.


9 de fevereiro de 2013

Preocupação com as formigas

Talvez seja difícil determinar quem foi o autor da frase: Ou o Brasil acaba com a Saúva ou a Saúva acaba com o Brasil. Mas não é difícil dar-se conta de que na verdade é uma afirmação equivocada. As formigas existem há milhões de anos e são raras espécies vegetais que elas não saibam atacar. A Saúva tanto corta folhas em arvores gigantescas, deixando caírem os pedaços como chuvas e depois os recolhem do chão, como também corta arbustos, ervas e gramas.  Um dos grandes predadores da formiga é o tamanduá bandeira e o tatu e os dois estão na lista dos animais em extinção.

Percebi que existe uma grande preocupação das pessoas com o meio ambiente, que fazem de tudo para conscientizar, e o blog Mimirabolantes é um deles através da  sua administradora, a Monique. Apesar da destruição que podemos ver em vários lugares e ambientes diversos, as formigas, principalmente, a saúva já foi tema de uma campanha nacional nos anos 70; que dizia assim:
“Ou Brasil acaba com a Saúva, ou a Saúva acaba com o Brasil”. Lembram! Os mais velhos com certeza, deve lembrar.

E a formiga cortadeira é uma praga que incomoda muita gente, não só quem mora no campo, mas também pessoas que moram nas cidades. É que a maioria, aqueles que não moram em apartamentos, sempre tem seus pés de frutas, ou mesmo suas roseiras nos quintais, e as formigas as considera o “prato predileto. Sabendo da preocupação das pessoas com a preservação do meio ambiente publiquei uma receita caseira para acabarem com as formigas sem prejudicar os demais, pássaros e  animais.

Sabemos que ao colocar veneno para acabar com as formigas acabamos por tabela matando os pássaros que vem se alimentar e acaba encontrando as bolinhas de formicidas.   O que me chamou atenção foi uma pessoa que pesquisou no Google escrevendo assim: “como acabar com formigas sem mata-las”. É impossível tal façanha, até porque a própria pergunta já condena a intenção. No dicionário a palavra acabar tem vários significados, e aqui relacionei apenas alguns, vejamos: esgotar, exaurir, extinguir, finalizar, ultimar, etc. Então, como podemos ver é impossível acabar com as formigas sem mata-las. 

(a) J Araújo

19 comentários:

  1. O termo formigas sem matá-las ficou estranho,sr... Apenas deixá-las paralisadas. grogues? As formigas são uma praga mesmo,chatinhas. abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. As formigas tendem a aumentar, então! Se tamanduá e tatu estão em vias de extinção. Na minha casa, junto com o verão, elas apareceram. Chamei uma empresa para fazer detetização e uma semana depois elas voltaram. Dizem que temos que matar a rainha, mas as formigas possuem muitas rainhas, diferentemente das abelhas.
    Se souber como acabar com as formigas caseiras, me diga!
    Bom carnaval!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Araújo,

    Bom eu sei por experiencia própria que um receita infalível para acabar com formigas, é bem caseira. Já experimentei quando tinha um belo espaço para plantar.

    Pão torrado, triturado, molhar com vinagre branco, deixar secar e colocar nas proximidades dos formigueiros.

    Se matar são apenas as formigas, porque pássaros não gostam do cheiro do vinagre.

    Ou mais prático mas um pouco mais caro é despejar vinagre direto no formigueiro.

    Ah, voce é da roça deve saber também que formigueiro de saúvas a gente encontra apenas de noite, porque esse é o horário que as danadinhas preferem trabalhar, carregando suas folhinhas p dentro de suas casinhas.

    Então precisa de lanterna para localizar o dito cujo.

    Acertei?

    Comigo sempre deu certo!

    sonia.

    ResponderExcluir
  4. Tem presente para tu,lá no meu cantinho.
    Se quéix quéix...se não quéix,não quéix...tu que sabes...rsrsrsrsrsrs...
    Mas foi dado de coração.
    Beijão enorrrrrrrrrrrrrrrme pra tu...

    ResponderExcluir
  5. Por favor,me avisa se deu certo,pois eu sou uma criança no computador...ksksksksksks...
    Beijão...

    ResponderExcluir
  6. Olá!Esse imenso país é maravilhoso pelo que tenho visto naTV e na NET.
    Claro que há problemas de muita ordem, esse das formigas é um deles. Gostei de ver o seu blog. Abraços de Portugal.
    Maria Emília

    ResponderExcluir
  7. Olá J. Vim retribuir sua visita, que bom que você encontrou meu blog lá no café entre amigos, eu já sou seguidora deste seu, que por sinal é matravilhoso! Convido você a seguir o meu, se gostou é claro. Abraçoss

    ResponderExcluir
  8. “Ou Brasil acaba com a Saúva, ou a Saúva acaba com o Brasil”

    Me lembrei de minha avo usando essa frase mas se referindo nao as formigas... mas a algo imprtante que ela teria que resolver... tomar uma decisao... seu post me suscitou lembranças... inclusive das formigas na fazenda picando nossos pés... e alguem que sempre recomendava ter cuidado com o formigueiro...

    ResponderExcluir
  9. Todos os seres vivos,ou sem vida,tem à sua importância no planeta.
    Todos lutam para sobreviver,se os seres que tem controle e pode pensar
    e é superior,tem que conviver com os outros que não tem raciocínio.
    É um prazer passar em visita em sua pagina.
    Um bom dia.

    ResponderExcluir
  10. Desde criança que ouço esta frase.
    Elas são terriveis mesmo.
    Lembro da cada da Vó quando estas invadiam a horta.
    Uma bela semana amigo com meu abraço mineiro.

    ResponderExcluir
  11. A minha avó, coitada, com a sua hortinha de fundo de quintal, vivia berrando essa frase.As formigas não perdoam.
    Abração.

    Tenho tido problemas com os sinais da internet.

    ResponderExcluir
  12. Oi J.Araujo

    Postagem excelente. Não tenho visto formigas destruindo as minhas plantas. Mas já fica registrado no meu caderno a sua receita (pão e vinagre) como eliminá-las caso elas venham ao meu jardim.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Amigo,como tenho formigas....no meu sítio?de todas as espécies ,de todas as cores e tamanhos.....tenho muito cuidado com os " venenos " por causa dos meus lindos pássaros soltos e especiais e meus cães!!!Mas, como é duro vê-las destruindo diariamente as minhas plantas,a horta e até a grama.....dá dó !!!e sabe o que mais me entristece?é que elas , cortam freneticamente e não levam tudo o que cortaram......eu posso despedir o caseiro,pois elas cortam a grama !!!rsrsrsr
    Fico feliz em ver esse carinho e essa parceria entre nós blogueiros e amigos da Natureza....isso é muito bom !!!é um prazer estar sempre por aqui,as vzs,não consigo deixar coment devido a problemas na minha conexão....mil beijocas
    Uma linda semana para vc !!!!!
    ps:um casal de amigos está morando bem próximo a uma APA....e lá eles veem muitos Tamanduás.....seria o caso de criar um em casa,com o auxilio do Ibama ????rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  14. Aaeeeeeeeee ... CHEGUEI !!!!
    Sabes que sou eu, né ????
    A "menina" dos olhos azuis como a cor do céu !!!
    PARAAAAAA ... não precisas pensar:
    Ahhhhhhhh ... é a GALINHA AZUL...
    Eu sei que isso é para ser um elogio, que eu lembro a galinha azul, linda,formosa e carnuda da Nestlé ...
    Mas convenhamos, que para alguns, vai parecer que sou galinha mesmo ... aquela, sem penas, tu me entendes, não é?
    Mas também nem ligo se for essa, pois como boa camponesa, sei que galinha não é galinha (que dá pra todo mundo) ... galinha é galinha(coitadinha)porque os galos "pegam" ela na marra, não porque ela quer dar para todos os galos ... entendeu como é o "negócio" no galinheiro ????
    Agora chega ... já expliquei tudinho e sei que amastes saber mais sobre o reino das penosas ... ksksksks...
    Sei também que tu devias estar no desespero para saber notícias minhas ... pois que tua sorte já estava sumindo, pois EU SOU UM AMULETO muito especial para quem me conhece...
    Basta passar a mão,esfregar até esquentar e vaptivupitiiiiiiiiii...os desejos se realizam...
    Como daqui para adiante TUDO ESTARÁ nos conformes, pois já dei o ar de minha graça, já me vou, sem antes deixar um beijo enorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrme em tuas bochechas e aproveito, para te dizer, que te gosto demais da conta e que esse meu "bilhete" vai ser "control c e v", mas isso não diminui meu carinho por tu ... é que estou muito atrasada com meus compromissos e quando demoro muito sentada, meu rabinho começa a doer ou então adormece e depois começa a pinicar e tu sabes que dá uma coisa muito gostosa essa sensação ...
    Para evitar maiores “problemas” ...me vou, mas me volto SEMPRE, porque tu és meu tatuzinho mais amado do meu coração !
    Tenho certeza de que só pensas coisas boas sobre mim, quando recebes notícias minhas ... ksksksksks ... é só "cultura"...ksksksksksks ... mas PODES TER A CERTEZA DE QUE É TUDO RECHEADO DE MUITA TERNURA POR TI...

    ResponderExcluir
  15. Perdoe-me J. Araújo, se aqui não tenho vindo.
    Estou passando por um momento delicado em minha vida, e por essa razão ando meio afastada.
    Agradeço, de coração, pelo teu carinho de sempre lá no rabiscos.
    Fico feliz que gostes de meus singelos rabiscos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. J.Araujo, quanto tempo! Estava afastada, mas estou voltando aos poucos. Adorei este seu post, apesar de não ter formigas em casa, pois moro em andar bem alto, mas minha mãe sofre muito com elas, em sua casa. Já fui lá no outro post copiar a sua receita. Adorei! Um abração!

    ResponderExcluir
  17. Oi J. Araújo! A frase citada é do naturalista francês Auguste Saint-Hilaire, que estudou a fauna a a flora do Brasil, no início do século XX. Baseado nela, Mário de Andrade colocou na boca de seu herói sem nenhum caráter, Macunaíma, a frase: “Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são”. Contudo, ao meu ver, as muitas saúvas são o produto mais bem acabado do desequilíbrio provocado pelo homem, que tem tomado a natureza de assalto e se apropriando dela. Não é ela que nos pertence, somos nós que a ela pertencemos. Não viveremos sem ela, mas ela viveria muuuuuuuuito bem sem o homem. Mas, ter consciência é preciso!

    ResponderExcluir
  18. Oi, J Araúijo!

    Desconhecia que o Brasil tinha tanta formiga, assim, como relata em seu texto.
    Que praga, né?

    Será como diz o meu colega Augusto, resultado do desequilíbrio, que o Homem tem causado na Natureza?

    Em Portugal são tão raras!

    Boa semana.
    Abraço.

    PS: tenho outro blog, cujo link se encontra na lateral direita do blog onde deixou seu comentário. Se chama "Afetos e Cumplicidades". Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Beijão "deu"pra tu...
    Aposto que tu já pensastes em outra coisa desse meu beijo...mas quis dizer:
    Beijão de mim para ti...viu como tudo tem seus dois lados????...ksksksksksksks...

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...