.


27 de maio de 2016

>As línguas de Esopo

Fabulista grego, nascido em fins do século VI,  a.C, na cidade de Phyrgia, na Ásia Menor, Esopo foi escravo e Samos e morreu tragicamente, em DELPHOS. Sobre sua morte conta-se que, encarregado de levar oferendas ao templo de DELPHOS, descobriu a fraude dos sacerdotes de APOLO.

Os sacerdotes se vingaram, escondendo em sua bagagem uma taça de ouro consagrada ao deus, acusando-o de tê-la roubado, o que terminou por condenar ESOPO a ser precipitado de alto de um rochedo. ESOPO tinha aspecto feio, era corcunda e gaguejava. Dono de uma inteligência privilegiada, aliada a um espírito sutil e engenhoso, era bastante invejado. Quando foi alforriado, viajou pelo Egito, Babilônia e Oriente, aumentando seus conhecimentos.

ESOPO é muitíssimo conhecido pelas pequenas histórias de caráter alegórico e moral onde os animais desempenham papeis, as chamadas “Fábulas Exóticas”. Uma passagem marcante da vida do fértil fabulista, conhecida como “AS LÍNGUAS DE ESOPO”, é hoje usada para indicar algo que pode ser analisado com conclusões antagônicas, isto é, alguma que pode ser tomada sob dois aspectos opostos, dando margem ao louvor e à crítica.

Certo dia XANTO, o ultimo amo a quem ESOPO serviu como escravo, querendo oferecer um suntuoso almoço, pediu a ele para comprar no mercado o que de melhor encontrasse. ESOPO comprou apenas línguas, que mandou cozinhar de diversos modos. Os comensais, logicamente, se aborreceram e indagaram a ESOPO sobre o significado daquilo. ESOPO, prontamente respondeu: “Existe coisa melhor do a língua? Ela é o vinculo da vida civil, a chave da ciência, órgão  da verdade e da razão. Por meio dela, constroem e policiam-se as cidades, instrui-se, persuade-se e domina-se nas assembleias; cumpre-se o primeiro de todos os deveres que é louvar a Deus”.

XANTO, tentando confundir e embaraçar ESOPO mandou-o comprar no dia seguinte, o que houvesse de pior no mercado. E, novamente, ESOPO comprou língua. O fabulista, outra vez interpelado, disse: “A língua, é a pior coisa que há no mundo. É a mãe as questões, a origem de todos os processos, a fonte das discórdias e das guerras”. Se ela é o órgão da verdade, é também a do erro e, pior ainda, da infâmia e da calunia. Por intermédio dela, destroem as cidades e seres humanos. Se por um lado louva os deuses e poderosos, por outro é o órgão da blasfêmia e da impiedade.

Hoje, a humanidade continua sendo servida de línguas...
Mas, quais as que têm prevalecido?

As piores ou as melhores?

2 comentários:

  1. Dá-me a sensação que as más línguas... sempre prevalecem... minando e envenenando as boas...
    Senão este mundo, seria um lugar bem mais respirável... e respeitável... sem tanta mentira, intriga, ódio, e injustiça...
    Adorei esta história... que não conhecia, de todo... e que encerra uma verdade imensa!...
    Abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo das Serras deste mar de montanhas.
    Estive revendo a postagem de Ora-por-Nobis, pois é um prato
    que muito me dá saudades aqui na Bahia, pois não vejo por aqui a planta.
    Inclusive queria saber que outro nome poderia ter para ver se acho.
    Aqui uma bela volta na na historia para uma reflexão da lingua.
    Sabido dos perigos que ela exerce. Infelizmente creio que as más linguas tem
    sido mais atuante.
    Um bom domingo amigo.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...