalar essa montanha vista ao fundo.

Foram 7 horas de caminhada, abrindo trilhas com facão, escalando montanhas menores como mostrado no roteiro que tentei traçar para que o leitor possa ter uma ideia do trajeto que fizemos para alcançar o topo dessa gigantesca montanha, que mede da sua base até o cume 1.860 metros.

As bromélias e orquídeas enfeitam o local
Foi uma aventura inesquecível  pois, desde há muitos anos pensava em um dia ganhar aquele topo, o que eu não tinha feito até aquela data mesmo tendo nascido onde está demarcado como ponto de partida. Depois que mudei daquele região passei a vê-la com outros olhos.


Para que o leitor possa ter uma ideia: Esse é topo da montanha e estes de costa na (foto 1), é meu irmão de boné vermelho, seu filho, (sentado) de camisa azul e outros dois sobrinhos filhos de outra irmã. Ah, podemos ver um cão que nos fez companhia o tempo todo, não é atoa que a espécime é considerada o melhor amigo do homem, estou em pé sem boné. A foto ao lado, é a visão que temos lá do alto. É como se estivéssemos sobrevoando a região. Infelizmente nos últimos anos, a região sofreu vários incêndios que destruiu centenas de hectares de florestas, colocando em risco as várias especies de fauna e flora que tenta resistir a destruição por uma minoria sem nenhuma consciência para com a natureza que tenta  de todas as formas se recompor por  milagre. (O topo é da mesma foto que ilustra o blog)

Comentários

  1. Ae J.Araujo, as fotos de seu blog são muitos bacanas.
    E que aventura deve ter sido esta escalada.

    Abraços e paz.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, que privilégio tem quem desfruta dessa natureza toda aí.
    Um abraço, bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Araujo,

    Esse é o morro que voce subiu com a ajuda de um toco de arvore?

    Caramba como é bonito!

    Alias, o tal toco está guardado.

    sonia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

Postagens mais visitadas deste blog

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal Joannesia princeps Vell Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi Família: EUPORBIACEAE Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de- gentio, indaiaçu. CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais. PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui empreg...

São Paulo x Minas Gerais e o acordo de cavalheiros

São Paulo e Minas Gerais, em outros tempos tinha um acordo de cavalheiro onde os dois estados revezavam o comando do país. Aquele período ficou conhecido como a política do "café com leite". Nas próximas eleições presidenciais teremos, com certeza, uma disputa interna dentro do PSDB entre os governadores José Serra de São Paulo e Aécio Neves de Minas Gerais. Nenhum dos dois admite o fato abertamente, mas são candidatíssimos ao Palácio do Planalto. O Presidente Lula tem a vantagem da máquina administrativa nas mãos e saiu na frente; há muito tempo vem fazendo campanha para eleger sua candidata, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Enquanto isso, muita água vai rolar.   Na briga da maré contra o rochedo, a ministra que esteve no olho do furacão com o caso da investigação do filho do Senador José Sarney, olha o nome do Sarney aí de novo, a ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira, tentou de todas as formas provar que teve um encontro com a ministra, mas não ...

Ladrões de sonhos

Imagem web  Que o brasileiro é considerado de memória curta disso ninguém tem dúvida. Acredito que é por isso que o país chegou onde estamos hoje.  Os políticos " larápios " sempre voltam porque a maioria desses ladrões roubam noss os, porém a memória dos brasileiros tem memória curta.  Mesmo com um passado sujo são reeleitos por culpa da memória dos brasileiros eles continuam roubando nossos sonhos. Meu aniversário e confesso que não tenho muito a comemorar nos dias atuais a não ser mesmo mais um ano no calendário.  Mas na verdade não é este o assunto principal a ser tratado aqui neste texto. O que interessa para o brasileiro é aquele assunto que a mídia fala dele todos os dias e o assunto do momento é submeter as crianças à vacinação ou não.  A própria ciência não chegou a um consenso sobre o assunto. Mas este também não é o tema.  Gostaria de perguntar: Quem se lembra de Roberto Jefferson, Daniel Silveira, Zé Trovão, Sara Winter e dos jornalistas, ( para...