.


23 de julho de 2018

O lado moçambicano que você não conhece

Quando ouvimos falar do "Continente Africano", precisamos ficar atentos de que país da África estão se referindo. Estou em Moçambique, que é um país africano, um país pobre, até agora não vi nenhuma indústria, fiquei sabendo que tem uma usina de açúcar, somente isso. A moeda é super-desvalorizada perante as demais existentes.

O que nós vemos ao deslocarmos de um lugar para outro é a lenha e o carvão vegetal muito utilizado para cozinhar. Quando entramos em um supermercado nos assustamos com os preços praticados.
Por exemplo, compramos 5 laranjas e uma penca de bananas vamos pagar aproximadamente 100mt, isto equivale a aproximadamente $1,30 ou R$ 5,00. Muito caro para em comparação com o salário, levando-se em conta o que é pago aos funcionários público.

O transporte público é bem dizer inexistente, na cidade de Xai Xai que a capital provincial, fiquei sabendo que existe dois ônibus a circular, o que impera é o transporte por meio de vans e todas elas em péssimas condições de manutenção. Transporta as pessoas como sardinhas em lata, (as sardinhas) pelo menos não sofre porque já estão mortas.

E existe ainda a disputa por passageiros que coloca em risco muitas vidas. Rede de esgoto é raridade. Nos bairros não existe transporte ou coleta de lixo, mesmo no centro da cidade, estou me referindo a Xai Xai, a gente encontra montanhas de lixo. As pessoas pagam por isso e não tem o serviço executado. Aqui todo cidadão paga imposto mesmo não tendo nenhuma renda. Iluminação pública isso nem se fala é coisa bem dizer inexistente. 

Não tem tratamento de esgoto e nas casas, a maioria se usa a 'fossa negra, trazendo sérias consequências para a saúde da população.
A corrupção está em cada repartição pública, começando nas estradas por meio dos policiais rodoviários que cobram propina na 'cara dura. Isso é Moçambique!

2 comentários:

  1. Moçambique... também a braços, com o esplendor da política... correoendo tudo...
    Gostei imenso, do relato, que fez daí, J. Araújo... que nos deu um retrato das verdadeiras condições de vida... que às vezes passam despercebidas, nas rotas mais turísticas...
    Um grande abraço! E votos de uma estadia por aí, o melhor possível... dadas as condições, que descreve...
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Uma lastima amigo o que relata.
    Sabemos que muitos países da Africa vivem abaixo da miséria.
    Ao vivo deve ser bem pior.
    Demorou por lá? Fez mais fotos?
    Abraços

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...