.


24 de março de 2017

Que cada município possa ter seu melhor hospital.


Imagem: Arquivo pessoal
O Brasil vive uma grave crise, disso ninguém discorda, até o próprio governo reconhece. Temos carência de atendimento em todas as áreas essenciais como educação, segurança e saúde, além de infraestrutura, e isso é visto e sentido nas estradas país afora.

Porém a área de maior reclamação da população, com certeza, é a área da saúde, afinal de contas, cuida de vidas. É mais fácil falar do que tem, do que falar do que falta. Porque se alguém se dispuser a falar do que falta a lista se torna muito extensa.

Temos municípios, onde existem centros de saúde que faltam materiais básicos, como algodão, gases, tubos para coletas de exames entre outros itens. Pacientes aguardam meses para obter uma consulta com um médico clínico geral. Quantos desses pacientes morrem antes de conseguirem uma consulta de especialidade.

Isso não ocorre em todos os municípios brasileiros, como toda regra existe exceção, encontrei em um desses municípios, um lugar privilegiado, um local onde acredito nada disso, como falta de médicos e medicamentos. Estou dizendo pela faixa que qualifica o local como "O melhor Hospital do mundo", e pra se intitular como melhor do mundo, naquele local deve atender todas as especialidades e fazer todos os tipos de cirurgias, das mais simples as mais complexas.

Utopia! Para os administradores de um hospital do interior de São Paulo parece que não isso é impossível. Deixaram ou autorizaram a colocação de uma faixa com os dizeres acima descritos. Em minha opinião propaganda enganosa.

Você a essa altura deve estar imaginando, onde fica este hospital no Brasil? Segundo o banner, existe e é considerado como o melhor  de todo o planeta tem nome e endereço e está localizado na cidade de Caconde no estado de São Paulo. Quando vi a faixa de autoelogio resolvi tirar minhas dúvidas com um amigo que mora naquele município. 

Ele me disse: “Precisei de uma radiografia do joelho, estava com muitas dores". Pensei comigo, oba! Deram um joelho novo pra ele! Afinal de contas, no melhor hospital do mundo o que se espera é a do problema, ele tem ‘água no joelho’.

Comecei a cair na real quando meu amigo continuou contando. “Fui ao hospital e pediram um raio-x do joelho, só que o resultado não sai em menos de um mês ou mais”. A partir daquele momento descobri que o hospital, Santa Casa de Misericórdia, de Caconde é mais um daqueles no Brasil que deixa a população desassistida aguardando o dia em que cada município possa ter seu melhor hospital.
(a) J Araújo


2 comentários:

  1. A grandeza dos hospitais ,infelizmente, só nas faixas. Todos merecemos ,mas nem todos ganhamos! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Por cá... marcações de consultas e exames... ainda não há muito tempo para doentes oncológicos, em alguns hospitais públicos, em certas especialidades, chegavam a demorar anos...
    Parece ser um mal geral... infelizmente!...
    Por vezes há hospitais grandes... mas têm alas ou equipamentos desactivados... também por falta de pessoal...
    Exigem-se médias loucas aos estudantes de medicina de cá... acabando assim por faltar médicos... depois andam-se a contratar médicos reformados... ou médicos formados no estrangeiro... formados com medias muito mais baixas... do que o nível de exigência, para a entrada nas faculdades, de cá...
    Nem dá para entender!...
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog.

Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém, se mantém o direito de não publicar opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O blog, Serra de Minas, poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...