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23 de fevereiro de 2018

Ônibus não aceitam mais dinheiro


Linhas do Terminal Central não aceitam mais dinheiro para pagar tarifa
Desde o dia 17 de fevereiro de 2018, o dinheiro não é mais aceito como forma de pagamento da tarifa, nos ônibus dentro do Terminal Central. A ação faz parte do processo, escalonado, de eliminação total do dinheiro para o pagamento embarcado nos ônibus do sistema público coletivo de Campinas.

O bilhete com o sistema de QR Code (Quick Response Code); Código de Resposta Rápida na sigla em Inglês) busca dar mais segurança para os usuários e os motoristas do transporte urbano do município, durante a operação. Dentro do Terminal Central, em parceria com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), haverá grande ação de venda dos tíquetes com QR Code. Também serviço de orientação aos usuários do transporte.

“Estamos realizando a transição de maneira bem cuidadosa, para minimizar os impactos para a população. Toda mudança causa estranheza no início e demora certo tempo para a compreensão e aceitação. Mas realizamos esse processo de forma bem planejada. Até aguardamos um pouco mais, para que os usuários do transporte público tivessem também a opção de adquirir a passagem pelo celular”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Carlos José Barreiro.

O QR Code é um código de barras bidimensional, impresso em papel, que armazena dados e caracteres. O ticket tem a codificação da tarifa e substitui o pagamento em dinheiro, eliminando a necessidade de o motorista receber pela passagem. O bilhete com o QR Code tem custo de R$ 4,70, o mesmo valor de uma passagem para pagamento em dinheiro. E não proporciona a integração. O bilhete tem validade de 30 dias, contados a partir da data da emissão impressa na passagem. Não há possibilidade de reembolso pela não utilização da passagem.

Onde comprar
Somente no entorno do Terminal Central, além da venda no próprio espaço público, serão mais 16 pontos para a compra do bilhete QR Code. Desse total, cerca de 10 estão num raio de até quatro quadras do terminal.

Os pontos de venda no entorno do terminal são:
·        Banca Lima (Avenida Francisco Glicério, 919);
·        Banca do Miro (Avenida Dr. Campos Sales, 663);
·        Banca Barboza (Rua Cônego Scipião, 157);
·        Casa do Norte (Rua Cônego Scipião, Box 33);
·        Açougue Megacarnes (Praça Marechal Floriano Peixoto, 302);
·        Banca da Alessandra (Rua José Paulino, esquina com Avenida Dr. Moraes Salles);
·        Cantinho do Espeto (Avenida Dr. Campos Sales, 564);
·        Banca Nico (Avenida Francisco Glicério, 601);
·        Café Sabor & Cia (Rua Marechal Deodoro, 58);
·        Banca da Vó (Avenida Senador Saraiva, 444);
·        Farmácia Salles (Av. Dr. Campos Sales, 402);
·        Farmacenter (Avenida Dr. Campos Sales, 312);
·        Banca do Álvaro (Rua Ferreira Penteado, 773);
·        Banca do Vinagre (Rua Costa Aguiar, Box 9, nº 600);
·        A Maranata Livraria Evangélica (Rua Treze de Maio, 130); e
·        VHY Comércio (Rua Ferreira Penteado, 390).
A venda do tíquete QR Code ocorrerá em toda a rede credenciada pela Transurc. São mais de 300 estabelecimentos comerciais, como casas lotéricas, drogarias, padarias, bancas de jornal, mercados, açougues, entre outros. Há pontos em todas as regiões do município.
Também haverá pontos de venda na sede da Transurc (Rua 11 de Agosto, 757, Centro); nos terminais urbanos (Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Dom Pedro, Iguatemi, Itajaí, Mercado I, Mercado II, Ouro Verde, Padre Anchieta, Vida Nova e Vila União); e nas unidades do Poupa Tempo Centro e Campinas Shopping. O bilhete também pode ser adquirido por aplicativo de celular.

                                     Terminal Central
Confira as principais informações sobre o Terminal Central.
•Inauguração: dezembro de 1985; (reinaugurado em maio de 2009).
•Características: principal terminal urbano da cidade, ponto de parada de 32 linhas do sistema de transporte público coletivo do município.
•Usuários atendidos: 70 mil pessoas/dia.
•Endereço: Rua Cônego Scipião, Centro. Telefone: 3231-4748.
•Linhas no Terminal Central:
115; 119; 120; 130; 141; 142; 153; 162; 163; 164; 191; 193; 194; 195; 214; 218; 221; 222; 223; 228; 231; 330; 333; 380; 402; 404; 405; 411; 414; 422; 430; 431; 432; 434; e 435.
Fonte: EMDEC

Um comentário:

  1. Por aqui, também se está cada vez mais, generalizando o uso de cartões, com viagem pré-compradas nos transportes... mas ainda vai havendo uma ou outra pessoa, que ainda vai comprando o bilhete em dinheiro... calculo que com a continuação do tempo, será mesmo uma opção para descontinuar... por um lado... condutores e passageiros, poderão assim estar protegidos de eventuais assaltos... cada vez mais os cartões, para qualquer coisa, vão fazendo parte da nossa vida...
    Abraço
    Ana

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